A Antuérpia é uma cidade portuária às margens do rio Escalda, na Bélgica, com uma história que data da Idade Média.
Em seu centro, o centenário Diamantkwartier é ocupado por milhares de comerciantes, lapidadores e polidores de diamantes. A arquitetura flamenga renascentista da Antuérpia é evidenciada pelo Grote Markt, uma praça central da cidade velha.
Na Rubenshuis, do século XVII, salas de época exibem a obra do pintor barroco flamengo Peter Paul Rubens.

A cidade fica localizada às margens do Rio Escalda e é ligada ao Mar do Norte pelo estuário Westerschelde. O Porto de Antuérpia é um dos maiores e mais importantes do mundo. A cidade também sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1920.
Como Chegar: Saímos de Bruxelas a caminho de Roterdão e a 55Km, fizemos uma parada para conhecer Antuérpia… Na estrada de Bruxelas até Antuérpia não mais do que 1 hora… Belo caminho, ótima estrada. Veja o roteiro completo:


GROTE MARKT

Grote Markt da Antuérpia, na Bélgica, é uma praça situada no coração do bairro antigo da cidade.
Na praça está a extravagante prefeitura, vários salões elaborados do século XVI, muitos restaurantes e cafés.
O Grote Markt ainda parece muito histórico, embora a fonte de Brabo, bem como a prefeitura, são originais, mas as casas da guilda são, em sua maioria, belas e bem-sucedidas reconstruções do século 19 e 20 com base nas pinturas do antigo Grote Markt.
Grande parte do patrimônio histórico, infelizmente, foi perdido em um incêndio mas, felizmente, ainda existem alguns edifícios autênticos dos séculos 16 e 17 no meio.


Em torno desta praça de formato irregular estão as orgulhosas casas das corporações dos séculos 16 e 17, com escadarias altas, frontões ondulados e estátuas douradas.
Algumas delas são reconstruções, já que grande parte do Grote Markt foi destruída por um incêndio iniciado por soldados espanhóis amotinados em 1576.
É um ambiente agradável com as muitas esplanadas, cafés e restaurantes.
O café mais famoso da cidade e, um dos mais antigos, é sem dúvida o ‘Den Engel’, um autêntico pub acolhedor e uma instituição da cultura da Antuérpia.
Prefeitura
A prefeitura é um edifício renascentista, projetado pelo arquiteto Cornelis Floris De Vriendt. Foi construída entre 1561 e 1564.
Nesta secção intermédia estão incorporados 3 brasões: à esquerda o do Duque de Brabante, a meio o do rei espanhol Filipe II e à direita o do Margrave de Antuérpia.
O último brasão mostra uma águia.
Acima dos três brasões, encontra-se um nicho com uma estátua da Virgem Maria.
No entanto, isso nem sempre esteve lá.
Originalmente havia uma estátua de Brabante, mas devido à Contra-Reforma, ela foi substituída por uma estátua mais cristã de Maria.

As casas da guilda

As casas da guilda no mercado completam a imagem de uma histórica praça do mercado.
No entanto, nem todos os edifícios são originais por causa de um incêndio que assolou a cidade. Apenas os números 24, 38 e 40 são casas autênticas dos séculos XVI e XVII.
As reconstruções das outras casas foram realizadas durante os séculos XIX e XX com base em pinturas antigas do mercado antigo.
O conjunto é muito bem-sucedido e dá a impressão de uma praça de mercado histórica completamente autêntica.
O maior e ainda original edifício no Grote Markt em Antuérpia é propriedade da Espanha datado de 1580.

As imagens nas casas da guilda eram relacionadas à própria guilda e eram uma expressão do status, poder e riqueza da guilda.
Mas, afinal de contas o que são casas de Guilda????
Resp.: Corporações de ofício, guildas ou mesteirais eram associações que surgiram na Idade Média, a partir do século XII, para regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal nas cidades.
A fonte do Brabo
Esta bela escultura de 1887 está localizada no meio do Grote Markt de Antuérpia. Foi desenhado pelo renomado artista Jef Lambeaux.

A estátua é inspirada na lenda do século 16, na qual o herói romano Silvius Brabo enfrenta o gigante Druoon Antigoon, que cobra um pedágio de qualquer um que navegue no Rio Scheldt
(O rio Escalda em neerlandês: Schelde;
em francês: Escaut,
possui 350 km de extensão.
Nasce no norte da França, entra na Bélgica e próximo de Antuérpia …)
Brabo derrota o gigante e corta sua mão, após o corte, ele a joga no scheldt, assim como o gigante Druoon cortou a mão de suas vítimas que não podiam pagar o pedágio. De acordo com esta lenda, o nome Antuérpia veio do lançamento de mãos.

