GORGES DU VERDON – PROVENCE – SUL DA FRANÇA
O desfiladeiro de Verdon é um desfiladeiro fluvial localizado na região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, no sudeste da França. Tem cerca de 25 km de extensão e até 700 metros de profundidade.
Foi formado pelo rio Verdon, que deve seu nome por sua cor verde turquesa, uma das características marcantes do local. Chega a incomodar os olhos de tão bonito. Wikipedia

Para ver as Gorges du Verdon (“gorge” significa garganta), duas rotas panorâmicas são possíveis:
Fizemos a que segue passando por Aiguines e seguindo até Trigance, caminho onde é possível passar pela ponte de onde é feito o maior salto de bungee jump da Europa, a ponte d’Artuby.
Saindo de Moustiers-Sainte-Marie, a sinalização indica “Gorges de Verdon” e La Palud-sur-Verdon, opção para seguir pela route des Crêtes e ver o lago de Sainte Croix da estrada panorâmica.
Seguindo na direção do lago de Sainte Croix fica o caminho que passa por Aiguines e vai até Trigance, passando pela ponte.
A segunda que segue até La Palud-sur-Verdon, de onde sai a route des Crêtes

A fama do Grand Canyon du Verdon e a criação de lagos artificiais na década de 1970 levaram a uma atividade essencialmente agrícola voltada para o turismo sazonal (mais de 1,5 milhões de visitantes por ano).
Espaços agrestes, naturais e agrícolas devem mais do que nunca ser preservados porque estão na base da identidade das paisagens e permitem que se mantenham vivas e atrativas, ao mesmo tempo que preservam a qualidade de vida no país.
O território do Parque é, portanto, bonito porque é mantido por homens.
Ele permanecerá atraente para seus habitantes, por um dia ou uma vida inteira, se eles participarem da manutenção de seu equilíbrio.
Ao lado do Parque, municípios, associações, empresas e cidadãos estão comprometidos com um desenvolvimento mais sustentável.
A transformação da economia local em atividade turística dominante, direciona a ação do Parque para recompor o equilíbrio do território.

Neste movimento, o turismo deve ser uma alavanca que possibilite a valorização dos recursos e saberes locais, promovendo o networking de profissionais e construindo uma oferta que respeite o meio ambiente e os ambientes de convivência.

Para atingir estes objetivos, o Parc du Verdon, tal como os restantes parques da região da Provença-Alpes-Côte d’Azur, aderiu à rede europeia de áreas protegidas, aderindo à Carta Europeia para o Turismo Sustentável.
Como continuação desta adesão, os 5 parques da região lançaram em 2012 um processo de apoio aos profissionais voluntários permitindo a sua progressão nos valores do turismo sustentável.
O parque se estende de leste a oeste de Saint-André-les-Alpes a Vinon-sur-Verdon e de norte a sul de Saint-Jurs a Régusse.

Está organizado em torno do Gorges du Verdon e de cinco reservatórios, criados pela EDF (Électricité de France (EDF) é a maior produtora e distribuidora de energia da França, foi fundada em 1946) entre 1946 e 1974 no curso inferior e médio do rio.
Localizado em uma zona intermediária entre a Provença e os Alpes, seu território se beneficia de uma taxa de sol excepcional.
Neste território, a diversidade do património natural responde à grandeza das paisagens. A fauna e a flora aí encontraram abrigo e condições para a sua sobrevivência e desenvolvimento, tornando-se garantidoras de frágeis equilíbrios.

Nos rios e lagos do Verdon, a truta e o lúcio encantam os amantes da pesca. A oliveira, verdadeiro firewall natural, é particularmente mimada aqui.
Lavandins, limoeiros, abetos, carvalhos… adornam os planaltos e florestas do Parque.
Quanto às paisagens, oito unidades diferentes devem ser descobertas no território Verdon.
Além das missões “naturais” de um PNR, o foral do Parque Natural Regional de Verdon está estruturado em torno de três grandes temas: água, atividades agrícolas e turísticas e paisagem e patrimônio natural.

Os Gorges du Verdon ou Desfiladeiros du Verdon com mais de 25 quilômetros de extensão e altura de até 700 metros.
Há dois passeios para se fazer pela região.
Um deles é ir de carro até o Lac Ste-Croix du Verdon, na base náutica chamada de L’Etoile e alugar um barco elétrico, caiaque ou pedalinho para passear pelo cânion e pelo lago.
O outro passeio é seguir a rota panorâmica pelas estradas D952, D955 e D71 que serpenteiam os penhascos por cenários deslumbrantes e de onde é possível fazer trilhas que partem de La Palud-sur-Verdon ou de Point Sublime, visitar algumas aldeias como Castellane e La Palud ou simplesmente curtir o visual dos tantos belvederes como o Balcons de Mescla e Pont de l’Artuby.

As gigantescas falésias de rocha calcária são o resultado da erosão do rio Verdon.
Entre as cidades de Castellane e Moustiers-Sainte-Marie , o maior desfiladeiro da Europa oferece as paisagens mais incrivelmente majestosas.Por milhares de anos, o Rio Verdon esculpiu pacientemente o cânion que você pode ver hoje.

Para aqueles que amam vistas e fotos sensacionais , existem vários lugares para parar: o Point Sublime, o Belvédère de L’Escalés, o Belvédère de Mayreste, o Corniche Sublime, os penhascos dos Cavaliers, a ponte Artuby, os Balcons de la Mescla…

Nenhum caminho na Provença é impenetrável, nem mesmo na região selvagem de Verdon, onde as estradas correm ao longo dos lagos e cruzam os grandes planaltos antes de chegarem aos picos íngremes dos desfiladeiros. No cruzamento do Luberon, do interior do Var e dos Alpes, esta vasta área pré-histórica foi classificada como Parque Natural Regional. Indiscritivel!!!
CHEKOUT: Águas de cor turquesa, provenientes do degelo dos Alpes, com suas margens emolduradas pelas montanhas de calcáreo, isso tudo junto, rio,lago e montanha, nos permite sentir realmente a presença de Deus!!!!!!