Bonn ou Bona – Alemanha

Bona é uma cidade na Alemanha ocidental que se estende ao longo do rio Reno. É conhecida pela Beethoven-Haus (Casa de Beethoven), que fica em uma localização central. No local, vimos um memorial e um museu que honra local do nascimento do compositor. Nas proximidades, encontra-se a Catedral de Bona, uma igreja com um claustro românico e elementos góticos;  a Altes Rathaus rosa e dourada, ou antiga câmara municipal e o Palácio Poppelsdorf, que alberga um museu mineralógico.

Ao sul, encontra-se a Haus der Geschichte (museu de história contemporânea), com exposições históricas pós-Segunda. Não visitamos!

Bonn foi capital da República Federal Alemã entre 1949 e 1990 e ainda guarda vestígios desta época como prédios de embaixadas e a sede de algumas grandes empresas, como a Deurche Welle, a DeutscheTelekom e o Deutsche Post, conhecida como DHL.

Bonn é uma cidade do estado de Renânia do Norte-vestfália que fica a menos de 30 minutos de trem da cidade de Colônia.

Seguindo nosso roteiro, saímos de manhã de colônia, com destino à Bona (Bonn) Alemanha. A cidade que fica no Oeste da Alemanha é muito charmosa e fica próxima de três cidades bem conhecidas na terra da cerveja: Colônia; Dusseldorf e já a 2 horas de Frankfurt.

ROTEIRO COMPLETO:  veja o Road Trip completo aqui Holanda – Alemanha – Luxemburgo – Bélgica e retorno por Holanda

Estátua de Beethoven na Münsterplatz

Beethoven é a referência de Bonn e a cidade de Bonn tem o orgulho de ter um filho tão famoso mundialmente,  um dos maiores compositores de música clássica da Alemanha e do mundo. Em sua homenagem, Bonn fez este monumento em 1845 na praça Münsterplatz, no centro da cidade, ali perto também esta o museu, que era a casa onde ele morou.

Beethoven nasceu em Bonn em 1770  e em 2020 o mundo celebra o Aniversario de 250 anos de Beethoven.

A música de Ludwig van Beethoven, nascido em Bonn em 17 de novembro de 1770, será celebrada em todo o mundo e durante todo o ano em 2020, apesar da pandemia (corona vírus no mundo). Eventos programados estão sendo adaptados.

A catedral  BonnerMünster foi construída pelos romanos no século XI no lugar de uma antiga igreja que foi demolida em 1050. Ela fica na praça münsterplatz e tem grande importância histórica para Bonn, pois já foi palco de duas coroações de reis alemães: Friedrich III e Karl IV.

Bem pertinho daí , você vai ver o portão de Bonn, que era a entrada principal da cidade na idade média e que até hoje, segue intacto. 

Antiga Prefeitura

O prédio da prefeitura é um charme, fachada em estilo rococó. O prédio parece um palácio, fica localizado na praça no centro histórico, bem em frente a Rathaus (praça do mercado). Bonn foi a capital federal da Alemanha Ocidental no período de 1949 a 1990 e nesta época recebeu grande nomes como John F. Kenndey e Nelson Mandela além de Charles de Gaulle.

Palácio de Poppelsdorf

Tanto o Palácio quanto o Jardim Botânico de Bonn, pertencem e são operados pela Universidade de Bonn. Ao caminhar por uma das ruas mais bonitas da cidade, a Poppelsdorf Alle. logo você avista um Palácio em tom amarelo. Ao seu redor estão cerca de 3 mil espécies de plantas. Este jardim, que foi criado há cerca de 400 anos, é hoje um Jardim Botânico, supervisionado pela Universidade de Bonn.

O palácio construído ente 1607 e 1705 se transformou em uma universidade em 1818. Imagem muito bonita.

HOFGARTEN

Em frente a Universidade de Bonn tem um grande, lindo e quase infinito gramado, que em dias de sol se abastece de uma grande quantidade de pessoas.

Esse jardim é, na verdade, um gigantesco campo verde onde está situado o prédio principal da Universidade de Bonn. Durante os dias quentes, que são raros por lá, o Hofgarten fica repleto de pessoas que, além de buscar a vitamina D (apanhar um solzinho),  aproveitam o local para praticar esportes e , fazer piqueniques.

Cerejeiras de BonnUm espetáculo a parte!!!

No começo da primavera, em abril, as cerejeiras da cidade florescem e o resultado é um espetáculo. As árvores colorem toda a cidade, no bairro de Altstadt, a rua Heerstrasse merece destaque.

Lá as cerejeiras formam um túnel rosa e lilás que atrai fotógrafos do mundo inteiro. Ficamos tristes porque quando fomos já estavam no final da temporada mas ainda pegamos um pouquinho do “evento”. Depois de florirem, duram apenas 10 dias…. Veja abaixo….

Rio Reno

Da nascente à foz, o Reno atravessa a Suíça, Áustria, Alemanha e Holanda, separando ainda Liechtenstein do território suíço e a França do território alemão. Mas é na Alemanha onde o Reno deixa a sua marca mais indelével, pois por volta de 75% de sua extensão se encontram em terras alemãs, tendo a maior parte deste traçado, navegável.

Rio Reno, corta a cidade de Bonn. Vale muito a pena passear por suas margens, principalmente por conta da mutante paisagem. Esse é o local favorito dos moradores da cidade para caminhar, correr e pedalar. Ah, além disso, é possível fazer passeios de barcos ali pela região.

SCHLOSS DRACHENBURG  – CASTELO DO DRAGÃO

Nos arredores de Bonn, fica o Castelo do Dragão ele está localizado no alto de uma montanha no vilarejo de Königswinter.

Ele foi construído em apenas dois anos, tendo sido finalizado em 1884. O projeto foi a realização de um sonho do corretor e bancário Baron Stephan Von Sarter que sempre quis viver em um castelo. Atualmente, o local pertence ao estado da Renânia do Norte-Vestfália.  

Leia o post completo em: CASTELO DE   DRACHENBURG 


ROTEIRO COMPLETO:  veja o Road Trip completo aqui Holanda – Alemanha – Luxemburgo – Bélgica e retorno por Holanda –

CHECKOUT: Beethoven tinha onde se inspirar. Linda cidade. Roteiro obrigatório neste traçado. Uma visita bem rápida mas que se coleciona nas cidades que valem a pena conhecer. Não demos sorte em ver as cerejeiras floridas, época errada, mas a cidade merece independente disto a visita.

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo