Bélgica – O Retábulo de Ghent : A pintura mais disputada da História

Bélgica – O Retábulo de Ghent : A pintura mais disputada da História

O Retábulo de Ghent : a pintura mais disputada da História.

A Adoração do Cordeiro Místico (ou o Retábulo de Ghent), Jan Van Eyck, 1432, St. Bavos, Ghent, Bélgica.

É a primeira grande pintura a óleo – ela influenciou a pintura a óleo nos séculos vindouros”, diz Charney. “É o primeiro grande painel de pintura da Renascença, um precursor do realismo artístico. Sua monumentalidade e complexidade fascinam as pessoas desde o momento em que foi pintado.”

É do tamanho da porta de um celeiro, pesa mais que um elefante e é um dos quadros mais cobiçado do mundo. É o Retábulo de Ghent – também chamado de Adoração do Cordeiro Místico, pois o painel central mostra os peregrinos que se reuniram para homenagear o Cordeiro de Deus.

Outros painéis descrevem a Anunciação, Adão e Eva, a Virgem Maria, João Batista e Cristo coroado em detalhes tão exigentes que você pode escolher cabelos individuais na barba ou notar a sujeira no pé de um peregrino.

A pintura foi iniciada por Hubert van Eyck, que morreu em 1426, enquanto o trabalho estava em curso, e concluído por seu irmão mais novo, Jan van Eyck, em 1432.

Desde sua conclusão em 1432, esta pintura a óleo de doze painéis foi saqueada em três guerras diferentes, queimada, desmembrada, forjada, contrabandeada, vendida ilegalmente, censurada, escondida, atacada por iconoclastas, caçada pelos nazistas e Napoleão, usada como ferramenta diplomática , resgatado por agentes duplos austríacos e roubado um total de treze vezes. 

 O Conjunto da Obra: A pintura feita sobre madeira, é formada por 24 painéis que, de acordo com sua posição (aberto ou fechado) fornece duas cenas diferentes.

Para a História da Arte, a pintura é precursora do renascimento nos Países Baixos e tem como ponto revolucionário a inserção de pessoas comuns e locais nas cenas retratadas (e não somente personagens e passagens bíblicas e religiosas).

Além disso, ela é repleta de símbolos religiosos e místicos – o que faz dela a mais bela expressão do sagrado produzida pela arte.

O famoso políptico “Adoration of the Mystic Lamb”, mais conhecido como “Ghent Altarpiece”, de Jan e Hubert van Eyck, 1432, destaca-se como uma das obras-primas da Bélgica e uma das mais significativas obras de Arte da Europa.

Instalado na Catedral de Saint Bavo, em Ghent, Bélgica, o grande e complexo retábulo passou por vários abusos ao longo dos séculos. Muitas vezes desmontado, roubado e danificado, a obra foi recomposta, limpa e restaurada depois da Segunda Guerra Mundial.  

Os três painéis centrais superiores mostram um Deesis (Representação tradicional iconográfica de Cristo em Majestade) de figuras monumentais e entronadas, cada um com um halo (Círculo luminoso).

Eles são a Virgem Maria para a esquerda, João Batista para a direita e, uma figura central que pode ser Deus ou Cristo – uma distinção muito debatido entre os historiadores de arte.

Teorias incluem que o painel mostra Cristo em Majestade vestida como em vestes de um sacerdote, Deus o Pai , ou a Santíssima Trindade fundidas numa única pessoa.

A figura olha para o espectador com a mão levantada na bênção, em um painel cheio de inscrições e símbolos. Há inscrições gregas decoradas com pérolas na orla do seu manto ou capa , que, tirada do Apocalipse , leia REX Regum ET DOMINUS DOMINANTIUM ( “Rei dos reis e Senhor dos senhores”).

 O interior das asas representa os anjos, cantando e tocando, e Adão e Eva do lado de fora.

A notar-se a gravidez de Eva (Vida que se renova), enquanto ao alto vê-se Caim matando Abel (Vida que se esvai); no registro de Adão vê-se o ciúme que Caim tinha das oferendas de Abel, bem aceitas pelo Senhor. 

O registro inferior do painel central mostra a adoração do Cordeiro de Deus, com vários grupos, sob a supervisão da Pomba ao alto, que representa o Espírito Santo.

O Cordeiro é cercado por 14 anjos. Em primeiro plano, à esquerda, vemos um grupo de profetas judeus ajoelhados, segurando um livro. Atrás deles estão os pagãos, filósofos e escritores que vieram de todo o mundo, como pode ser notado pelos rostos orientais de alguns e os seus diferentes tipos de chapéus e capas.

Para a direita vemos os doze apóstolos e, atrás deles, santos do sexo masculino com os Papas e outros clérigos. Ao fundo temos os mártires e à direita as mulheres levando a palma do martírio. 

Nesta parte inferior do painel, Van Eyck presta atenção tanto à beleza das coisas terrenas quanto aos temas religiosos. As roupas e joias, a fonte da natureza cercando a cena, as igrejas e a paisagem no fundo tudo é pintado com detalhes impressionantes. A paisagem mostra uma enorme riqueza em vegetação, em grande parte não-europeia. 

Quando está fechado o retábulo mostra a Anunciação em quatro painéis. À esquerda uma representação da mensagem do anjo Gabriel; e à direita, a resposta da Virgem Maria. Na parte de baixo podemos ver nas laterias o retrato do doador Joost e sua esposa Vijdt Lysbette Borluut.




O filme caçador de obras primas baseado em fatos reais, conta como um grupo de 13 especialis

tas vindo de países diferentes é reunido para recuperar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a segunda guerra mundial. O retábulo é uma das obras que os especialistas têm que recuperar..

Segundo o historiador Noah Charney, especialista e roubos de obras de arte e autor do livro “The Fate of the Masterpiece: How the Monuments Men Saved the Mystic Lamb From the Nazis”, cita esse retábulo como “a obra de arte que mais sofreu danos na História”, já que foi objeto de treze crimes ao longo de seis séculos, incluindo seis roubos.” O livro foi publicado em 2010 e conta a historia do Retábulo de Genth também conhecido como “ A Adoração do Cordeiro Místico”.  Neste thriller acelerado da vida real, o historiador da arte Noah Charney desvenda as histórias fascinantes de cada um desses roubos


Referencias de pesquisa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%A1bulo_de_Gante

http://www.sabercultural.com/template/obrasCelebres/O-Poliptico-de-Ghent-Asas-abertas.html

https://www.npr.org/2010/12/25/132283848/is-this-the-worlds-most-coveted-painting/

https://pt.qwe.wiki/wiki/Ghent_Altarpiece

ROTEIRO COMPLETO:  veja o Road Trip completo aqui Holanda – Alemanha – Luxemburgo – Bélgica e retorno por Holanda –


Checkout: Quando falamos em viajar para aprender um pouco de outra cultura, é disto que falamos. Quando pensamos um dia que um “painel” contivesse tanta, tanta informação…. Não precisa falar né? Estando na região, não deixe de visitar.

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo