ROTEIRO PELA CÔTE D’AZUR – RIVIERA FRANCESA NO SUL DA FRANÇA
A Costa Azul é parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo correspondente à região de Provença-Alpes-Costa Azul até à fronteira com a Itália. Também chamada de Riviera Francesa, esta região é considerada uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo. Wikipédia
Poucos destinos reúnem em tão curta distância cidades e vilas que se tornaram lendárias em todo o mundo. Nice, Cannes, Antibes, Grasse, Saint-Tropez, Mônaco e tantos outros, entre o mar e a montanha, constituem o caráter único da Côte d’Azur: uma mistura harmoniosa de cultura, arte, prazeres festivos em um ambiente excepcional cenário natural.
Culturais, artísticos ou desportivos… a Côte d’Azur vibra durante todo o ano com eventos e festivais, de Cannes a Nice, e da Croisette à Promenade des Anglais. Apenas o cenário se mantém inalterado: aldeias de cores vivas, palmeiras de sombra ampla onde se pode fazer uma pausa e aquele azul, tão característico, que inspirou Matisse e Chagall, a perder de vista…

(Veja nosso roteiro completo pela Sul da França aqui)
1 – CASSIS

A vila de Cassis está situada em uma encosta íngreme com vinhedos e casas em tons pastéis que descem até um porto à beira-mar repleto de moradias, lojas e restaurantes mais multifacetados com 8.000 habitantes.
A área onde Cassis está agora foi ocupada pela primeira vez entre 500 e 600 aC por pessoas da Ligúria, uma região do noroeste da Itália, que construíram uma habitação fortificada no topo de Baou Redon.
Essas pessoas viviam da pesca, caça e agricultura. (Continue lendo aqui a postagem completa.)
2 – Marselha

A alma do povo francês está lá, e em peso, mas certas áreas de Marselha são capazes de nos transportar a lugares perdidos da África e do Oriente Médio. Além disso, é fácil notar também a influência dos italianos, que migraram para a região no final do século 19 (aliás, a pizza marselhesa é muito recomendada). ( VEJA O ROTEIRO COMPLETO DE MARSELHA AQUI)
3. Antibes

Com praias incríveis e um cenário de tirar o fôlego, Antibes é uma das cidades mais visitadas do sul da França.
Localizada a apenas 12 km de distância de Cannes o destino conta com muralhas, ruelas estreitas, casinhas de pedra e muitas flores compondo seu cenário.
Ali também está localizado o Museu de Picasso, situado em um pequeno castelo que já serviu de moradia para o próprio artista. (Continue lendo a postagem completa aqui)
4. Saint-Tropez
Saint-Tropez está entre uma das mais concorridas cidades da Riviera Francesa. O seu centrinho mantém um ar histórico, com becos, ruas estreitas e charmosos cafés. O lugar também é bastante visitado por celebridades e a praia mais frequentada por eles normalmente é a Nikki Beach.

A Praia Pampelonne é uma das mais famosas e concorridas da cidade. A cidade é também a principal escolha entre os turistas mais jovens já que conta com várias baladas e casas noturnas.
O cinema fez do pequeno porto pesqueiro de Saint-Tropez um lugar mítico e mundialmente famoso!
Esta é a terra sagrada do cinema! Descendo as colinas suntuosas de Gassin e Ramatuelle, o pequeno porto pesqueiro de Saint-Tropez se revela e o encanto faz seu trabalho … Aqui, tudo parece saído de um filme – a pedra, os barcos e as pessoas irradiam cor. Comece seu passeio ao longo do antigo porto com sua impressionante armada de iates, veleiros e barcos de pesca, antes de seguir para a cidade velha e suas ruas estreitas e coloridas. Olhe para baixo da cidadela e tenha uma vista desobstruída de Saint-Tropez e das águas azul-turquesa do Mediterrâneo. (Continue lendo a postagem completa aqui)
5. Cannes
Cannes é uma das mais conhecidas cidades da Costa Azul. Famosa por sediar o segundo maior festival de cinema do mundo, o destino é puro glamour, luxo e badalação.

E diferente de muitas praias do litoral francês, para dar um mergulho na famosa praia de Croisette vai ser preciso desembolsar um dinheirinho, viu?
O Boulevard de la Croisette, ao longo da costa, está repleto de praias, butiques de luxo e hotéis palacianos.
Também abriga o Palais des Festivals et des Congrès, um edifício moderno, com tapete vermelho e a Allée des Stars – calçada da fama de Cannes. (Continue lendo o post completo aqui.)
6. Villefranche-sur-mer

É aqui que está localizada a casa mais cara do mundo. E foi justamente por causa disso que a cidade ganhou fama inicialmente.
É claro que num cenário tão impressionante, a casa não é o único motivo pelo qual os viajantes visitam o lugar.
Também é por ali que está situada a famosa Praia Marinières, considerada uma das mais bonitas da Riviera Francesa. (Continue lendo a post completo aqui.)
7. Èze
A cidade de Èze tem uma das mais belas vistas do Mar Mediterrâneo. Entre os becos, ruas e ladeiras você vai encontrar restaurantes e mirantes com vistas deslumbrantes para o mar.

No alto da vila você também vai encontrar a Igreja de Èze, além de uma perfumaria que é famosa na região.
Foi pelas ruas da cidade que Nietzsche, um famoso filósofo alemão escreveu uma de suas mais famosas obras.
Quem sabe o lugar não te inspire de alguma forma também? (Continue lendo o post completo aqui.)
8. Mônaco
Mônaco é uma cidade-estado, o que significa que o país é um destino independente do resto da França em alguns quesitos.

Também situado na região da Riviera Francesa, o lugar é famoso pela Fórmula 1, que ocorre nas ruas de Mônaco e também pelos luxuosos cassinos de Monte Carlo.
O país definitivamente não é o mais barato, mas vale a pena incluí-lo no seu roteiro pelo menos para apreciar um pouco da vista exuberante do lugar. (Leia o post completo aqui.)
9 . Nice e Promenade des Anglais
Há tantos lugares para visitar em Nice, mas se existe um lugar que o pode mergulhar no glamour dos anos 30, é a famosa Promenade des Anglais. Oferecendo uma vista única da Baie des Anges, a Promenade des Anglais com suas lendárias cadeiras azuis, está repleta de palmeiras que sombream os resplandecentes hotéis de luxo em Nice – por exemplo, o Negresco ou o Palais de la Méditerranée.

Nice, capital do departamento dos Alpes Marítimos, na Riviera Francesa, está localizada na praia de seixos da Baie des Anges.
Fundada pelos gregos e depois transformada em retiro da elite europeia do século XIX, a cidade atrai artistas há muito tempo.
Henri Matisse, seu antigo morador, é homenageado com uma coleção de pinturas que abrange toda a sua carreira no Museu Matisse.
O Museu Marc Chagall exibe algumas das principais obras religiosas do artista homônimo.
Para quem gosta de arte e cultura, a cidade também é um prato cheio. Considerada como a capital cultural da Costa Azul, a região reúne diversos museus com variados patrimônios artísticos. (leia no post completo aqui)
Referência: https://cotedazurfrance.fr/