Grasse a Capital Mundial do Perfume no Sul da França

Grasse a Capital Mundial do Perfume no Sul da França

Grasse e os 18 vilarejos charmosos que a cercam formam a região chamada de Pays de Grasse, que é coberta por plantações de oliveiras e de flores.

Grasse é uma cidade e comuna francesa, situada nos Alpes Marítimos na Costa Azul. O seu nome de origem imprecisa parece derivar de Podium Grassum. A cidade libertou-se do poder feudal e obteve a sua independência no século X. Os edifícios mais antigos remontam ao século XVII. Wikipédia

Alojada entre os Alpes e o Mar Mediterrâneo, a cidade de Grasse foi erguido em capital do perfume do mundo por quase três séculos.

Suas colinas ao redor para o mar são cobertas campos de flores que oferecem as fragrâncias mais delicadas.

Desde o xvii º  século , a cidade é considerada a capital mundial do perfume 2 . Ela obteve três flores no Concurso de cidades e vilas em flor 3 e foi promovida ”  Cidade da Arte e História 4  “. É também a “  Cidade da Internet 5   – https://fr.wikipedia.org/wiki/Grasse

CENTIFÓLIA – A ROSA DE MAIO

Maio é o momento ideal para descobrir Grasse, pois é o único mês de floração da sua flor emblemática, a Rosa de maio.

O seu perfume é arrebatador, mas efémero. Só dura algumas horas.

Rosa X centifolia, rosa de Provence ou rosa de repolho ou Rose de Mai é uma rosa híbrida desenvolvida pelos criadores de rosas holandeses no período entre o século XVII e o século XIX, possivelmente antes. Wikipedia (inglês)

A rosa de maio é delicada não apenas em seu aroma, mas também no calendário: quando desabrocham  sempre no quinto mês do ano , devem ser colhidas em apenas duas semanas.

As manhãs de colheita começam cedo, pois todo o trabalho precisa terminar antes do pôr do sol, momento em que atingem seu pico olfativo.

Há quatro gerações, a família de Joseph Mul planta flores na região de Grasse, são 70 colhedoras que retiram as flores, uma a uma, à mão.

Todo o processo de plantio é 100% orgânico, sem fertilizantes químicos e segue basicamente o mesmo padrão há mais de 150 anos, quando o bisavô de Joseph Mul adquiriu a fazenda.

É por isso, que é colhida pela manhã bem cedo. Mal desabrocha  e já é destilada à tarde. É impossível reproduzir este aroma  artificialmente. Por isto  que os grandes criadores reservam o precioso segredo em absoluto sigilo.

CHANEL E SEU JASMIM

O local influenciado pela proximidade das montanhas e ofertas de iodo do solo tons únicos para esta flor elegante.

O violeta e jasmim também fazem parte das culturas da região e se apresentam em  grandes perfumarias na cidade.

Jasmin é o ingrediente indispensável para produção do Chanel No 5. Quase toda a produção de fores jasmim de Grasse é comprada pela Chanel para produzir o famoso Chanel No 5.

É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.) encomendou-lhe “um perfume de mulher com cheiro de mulher”.

Quando encontrou Ernest Beaux (Ernest Beaux era um perfumista francês nascido na Rússia e mais conhecido por criar o Chanel No. 5, que talvez seja o perfume mais famoso do mundo.) em Grasse, em 1921, a grande Coco Chanel (Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A..

E como é que lhe vamos chamar? Perguntou Ernest. Coco, ao olhar para a amostra n°5 respondeu: “Vou lançar a minha coleção no dia 5 de maio, 5ª mês do ano. Vou chamá-lo assim e este número 5 vai dar-lhe sorte.”

SUA HISTÓRIA

O PORQUE DAS LUVAS PERFUMADAS

Na Idade Média, Grasse se especializou no curtimento de couro. Depois de curtidos, os couros eram frequentemente exportados para Gênova ou Pisa, com quem Grasse fez uma aliança comercial. Vários séculos dessa intensa atividade testemunharam numerosos avanços técnicos nas indústrias de curtume. Couros Grasse adquiriram uma reputação de alta qualidade. Mas o couro cheira mal, algo que não agradava à nobreza  que já usava luvas para várias ocasiões, inclusive manuseio das peças curtidas.

Foi Galimard, um curtidor de Grasse (Galimard é o primeiro criador / fabricante francês de perfume com sede em Grasse. Fundada em 1747, é a terceira empresa de perfumes mais antiga do mundo. Wikipedia) que teve a ideia de criar luvas de couro perfumadas com “banhos de perfume” (água de rosas e especiarias), segundo o método oriental.

Ele, Galimand, ofereceu um par de sua perfumada invenção para Catherine de Médici (Catarina Maria Romola di Médici filha de Lourenço II de Médici e de Madalena de La-Tour de Auvérnia, foi uma nobre italiana que se tornou rainha consorte da França de 1547 até 1559, como a esposa do rei Henrique II. Wikipédia), que foi imediatamente seduzida e replicou a perfumada ideia.

A partir de então, os curtidores adotaram a ideia do perfume tanto para as peles de couro como para as famosas luvas perfumadas. A novidade logo se espalhou pela corte e por toda a alta sociedade.

Assim, este feito, fez de Grasse a capital mundial do perfume, substituindo Montpellier, cuja Faculdade de Farmácia foi a fonte da criação de pomadas e perfumes. No século XVII, é o auge dos “Glovers Perfumers”, que desenvolvem a “luva frangipane”, “provençal”. Olha a Perfumada Grasse ai gente!!!

INDUSTRIA DO PERFUME

Desde o final do século XVIII Grasse é o centro da indústria de perfumes francesa e é conhecida como a capital mundial do perfume (la capitale mondiale des parfums).

Muitos “narizes” são treinados ou passaram algum tempo em Grasse para distinguir mais de 2.000 tipos de perfume.

Grasse hoje, produz mais de dois terços dos aromas naturais da França (para perfumes e aromas alimentares). Esta indústria fatura mais de 600 milhões de euros por ano.

Na região de Grase, o microclima e sua proteção natural do aroma marítimo, incentivou o desenvolvimento da indústria de perfumes e paralelamente a indústria de cultivo de flores.

Existe uma abundância de água, graças à sua situação nas colinas e à construção do canal de Siagne em 1860 para fins de irrigação.

 A cidade fica a 350 m (1.148,29 pés) acima do nível do mar e a 20 km (12 milhas) da costa (Côte d’Azur).

O jasmim, um ingrediente chave de muitos perfumes, foi trazido ao sul da França pelos mouros no século XVI

Agora, vinte e sete toneladas de jasmim são colhidas em Grasse anualmente. Existem numerosas “perfumarias” antigas em Grasse, como Galimard, Molinard e Fragonard, cada uma com passeios guiados e ainda um museu publico.

PRODUTORES DE PERFUME EM GRASE

Galimard, Molinard E Fragonard.
Três perfumarias, Fragonard, Molinard e Galimard abriram suas portas ao público e oferecem passeios gratuitos que explicam os processos de produção de um perfume. É possível criar o próprio perfume, água de perfume ou água de toilette e participar de todas as etapas da fabricação, desde a colheita de flores até o engarrafamento.

A Galimard Perfumaria, fundada em 1747 por Jean de Galimard, forneceu à Corte Real ungüentos e perfumes. É a terceira empresa de perfumes mais antiga do mundo, depois de Farina gegenüber e Floris, de Londres, e foi ressuscitada após a guerra por Gaston de Fontmichel e Joseph Roux.

A Molinard foi fundada em 1849 e seus frascos de perfume eram feitos de cristal de Baccarat e vidro Lalique. Os clientes podem criar seu próprio perfume personalizado durante o workshop do curso de fragrâncias Tarinology.

A Fragonard Perfumaria foi fundada em 1926 em uma das mais antigas fábricas da cidade. Seu museu Fragonard Musée du Parfum exibe objetos raros que explicam a história da perfumaria, cobrindo 5.000 anos. Foi Eugène Fuchs que abriu, em 1926, a famosa perfumaria Fragonard e não Jean-Honoré Fragonard. Na verdade, este era pintor (A Aldrava é dele). Não tem nada a ver.

Fuchs quis prestar homenagem ao artista de Grasse e, através dele, à cidade que o acolheu e à sua família. A história não diz se Fragonard tinha bom nariz, mas o desenrolar da história nos mostra ótimos aromas….

CRIE SEU PRÓPRIO PERFUME EM GRASSE COM FRAGONARD – O workshop Aprendiz de Perfumista, com duração de 1 hora e meia, é dirigido por um perfumista da histórica fábrica de Grasse.

Vale a pena marcar… Olhem o  programa do workshop:

  • • História da perfumaria, origem das matérias-primas.
  • • Descoberta das matérias-primas e essências no órgão do perfumista.
  • • Explicação da pirâmide olfativa: notas de topo, notas médias e notas de base.
  • • Despertar seus sentidos e sua memória olfativa
  • • Personalizar sua Eau de Cologne com as 9 essências disponíveis.

No final do workshop sairá com a sua criação num elegante frasco personalizado de 100 ml, um diploma assinado pelo professor e o seu avental de aprendiz impresso –Fragonard –  Uma experiencia incrível.

Para fazer este curso precisa reservar com antecedência – inclui uma visita guiada à histórica fábrica e custa € 69 por pessoa.

CURIOSIDADES

Sabia que pelas ruas de Grasse existem vaporizadores que vão deixando as ruas perfumadas.

Cada rua tem uma fragrância diferente. Eles escolhem uma fragrância por mês.

E assim o lugar vai mudando seu perfume! Observe abaixo os vaporizadores, atravessando pelo alto as ruas….

MUSEU INTERNACIONAL DO PERFUME

Único, o International Perfume Museum é o primeiro estabelecimento público dedicado à proteção e promoção do patrimônio mundial de cheiros, aromas e fragrâncias, o museu traça a evolução das técnicas e os 4.000 anos de história do perfume para os quais Grasse contribuiu amplamente.

Foi renovado e ampliado (duplicando a área) entre 2007 e 2008.

