Cassis é uma comuna (na Idade Média, Comuna era a cidade que se tornava emancipada pela obtenção de carta de autonomia fornecida pelo seu suserano e na França, a menor subdivisão administrativa do território); francesa na costa do mar Mediterrâneo do departamento de Bouches-du-Rhône, região de Provença-Alpes-Costa Azul, vulgo Riviera Francesa ou Côte d’Azur, com 26,86 km² de área.
Durante a época romana era conhecida como Carsiicis portus.

Carcisis Portus foi o nome conferido pelos romanos ao pequeno vilarejo de pescadores e isso possivelmente em função da pedra encontrada na região (o prefixo CAR é relativo à pedra, rocha, enquanto SIT ou SET são sufixos relativos ao mar. Não tem relação com a fruta cassis, uma groselha escura. Histórias…. Qual esta valendo????

Cassis (Palavra que em francês significa ” groselha preta“ é uma linda cidade francesa de 8.000 habitante , é um antigo vilarejo na costa do Mediterrâneo, no sul da França, que mantém o charme de outrora, com as fachadas em tons pastéis, janelas com venezianas coloridas e ruas de paralelepípedos, Como é de se esperar para um reduto de pescadores, o porto é o ponto central. Colorido, cheio de vida e cravejado de barcos de pesca e de passeio que vão e vem riscando aquele marzão azul emoldurado por calanques.


localizada a cerca de 45 minutos a leste de Marselha, partindo do aeroporto internacional, foi nossa primeira parada…. Já com o carro alugado.
Estacionar em Cassis é muito difícil.
Faça sua pesquisa antes de chegar.
Muitos hotéis charmosos no centro da cidade não possuem vagas de estacionamento designadas

A parte boa? Você não precisa de um carro para visitar a vila de Cassis.
Todas as principais atrações estão bem perto uma da outra. Então é achar um local para estacionar e partir para a caminhada….. Bora bater perna!!!
O encanto é revelado ao caminhar pelas ruas estreitas e praças ladeadas por coloridas casas de pescadores.
Cassis marcará para sempre os olhos de quem, pela primeira vez, descobre o porto, os seus barcos e as suas esplanadas acolhedoras.

Conhecida por seus calanques (Trilhas bem desenhadas contornando o mar…), praias e belo porto com vista para um castelo medieval. Cassis não é exatamente a imagem que vem à mente quando você pensa em uma típica cidade da Provença…. É muito mais,,,,

Aninhado num cenário natural onde se juntam pinhais, rochas ocres ou brancas, vinhas e socalcos que se estendem até ao Mar Mediterrâneo , Cassis está protegido por dois monumentos naturais que são o Cap Canaille (mais alto penhasco marítimo da Europa) brilhando no Mistral e nas Calanques de calcário branco.

O Cassis castelo é um antigo castelo do Império Carolíngio do viii th século , localizada em Cassis no Bouches-du-Rhône , na Provence-Alpes-Côte d’Azur . Construído sobre um penhasco com vista para o porto da cidade, o Mar Mediterrâneo , os vinhedos de groselha negra , entre Calanques e Cap Canaille .
Ao lado do Castelo de Cassis encontram-se algumas das falésias mais altas da Europa. A montanha de cor ocre Cap Canaille separa as cidades de Cassis e La Ciotat. Há uma caminhada do Porto de Cassis até

O Cap Canaille é um limite máximo da França localizado em Bouches-du-Rhône , um departamento da região de Provence-Alpes-Côte d’Azur . Ele está localizado na cidade de Cassis , a noroeste de La Ciotat e se eleva a 363 metros acima do nível do mar. Sua rocha vermelho-avermelhada é composta de calcário detrítico .
O Cap Canaille é um limite máximo da França localizado em Bouches-du-Rhône , um departamento da região de Provence-Alpes-Côte d’Azur . Ele está localizado na cidade de Cassis , a noroeste de La Ciotat e se eleva a 363 metros acima do nível do mar. Sua rocha vermelho-avermelhada é composta de calcário detrítico .
O Parque nacional Calanques é o Coração geográfico do Parque Nacional dos Calanques , Cassis, um dos lugares mais bonitos do mundo. Dotaram este território preservado de um compromisso forte e inovador a favor dos seus habitantes. Para tal, a Cassis desenvolveu e implementou um conceito inovador, o de “território sustentável”.

As Calanques são espécies de fiordes, penhascos ou grandes cânions que se abrem para trechos de mar cristalino e de cor azulada. Mais de 20 quilômetros de paisagens cinematográficas às margens do Mar Mediterrâneo.
As Calanques podem ser visitadas de barco ou por trilhas terrestres, para quem aprecia a natureza e gosta de uma boa caminhada é uma boa aventura.
As principais Calanques de Cassis
- Calanque de Port Miou
- Calanque de Port Pin
- Calanque d´em-Vau

A história da vila de “Carcisis Portus” remonta ao tempo dos romanos, quando ainda era parte da rota marítima feita pelo imperador Antoninus Pius, e onde o principal meio de vida foi a pesca e comércio com o Norte de África.

É quase impossível não se apaixonar pelas belíssimas praias de Cassis. Em Cassis a cor do mar parece que é muito mais especial e azul, verde, azul-esverdeado.
Agente chega a confundir e as vezes não sabemos o que é o mar e o que é o céu. As praias são de pedrinhas (não é areia), pra pisar é bem desconfortável…. mas….
Nossa primeira parada foi para o Port de Cassis, é paixão à primeira vista, imagina entrando em uma pintura impressionista, dos vários barcos ancorados na água aos muitos restaurantes repletos de gente e logo acima a vista do Chateau de Cassis.
SONY DSC

O porto de Cassis é tudo o que você pode esperar de uma cidade do sul da França (Como eu disse, é cercado por um castelo). Água azul celeste, iates de cair o queixo e a paisagem mais deslumbrante que você pode imaginar.

Como um viajante ávido a novidades, que aprecia as coisas boas da vida, nada mais gostoso que escolher um sorvete de lavanda pra conhecer o local e sair saboreando. Caminhando pela marina até encontrar um banco livre e aproveitar para observar as pessoas andando ao sol.
Isso significa descobrir destinos em todos os sentidos: ouvir a língua, provar a comida, observar os costumes locais … e se encantar!!!
Curiosidade sobre Cassis: Há rumores de que a base da Estátua da Liberdade vem de Cassis, já que a aldeia na época era um importante local de exploração de cimento e calcário.
A igreja Saint Michel de Cassis é a terceira igreja construída em Cassis. A construção, no centro da cidade, começou no século XVII e não terminou até 100 anos depois, mas estava sujeita a inundações. Em 1859 foi decidido construir um pouco da mais a igreja atual, em vez de uma antiga capela com penitentes negros. Estilo românico, foi consagrado em 1867. É dedicado a São Miguel Arcanjo.

Ela é pequenina e fica bem próxima do porto, adoramos ficar aí por alguns minutos agradecendo a oportunidade de estamos em lugar tão deslumbrante.
E do lado da igreja fica também a Place de la Republique
É difícil dizer com uma só palavra porque gostamos tanto de conhecer Cassis.
Cassis tem tudo o que a gente quer num destino: paisagens deslumbrantes, boa comida, povo simpático e ambiente festivo. É como dia Fréderic Mistral abaixo…..
ChekOut: O lema provençal da cidade atribuído a Frédéric Mistral é “Quem já viu Paris e quem não viu Cassis pode dizer: eu não vi nada”. – Essas palavras, ditas pelo escritor vencedor do prêmio Nobel Federique Mistral no idioma local, refletem a grande atração que Cassis exerce sobre todos os que lá vão. E que exerceu sobre nós!!!!
VEJA NOSSO ROTEIRO COMPLETO PELA TIVIERA FRANCESA AQUI.