Waterloo o campo de batalha onde Napoleão perdeu a guerra!!!
Waterloo ficou famosa por ser o local de onde partiram tropas inglesas, belgas e neerlandesas para a batalha que decretaria o fim da era napoleônica na Europa em 1815. As tropas aliadas eram comandadas por Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington. Ao vencer a batalha final ao lado do Marechal prussiano Blücher, Wellington decidiu batizar a batalha como Batalha de Waterloo pelo simples fato de ter como costume nomear as batalhas com o nome da cidade onde dormira na noite anterior, no caso, Waterloo.
A batalha quase foi batizada de Belle Aliance (nome da fazenda que fora o quartel-general de Napoleão Bonaparte durante a batalha), segundo uma ideia de Blücher. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
Legendas, Viajandocomggedudu também é cultura:
1 – Era Napoleônica: O Primeiro Império Francês, também conhecido como o Grande Império da França foi um império construído por Napoleão Bonaparte. No auge do seu poder, no começo do século XIX, dominava quase toda a Europa ocidental.[
2 –Arthur Colley Wellesley, 1.º: Duque de Wellington, foi marechal e político britânico, primeiro-ministro do Reino Unido.
3 – Marechal prussiano Blücher: Foi um marechal-de-campo prussiano que liderou seu exército contra as forças de Napoleão na Batalha das Nações em 1813 e na Batalha de Waterloo em 1815.
4 –A Batalha de Waterloo: Foi um confronto militar ocorrido a 18 de Junho de 1815 perto de Waterloo. Um exército do Primeiro Império Francês, sob o comando do Imperador Napoleão (72 000 homens), foi derrotado pelos exércitos da Sétima Coligação que incluíam uma força britânica liderada pelo Duque de Wellington, e uma força prussiana comandada por Gebhard Leberecht von Blücher (118 000 homens). Este confronto marcou o fim dos Cem Dias e foi a última batalha de Napoleão; a sua derrota terminou com o seu governo como Imperador.

Como Chegar:

Região da Valônia, na parte francesa, sul da Bélgica temos a cidadezinha de Waterloo. Essa cidade fica super perto de Bruxelas, apenas 29 km de distância.
Fizemos em uma volta a Bruxelas, saindo de Dinant, já era caminho e na verdade não fomos conhecer a cidade Waterloo e sim o local onde aconteceu a Batalha de Waterloo.
Foi nesse lugar onde tropas Inglesas comandadas pelo Duque de Wellington, da Prússia comandada pelo General von Blucher e da Holanda (naquela época a Bélgica fazia parte da Holanda) sob liderança do Principe William II de Orange, lutaram contra Napoleão, decretando o fim da era napoleônica na Europa em 1815.
ROTEIRO COMPLETO: veja o Road Trip completo aqui Holanda – Alemanha – Luxemburgo – Bélgica e retorno por Holanda –

Amplie o mapa aqui : https://www.google.com/maps

UM POUCO DE HISTÓRIA
O Imperador Napoleão desejava conquistar França e a Europa: o designado período dos Cem Dias.
Em março de 1815, cria-se uma coligação no Congresso de Viena para combater Napoleão que deixa a ilha de Elba, onde estava exilado, para regressar a França através de Juan-les-Pins.
Entretanto, o rei de França, Luís XVIII foge para Gant, na Bélgica.
O exército dos aliados (constituído principalmente por ingleses e holandeses-belgas), sob o alto comando de Wellington e o exército prussiano de Blücher são os primeiros a chegar à Bélgica.
Quase 200 000 homens se enfrentaram!

Em 18 de junho de 1815, um momento crucial para a história da Europa.

Os aliados ganham a batalha contra o Imperador Napoleão à custa de numerosas vítimas.
De regresso a Paris, depois da debandada de Waterloo, o Imperador Napoleão teve de abdicar.
Foi enviado para o exílio na ilha de Santa Helena onde vem a falecer em 1821. Por outro lado, o Duque de Wellington é sagrado Príncipe de Waterloo, tornando-se Primeiro-Ministro do Reino Unido em 1827.

A Bélgica declara a sua independência em 1830.
Conhecendo o local:
Hoje o local onde aconteceu a Batalha de Waterloo é formado pelo: Memorial 1815 o Panorama, Montanha do Leão e o Campo de Batalha e se for de carro fique tranquilo tem um estacionamento gratuito e um restaurante. Muito bons.
O Panorama:

Em uma edificação redonda tem um mural panorâmico gigantesco onde retrata toda a Batalha de Waterloo. Para que tenha a real impressão de que estamos participando da batalha implantaram um sistema de som excepcional e efeitos 3D dando vida a tantas cenas realistas e triste, faz gente se sentir em meio a batalha com sons de tiros de canhão, cavalarias……

Painel da pintura a óleo panorâmica com 110 metros de comprimento e 13 metros de altura, pintada por Louis Dumoulin em 1912.
Memorial 1815
Um museu que conta toda a história da Batalha de Waterloo. No percurso você vai ter a oportunidade de conhecer e aprender vendo os documentos, fotos quadros pinturas retratando toda a história com um breve histórico sobre os principais personagens. Você pode acompanhar através dos quadros cenas desse dia histórico, tem também um painel cronológico falando o passo a passo dos acontecimentos finais dessa batalha.
O Monte do Leão, ou Butte du Lion
O monte na verdade é artificial, foi erguido em 1824 onde Guilherme, o Príncipe de Orange, depois Rei Guilherme II dos Países Baixos, foi ferido no dia 18 de junho de 1815 durante a batalha. Ela tem 38 metros de altura, com uma circunferência de 491 metros. O leão que encima a colina é feito de ferro fundido e mede aproximadamente cinco metros de comprimento e cinco metros de altura, e pesa cerca de 32.000 kg.
A subida tem 226 degraus, (Jesuiiiiiissssss) mas vale super a pena, tivemos uma visão excepcional sobre uma grande parte dos campos onde aconteceu a batalha.
Checkout: Estando em Bruxelas, vale muito a pena conhecer este pedaço da história. São apenas 29 Km coisa de 30 minutos de carro.