O CHÂTEAU DE LOURMARIN
O castelo de Lourmarin está construído sobre um planalto rochoso, com vista para a aldeia de Lourmarin que se encontra no Parque Natural Regional do Luberon
Quando Henrique IV pôs fim aos conflitos O castelo de Loumarin foi construído em 3 fases:

A Fortaleza construída nos séculos XII e XIII pela família Baux, da qual pouco resta.
A parte denominada “Château Vieux” ou Antigo Château construído no século XV pela família Agoult,
Os barões de Sault e Forcalquier e a ala renascentista chamada “Château Neuf” ou Novo Château foi construída no século XVI por Blanche de Lévis-Ventadour para seu filho François d’Agoult, que era pajem na corte de Francisco I, durante a infância.

Os Condes de Agoult deixaram o castelo de Lourmarin.
Em meados do século XVII, passou por propriedade da família Lesdiguières e depois com dos Villeroys.
No século XV, o Barão da Tour d’Aigues tornou-se o proprietário do castelo.
Durante a Revolução Francesa, o castelo esteve nas mãos do famoso inventor francês, natural de Lourmarin, Philippe de Girard entre outros.
Em 1920, Robert Laurent Vibert, historiador e industrial, comprou o château para salvá-lo da demolição.

Com um grupo de amigos e trabalhadores da aldeia, ele o restaurou e mobiliou.
Infelizmente, Laurent Vibert morreu em um acidente de carro em 1925, mas deixou no château, suas coleções de arte, os móveis e suas bibliotecas para a Academia Francesa de Arte e Ciência em Aix-en-Provence, com a condição de que fossem anfitriões de todos: Para jovens escritores, pintores, escultores e músicos.
Este era o desejo para o château.
O Laurent-Vibert Fundação Lourmarin, foi criado e os concertos e saraus musicais realizados no château continuar a deslumbrar e empolgar o público para este dia.

Além de sua arquitetura excepcional, o castelo possui uma coleção de belas artes (móveis, gravuras, pinturas, instrumentos musicais e objetos de arte do século XVI ao século XIX.
CHÂTEAU : NO SET DE FILMAGEM DE UM BOM ANO :
Peter Mayle lançou seu livro “A Good Year” no Luberon, contando a história de um gênio dos investimentos britânico que herda um vinhedo na Provença de um tio que não via há anos.
Essa foto é enfrente a piscina, onde tem várias cenas do filme!!!!!
O diretor Ridley Scott e Mayle foram amigos e possuiam casas no Luberon.
Aparentemente, Scott e Mayle falaram sobre o livro antes de ser escrito e o projeto do filme foi lançado rapidamente em 2006. O filme foi rodado quase inteiramente no requintado CHÂTEAU DE LOURAMRIN e estrelado por Russell Crowe, Albert Finney e a bela atriz francesa chamada Marion Cotillard.
LOURMARIN – UMA VILA DE ARTISTAS NO LUBERON

Lourmarin, reconhecida pelo French Tourist Board como “uma das mais belas vilas da França”, está localizada no coração do Parque Natural Luberon, tem a beleza autêntica e o charme de uma pequena vila provençal. LEIA O POST COMPLETO AQUI
CHEKOUT: Como não gostar de estar em um local onde Albert Camus , vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, viveu e escreveu ali. Em um ambiente tão estético e com um ambiente tão animado, é realmente o lugar para conhecer.
REFERÊNICA: WWW.CHATEAU-DELOURMARIN.COM/HOME/