
- 2020 / Drama, Suspense, Crime
- Título original : Los Favoritos de Midas
- Título original : Los Favoritos de Midas
- Direção: Miguel Barros, Mateo Gil
- Elenco: Luis Tosar, Marta Belmonte, Willy Toledo
- Nacionalidade Espanha
- Canal original Netflix

Criado por Mateo Gil e Miguel Barros a partir de uma história de mesmo nome escrita por Jack London – , ‘Midas’s Favorites’ – e publicada no distante ano de 1901.
Jack London escreveu Midas Favorites , antes da primeira guerra mundial, em um mundo em crise permanente, multipolar e com as potencias lutando pelos mercados planetários em equilíbrio precário.
Sempre manteve uma relação complicada com as ideias socialistas e em quase todos os seus romances há uma tensão entre aspirações ao bem coletivo e individualismo que, por outro lado, não deixou de fazer parte da cultura popular nos últimos 100 anos.

Os favoritos de Midas são um grupo estranho, desconhecido e aparentemente criminoso.
Com esse nome assinam cartas e mensagens de texto que chegam ao estimado senhor Genovés, chefe de uma holding de negócios.
Na trama da minissérie ambientada na cidade de Madri, o influente empresário Victor Genovés (Luis Tosar) é chantageado, pedem 50 milhões de euros, podendo ser pagos em confortáveis prestações não inferiores a 5 milhões de euros, de 5 em 5 dias.
Se após esses 5 dias eles não receberem o pagamento, o grupo matará uma pessoa aleatória.

“Caro senhor Genovés, pedimos-lhe que venda as cotas necessárias de sua propriedade até que possa nos entregar 50 milhões de euros. Caso contrário, uma pessoa escolhida ao acaso morrerá”.
A partir de então, Genovés se vê em meio a uma trama de assassinato e perseguições envolvendo a polícia, o grupo que faz as ameaças e pessoas próximas. Cabe a ele decidir se novas pessoas morrerão ou se ele cederá às chantagens e entregará o dinheiro aos criminosos. Afinal, quantas mortes Victor vai conseguirá aguentar?

Composto por seis episódios de uma hora, Midas’s Favorites começa como uma corrida contra o tempo que testa a ética e a moralidade de seu protagonista .
A lei, nas mãos da polícia e de um inspetor veterano interpretado por Willy Toledo, e o amor, nas mãos de um romance inesperado, serão os pontos de apoio de um homem todo-poderoso que, no entanto, tem problemas para enfrentar o enorme desafio colocado em cada cartão.

No final , o favorito de Midas é a história da corrupção de Víctor Genovés, sua assunção do papel que lhe corresponde como membro da elite, à qual não se aplicam as regras que definem as ações dos mortais comuns.
Com seus prós e contras, ‘Midas’s Favorites’ é uma minissérie que o mantém preso durante seus seis episódios .

Primeiro ele atrai o seu interesse com o seu ponto de partida e depois ele sempre sabe dar-lhe algo para querer seguir em frente. No final, você pode até não ter se apaixonado , mas faz refletir sobre : Desigualdade, populismo, corrupção, domínio de grandes corporações, liberdade de imprensa, interesses políticos que se confundem com interesses empresariais, o preço do poder, a desconexão entre as elites e a realidade social do país …