ORIGEM DO NOME: A LENDA DO GIGANTE
Uma das principais curiosidades de Antuérpia é justamente o nome da cidade. Segundo a lenda, um gigante chamado Druon Antigoon, apossou-se do castelo às margens do Rio Scheldt (Escalda) e cobrava pedágio de quem tentasse atravessar o rio.

Quando as pessoas não podiam pagar, ele cortava as mãos delas e jogava no rio. Silvius Brabo, um soldado romano mítico (Silvius Brabo), tornou-se um herói da cidade quando desafiou o gigante. Assim como o gigante fazia com suas vítimas, Brabo também cortou as mãos dele e as jogou no rio.
Esta lenda é a origem do nome Antuérpia: Hand Werpen ( =mãos arremessadas, em holandês), que mais tarde foi modificado para Antwerpen, que significa Antuérpia em holandês.
Para quem passa, apenas uma escultura… Mas veja a história acima…. Muito interessante!!!
A Historia de Nello E Pastrasche.
Na Bélgica do século 19, um menino chamado Nello se torna órfão aos dois anos de idade, quando sua mãe morre nas Ardenas . Seu avô, Jehan Daas, que morava em uma pequena vila perto da cidade de Antuérpia, o acolhe.

Um dia, Nello e Jehan Daas encontram um cachorro que quase foi espancado até a morte e o chama de “Patrasche”.
Com o cuidado de Jehan Daas, o cão recupera a saúde e, a partir daí, Nello e Patrasche são inseparáveis.
Por serem muito pobres, Nello tem que ajudar seu avô com a venda de leite, porque o senhorio não identificado e corrupto exige deles o dinheiro do aluguel.
Patrasche ajuda Nello a puxar o carrinho para a cidade todas as manhãs.
Nello se apaixona por Aloise, filha de Nicholas Cogez, um homem abastado da aldeia, mas Nicholas não quer que sua filha tenha um pobre namorado.
Apesar de Nello ser analfabeto, ele é muito talentoso no desenho.
Ele entra em um concurso de desenho júnior em Antuérpia, na esperança de ganhar o primeiro prêmio, 200 francos por ano; no entanto, o júri seleciona outra pessoa.

Posteriormente, ocorreu um incêndio na propriedade de Nicholas.
O proprietário disse que Nello foi o responsável pelo incêndio, para transferir a culpa de sua negligência, enquanto Nicholas diz a Nello para ficar longe de Aloise. Mais tarde, o avô Jehan morre e o proprietário despeja Nello e Patrasche; a vida se torna desesperadora.

Não tendo nenhum lugar para ficar, Nello deseja ir para a catedral de Antuérpia , para ver Rubens ‘ A elevação da Cruz e The Descent da Cruz – mas a exposição na catedral é apenas para clientes pagantes, e ele está sem dinheiro.
Na noite de véspera de Natal, o menino e seu cachorro vão para Antuérpia e, por acaso, encontram a porta da igreja aberta.
Na manhã seguinte, Nello e Patrasche são encontrados congelados; a morte em frente ao atrium da igreja.
O romance compartilha uma notável notabilidade no Reino Unido e nos Estados Unidos e é extremamente popular no Japão , Coréia e Filipinas a ponto de ser visto como um clássico infantil. Inspirou adaptações para filmes, incluindo a série animada de TV Dog of Flanders, de 1975, que atingiu um público de 30 milhões de telespectadores em sua primeira transmissão.
Na Bélgica , a história é mais obscura. Somente em 1987 recebeu uma tradução holandesa; isso aconteceu depois que o conto foi adaptado para a história da popular série de quadrinhos Suske en Wiske .
Desde então, monumentos foram erguidos em homenagem a Nello e Patrasche para agradar aos turistas.

ESTAÇÃO DE TREM DE ANTUÉRPIA
A estação é amplamente considerada como o melhor exemplo de arquitetura ferroviária na Bélgica, embora o extraordinário ecletismo das influências no design de Delacenserie tenha levado a uma dificuldade em atribuí-la a um estilo arquitetônico particular.

No romance Austerlitz de WG Sebald , uma capacidade de apreciar toda a gama de estilos que podem ter influenciado Delacenserie é usada para ilustrar o brilhantismo do historiador da arquitetura ficcional que é o protagonista do romance .
Devido à vasta cúpula acima da sala de espera, o edifício tornou-se coloquialmente conhecido como “spoorwegkathedraal” (“catedral da ferrovia”).
Em 2009, a revista americana Newsweek julgou Antwerpen-Centraal a quarta maior estação ferroviária do mundo.
Em 2014, a revista anglo-americana Mashable concedeu à Antwerpen-Centraal o primeiro lugar para a estação ferroviária mais bonita do mundo.


