Praia de Itapororoca: Os Encantos deste paraíso escondido em Trancoso.

Seu nome vem do Tupi e quer dizer pedra estrondeante fazendo referência a um trecho da praia onde as ondas quebram numa pedra provocando um som peculiar.
Sua paisagem possui arrecifes, que na maré baixa formam piscinas naturais de águas quentes, onde pode-se admirar muitas espécies de peixes multicoloridos. Ideal para mergulho.
Os passeios à cavalo ou bicicleta na maré baixa (por 6 km rumo sul) chega-se ao Rio dos Frades, onde Pero Vaz de Caminha desembarcou, ali escrevendo a Carta do Descobrimento do Brasil.
Com águas verdes e ondas bem fortes, a Praia de Itapororoca na Bahia é indicada para os apaixonados pelo surfe. Os adeptos do surfe conseguem aproveitar até mesmo durante a estação mais fria do ano.

Durante a maré baixa, as águas ficam bem mais calmas e dão origem a um cenário imperdível na Praia de Itapororoca.
Isso porque você pode se deparar com fantásticas piscinas naturais, que se tornam verdadeiros aquários contando com peixes de inúmeras tonalidades, tamanhos e espécies.
Portanto, você encara uma imensa diversidade de vida subaquática. Neste período, o ideal é ter muito tempo e disposição para mergulhar, se refrescar na água salgada e se deslumbrar. Afinal, esse é um espetáculo produzido pela natureza ao alcance dos seus olhos!
Se gosta de praias sossegadas, com vegetação intocada e mar calminho repleto de piscinas naturais, vai certamente adorar a Praia de Itapororoca, uma das praias mais tranquilas perto do centro de Trancoso.



Portanto, esteja ciente que a Praia de Itapororoca é uma alternativa para quem está procurando algo único. E está obstinado em se afastar das multidões e do agito de outras praias de Trancoso. Pelo menos, você não terá dificuldade em achar o caminho e, embora seja demorada, o trajeto a pé permite contato sensacional com o ambiente.



Com espaço suficiente para cada um ficar na sua, Itapororoca encanta os visitantes pelo contraste do verde das árvores com o azul do mar.

Cercada por mansões e condomínios de luxo, a Praia de Itapororoca, à primeira vista, não parece ser muito receptiva aos turistas.
Encontrar a passagem para pedestres à beira da estrada ou um lugar para estacionar o carro não é tarefa fácil.
Não se abale! Insista na tarefa de chegar à areia, afinal, todas as praias são públicas! Ultrapassada a barreira de acesso, você encontrará uma faixa de areia maravilhosa, com mar calmo, corais, piscinas naturais, coqueiros e amendoeiras para se proteger do sol.
Como chegar à Praia de Itapororoca

A Praia de Itapororoca está localizada entre a Praia do Rio Verde e a Praia de Patimirim. O acesso pode ser tanto pela estrada — de carro ou quadriciclo — quanto pela faixa de areia.
Para quem vai pela estrada, é preciso atenção para não perder a estreita passagem de pedestres que leva à faixa de areia, localizada próximo ao hotel Fasano.
Uma cancela “limita” o acesso dos carros, mas ela não é uma cancela oficial e está na estrada apenas para intimidar os turistas.
Basta parar o carro e pedir para passar que ela será aberta, até porque a via é pública, assim como o acesso à praia. Para quem vai a pé, basta caminhar a partir da Praia do Rio Verde ou da Praia de Patimirim, as duas com acesso à Praia de Itapororoca.