
Título original da série: Millennium
- Livro 1: Os Homens que Não Amavam as Mulheres ( 528 páginas)
- Livro 2: A Menina que Brincava com Fogo ( 608 páginas)
- Livro 3: A Rainha do Castelo de Ar ( 688 páginas)
- Autor: Stieg Larsson
- Editora: Companhia das Letras
- Data da publicação: 2015
A série Millennium
Millennium é uma série de romances policiais criada pelo jornalista sueco Stieg Larsson. Os dois personagens principais da saga são Lisbeth Salander, uma “hacker” com sérias dificuldades de interação social, e Mikael Blomkvist, jornalista investigativo e editor de uma revista chamada Millennium.

Infelizmente Larsson completou apenas três, dos dez livros previstos, antes de sua morte repentina em 2004. Estes três livros foram publicados postumamente sob os títulos em português: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar.
Devido ao grande sucesso dos livros, sua editora contratou o escritor e jornalista David Lagercrantz para continuar a série Millennium com os personagens de Larsson, sendo lançado mais três títulos a partir de 2013. Com as contribuições de Lagercrantz, a série Millennium vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo até maio de 2019, tornando-se uma das séries de livros mais vendidas da história.
Meus comentários
Apesar de já estarmos no sexto livro da série, optei por ler apenas os três primeiros livros escritos pelo Stieg Larsson sobre os quais comentarei a seguir. Não me arrisquei nos demais livros da série considerando que seria apenas uma estratégia de marketing da editora para aproveitar o sucesso de vendas da trilogia original, dificilmente conseguiriam manter a linha narrativa do autor original
Aqueles que já leram os três livros poderão concordar que chamá-los de “trilogia” não é totalmente correto. Embora todos os três contenham muitos dos mesmos personagens, o primeiro é uma história autônoma, enquanto o terceiro livro é uma continuação da história que começou com o segundo.

O primeiro romance é o mais bem elaborado, levando a uma conclusão tensa e emocionante. O segundo é certamente mais cheio de ação e talvez mais pesado. Já o terceiro romance basicamente resume a história do segundo romance, fornecendo histórias de fundo para vários novos personagens e reviravoltas na trama para manter possíveis finais em aberto e nos prender ainda mais a leitura.

O enredo nesses três livros originais é … intenso para dizer o mínimo. Larsson mostra um mistério de assassinato convincente enquanto tenta controlar a vida pessoal de Salander, ao mesmo tempo em que descreve a queda da carreira de Mikael e como a solução surgirá. O relacionamento deles vai muito além da história padrão de um “livro romântico”, na verdade, não posso nem rotular de uma história romântica, mas um relacionamento onde vidas se entrelaçam tão ferozmente que não podem escapar uma da outra, apesar dos esforços feitos.

A história é tão envolvente e chamativa que passei dias lendo sem ser capaz de me concentrar em mais nada. Eu queria saber mais o tempo todo e não podia esperar até descobrir o que aconteceu a seguir.
Os três primeiros livros foram adaptados em uma interessante série de filmes noruegueses em 2009, sendo uma adaptação americana do primeiro filme lançada em 2011, estrelada pelos atores Daniel Craige e Rooney Mara, indicada para o Oscar de Melhor Atriz pelo seu papel como Lisbeth Salander.

Paulo Couto
Engenheiro civil, casado com a Carmem (leitora compulsiva) e pai de dois filhos. A leitura nos leva a lugares e situações inimagináveis, expande nosso conhecimento e relaxa nossa mente dos estresses diários.