Difícil dizer qual é a parte mais marcante da belíssima estação central de Antuérpia.
O hall de entrada, completado em 1905, é enfeitado com mais de 20 tipos de mármore e pedras e é iluminado por luz natural durante o dia graças ás suas belas janelas arqueadas.
Ai foram gravados o filme Antwerp Central e flash mob com uns 200 dançarinos no ano de 2009.
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE ANTUÉRPIA
A Catedral de Nossa Senhora ( holandês : Onze-Lieve-Vrouwekathedraal ) é uma catedral católica romana na Antuérpia , na Bélgica .

A Sé de hoje da Diocese de Antuérpia começou em 1352 e, embora a primeira fase de construção tenha terminado em 1521, ela nunca foi ‘concluída’.
Em estilo gótico , seus arquitetos foram Jan e Pieter Appelmans .
Contém uma série de obras importantes do pintor barroco Peter Paul Rubens , bem como pinturas de artistas como Otto van Veen , Jacob de Backere Marten de Vos .
O campanário da catedral, está incluído na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO .
Três vitrais na Catedral de Nossa Senhora, Antuérpia. Da esquerda para a direita: Our Lady of Stekske, de Stalins & Janssens, 1878; Santa Ursula e São Gaspar, de E. Didron, 1873; e Dedicação da estátua de Nossa Senhora de Lourdes pelo arcebispo Deschamps, por Stalins & Janssens, 1885


Infelizmente, pouco do interior original foi preservado.
Durante a iconoclastia do século 16, os calvinistas destruíram vitrais, estátuas, relíquias, tumbas e dezenas de altares.
Apenas alguns afrescos e uma estátua de mármore da Madonna do século XIV permanecem do mobiliário original.
A igreja foi várias vezes remodelada, o que torna a catedral tão especial: incorpora elementos do período gótico, barroco, rococó, renascentista e neo-gótico.
A catedral contém quatro obras do pintor mundialmente famoso Peter Paul Rubens :
dois trípticos (“A descida da cruz” de 1612 e “O levantamento da cruz” de 1609-1610) e as pinturas “A ascensão de Maria” de 1626 e “A ressurreição de Cristo. ‘de 1612.
Os vitrais com imagens religiosas são muito imponentes, assim como as decorações do altar.
A pintura “A Morte de Maria”, de Abraham Matthyssens, está pendurada no altar principal.

Porto de Antuérpia.
O Porto de Antuérpia localizado em Flandres, Bélgica, é um porto no coração da Europa acessível a diversos tipos de embarcações.

É o segundo maior porto da Europa em tamanho, perdendo apenas para o porto de Roterdã.
O impressionante projeto de construção de Zaha Hadid combina passado e futuro.
Outrora utilizado como quartel de bombeiros, a parte inferior do edifício forma, juntamente com um anexo impressionante e moderno em forma de diamante cintilante, a extensão do edifício da histórica Casa do Porto.
O projeto é uma referência a uma torre que foi originalmente planejada para o edifício hanseático e deveria ser adicionada como um grande marco que poderia ser visto a quilômetros de distância.
O que não aconteceu na época agora se concretiza na extensão.
O seu efeito, lapidado, é uma referência à Antuérpia como a “cidade dos diamantes” e a sua forma semelhante ao casco de um navio simboliza o comércio marítimo no porto de Antuérpia.


Tão importante para o projeto e crucial para a decisão de uma extensão vertical foi a interpretação das quatro fachadas do antigo corpo de bombeiros como bases de suporte iguais.
O novo edifício parece flutuar acima do antigo, e a solidez austera e angular do edifício existente contrasta com a superfície curva dinâmica do novo edifício, que representa o princípio de uma fachada única e fluida como um objeto orgânico.
Sem reservas de palavras…. Uma Linda construção!!!!
A planejada construção, muito especial, é composta por segmentos triangulares que permite a formação mais aproximada de curvas aparentemente suaves com placas de vidro planas e também cria uma transição gradual da fachada plana na extremidade sul do edifício para uma fachada ondulada em o norte.
A maioria dos segmentos triangulares são transparentes, enquanto alguns são opacos. Um show!!!

ROTEIRO COMPLETO ( HOLANDA – ALEMANHA- LUXEMBURGO – BELGICA – HOLANDA) VEJA AQUI:
Checkout: Não precisa de enfatizar não é mesmo? Em dia na cidade tivemos um banho de belas imagens e pudemos observar flashs de uma bela história…. Coisas da Europa. Sem dúvida nenhuma, estando na região, vale muito a pena conhecer.