Não precisa nem falar que a visita é item obrigatório, estando na cidade né?

Um lugar vivo da memória, o Museu Internacional do Perfume aborda a história do perfume sob seus vários aspectos: matérias-primas, fabricação, indústria, inovação, comércio, design, marketing e usos.

O perfume também é expresso através de objetos fabulosos de cinco continentes, como obras de arte, têxteis, testemunhas arqueológicas …

O Museu Internacional do Perfume também é um ousado projeto arquitetônico de Frédéric Jung, construído em torno de uma muralha do século XIV e da mansão Pontevès, ou seja, 3.500 m2 com jardins e terraços em um cenário paisagístico excepcional e acima de tudo…. um cenário aromático!.

Para descobrir sua história, a dica é visitar o Museu Internacional do Perfume. Isso explica como o século XVII, para mascarar odores desagradáveis ​​de couro, fabricante de luvas decidiu adicionar aromas delicados ao produto.

Outras anedotas e o desenvolvimento técnico são apresentados neste perfumado santuário. Vários cartazes, fotos, equipamentos, estão expostos para ilustração da história. As primeiras técnicas perfumadas da era industrial.

ALDEIA MEDIEVAL

O caráter autêntico das aldeias do Pays de Grasse, típicos  da região e que fazem o charme da Côte d’Azur, são expressivas marcas que se observa na aldeia.

Acompanhando o serpentiar do Rio Siagne, você apreciará as muitas riquezas e patrimônios das aldeias medievais, o Pays de Grasse que é uma mistura inteligente de serenidade e paz de espírito. Magníficas casas antigas de pedra, atravesse imensos vales, descubra o patrimônio local, saboreie especialidades e flores…. muitas flores….

PASSEIO PELO CENTRO

Para se apaixonar. Grasse é uma cidade com características medievais e nada melhor do que se perder por suas ruelas, foi o que fizemos. Seu centro é repleto de construções históricas, com arquiteturas que datam de diversas épocas.

Que passeio bonito, nós nos perdemos entre as casas antigas, chafarizes e os hotéis dos séculos XVII e XVIII, visitamos a catedral e o palácio do bispo, construções estas do século XIII.

CATEDRAL DE NOTRE DAME DU PUY

A catedral data de meados do século XIII (transferência do bispado em 1244). Sua arquitetura é influenciada pela Ligúria e Lombardia (planta, decoração e abóbada).

A fachada principal é simples e discreta. Reflete o layout interior:

uma nave central elevada e dois corredores.

O portal central se torna o único acesso. A fachada é marcada por uma escada de voo duplo. O portal é encimado por uma estátua da Virgem. As portas de nogueira são esculpidas por dois marceneiros de Grasse: Deschamps e Raybaud.

A catedral de Grasse abriga muitas obras de arte, algumas classificadas como Monumentos Históricos: “Saint-Honorat, Saint Clément e Saint Lambert”, retábulo atribuído à escola de Louis Brea, “Coroa de espinhos”, “Santa Helena e a exaltação” da Santa Cruz “e” A ereção da cruz “são obras atribuídas a Peter-Paul Rubens ou à sua escola.

A “lavagem dos pés” de Jean-Honoré Fragonard de 1754 é uma das raras obras religiosas do artista de Grasse.

A cruz monumental na nave é uma cruz missionária de 1830 e para serenar os ouvidos, os grandes órgãos são datados de 1855 tendo sido fabricados  pelo construtor de órgãos de Toulouse Jungk.  

Grasse e sua literatura

A influência de Grasse sobre o mundo do perfume é tal que transbordou para o mundo literário. A cidade é o palco principal do romance de Patrick Süskind: “O Perfume”. Esse autor, daquele que se tornou o livro mais famoso sobre intoxicação olfativa, pode ter se inspirado na época em que estudava história medieval na Provença.

O romance conta a história de Jean-Baptiste Grenouille. Abandonado ao nascer, ele leva uma vida pobre e difícil. Para sobreviver, ele tem que realizar tarefas desagradáveis ​​e recorrer a ser tratado como menos do que nada.

No entanto, Grenouille descobre que tem um dom fora do comum: o nariz. Ele é capaz de dominar perfeitamente o olfato e usa seu talento para criar um perfume que finalmente lhe dará o que ele queria há muito tempo, o amor universal.

Grande parte da história se passa em Grasse, onde Grenouille é um perfumista aprendiz. O romance fez tanto sucesso que foi adaptado para o cinema.

CHEKOUT

Apesar de não estar no litoral, a cidade de Grasse faz parte da famosa região turística da Côte d’Azur, na França. … As rosas, os jasmins, os lírios e as outras tantas flores que crescem em Grasse alimentam a indústria da perfumaria desde o século XVI e inspiraram perfumes famosos de marcas como Chanel, Dior e Givenchy, como deixar de fora do seu roteiro essa  cidade perfumada, eu que amo um perfume e adoro minha casa perfumada imagine uma cidade inteira perfumada, não poderia deixar de fora do nosso roteiro.

Vale reforçar que em várias ruas, se encontram aspersores que exalam o aroma perfumado durante todo o dia… um espetáculo a parte.

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo