Praia do Espelho em Trancoso: Umas das mais belas do Brasil.

Praia do Espelho em Trancoso: Umas das mais belas do Brasil.

Praia do Espelho em Trancoso: Umas das mais belas do Brasil.

Praia do Espelho é o destino dos sonhos para quem busca relaxar diante do mar da Bahia. A Praia do Espelho tem como marca suas águas claras cercadas por falésias brancas e avermelhadas o verde das matas, o azul do céu e as águas cristalinas. 

Uma das melhores praias do Brasil, esse paraíso cada dia mais deixa de ser uma simples praia para curtir durante um dia e se transforma em um fantástico destino de férias.

Fica localizada dentro do povoado de Curuípe, um lugarejo pequeno e charmoso, com estilo Vila de Pescadores.

 É realmente um cenário surpreendente.

Ficamos impressionados com o jogo de marés, que proporciona diferentes paisagens conforme o dia vai passando.

Durante a maré alta, o que chama a atenção é o contraste das enormes falésias com o mar.

Já durante a maré baixa, piscinas naturais se formam entre os corais (daí a origem do nome), proporcionando um espetáculo inesquecível.

História da Praia do Espelho

Praia do Espelho é um apelido para a Praia do Curuípe, situada no distrito de Caraíva, no município de Porto Seguro ao Sul da Bahia. O apelido surgiu devido ao efeito causado pelos reflexos do Sol nas piscinas naturais quando avistadas do mar.

Na maré baixa, é possível apreciar toda a vida marinha do local. Eleita em 2009 pelo Guia Quatro Rodas como a terceira praia mais bonita do Brasil, Espelho é exemplo de preservação.

Distante 110 quilômetros do agito de Porto Seguro, a praia reúne em um só cenário areia branca e fofa, água cristalina e morna, arrecifes de corais, coqueiros e falésias avermelhadas.

Segundo dados históricos ela foi o primeiro local a ser visto pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral em 1500, quando descobriu o Brasil.

Contudo, a sua  história como povoado que conhecemos hoje começa em 1535 com a fundação de Porto Seguro, um município brasileiro que fica ao sul da Bahia.

No entanto, segundo dados da história local, desde o ano 1000 já havia moradores no local, as tribos indígenas Tapuias.

Estas tribos foram expulsas da região pelas tribos tupis vindas da Amazônia que permaneceram no lugar até a chegada dos portugueses em 1500.

Ou seja, este lugar, além de belo, e ter o efeito de espelho é também o berço da história de nosso país.

Como chegar à Praia do Espelho

Você poderá chegar à Praia do Espelho de carro, ônibus, quadriciclo, lancha e, com um pouco mais de pique, até mesmo a pé! A maneira mais rápida de chegar ao Espelho é o percurso de lancha, porém o carro permite liberdade de horário e você poderá conhecer outras praias na região. O ônibus é uma boa pedida especialmente no retorno de quem vai à Praia do Espelho a pé e, certamente, a maneira mais econômica de chegar ao lugar.

Para quem está em Trancoso e pretende ir à Praia do Espelho de carro, que foi a opção que escolhemos, basta seguir por 18 km pela BA-283 (Estrada de Trancoso) e entrar na placa indicativa para a Praia do Espelho (Curuípe). A partir desse ponto, serão mais 5 km em estrada de terra até a Praia do Espelho.

Para quem está de quadriciclo, o caminho pode ser um pouco mais curto, passando pelas estradas de areia próximas à Praia da Barra do Rio dos Frades. Nesse caso, é recomendável fazer um passeio com guia.

Estacionamento: a praia possui alguns estacionamentos tanto em propriedade privadas, pousadas, quanto quase à beira-mar; todos têm o custo de R$ 20, recomendo estacionar na Pousada Recanto do Espelho.

DICAS IMPORTANTES:

  1. Consulte a tábua das marés:  A Praia do Espelho não é a mesma na maré alta e na maré baixa. Na maré alta, ainda é muito bonita, mas não é mesma de quando a maré está baixa, quando se formam as piscinas naturais e os contrastes na água entre o mar e os corais. Consulte a tábua das marés para que sua visita ou estadia coincida com os períodos de maré baixa, nos períodos de lua cheia ou lua nova, por exemplo.
  • Momento exato para ver o espelho de água: O melhor momento para ver esse espelho de água é no momento exato em que a maré não está subindo nem descendo, ou seja, naquela hora indicada na tábua das marés que corresponde a maré mais baixa.

Tirar fotos da areia para o mar pode ser bonito, mas do mar para a faixa de areia pode ser ainda mais interessante.

  • As caminhadas para praias vizinhas (Setiquara, Praia do Outeiro, Jacumã e Rio dos Frades) são recomendáveis quando a maré está baixa. Têm vários mirantes acima as falésias

 Mirante da Praia do Espelho

Não deixe de ir ao mirante, o visual é incrível, especialmente na maré baixa, quando é possível ver as nuances do mar, com cores entre azul e verde.

É possível subir ao topo das falésias pela escadaria do Condomínio do Outeiro e um pouco mais adiante, rumo à Praia do Outeiro. Ambos são lindos!

 Subindo até o mirante do Condomínio Outeiro das Brisas, é possível ter uma visão privilegiada do local. O espaço fica localizado antes da portaria de acesso.

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo