Colônia de Sacramento – Uruguai

LINK PARA GOOGLE MAPS:

Localizada a 180 km da capital Montevidéu e a 50 km de Buenos Aires, na Argentina, Colonia del Sacramento é a mais antiga cidade do Uruguai.

Fomos em um bate e volta de Montevideo até Colônia de Sacramento. Surgiu uma dúvida: Não valeria a pena ter dormido em sacramento? Resposta: Sim, se tivéssemos mais tempo disponível, certamente teria sido uma excelente opção. Mas não ficou nada a dever. Se por um lado perdermos o romantismo da noite de Sacramento, por outro, conhecemos e fizemos os principais pontos turísticos… Valeu muito.

Por informações, Colônia, assim como é comumente chada, nos parecia ser uma extensão de Ouro Preto (Cidade de Minas que certamente estará em nossos futuros posts). Mas nos surpreendeu…. Colônia guarda um ar europeu ainda muito forte, cidade turística e voltada principalmente para este fim, nos remete a um passado charmoso e tem um clima peculiar que emana paz…. este foi nosso principal sentimento. Uma Avenida movimentada, com calçamento em pedras, um centrinho típico de cidades interioranas e principalmente um espaço histórico de fazer brilhar os olhos. Achamos interessante que a maioria da atrações ficam bem concentradas o que nos possibilitou caminhar e sentir o clima acima mencionado. Pelas fotos, tentamos passar um pouco disto…. Mas nada como o cheiro, vento e luz do local…. mas fica de aperitivo para futuras programações….

COLONIA DE SACRAMENTO:

Colônia do Sacramento (português brasileiro) ou Colónia do Sacramento (português europeu) (em castelhanoColonia del Sacramento) é uma cidade do Uruguaicapital do departamento de Colônia. Tem origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento, fundada em 22 de janeiro de 1680 por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, a mando do Império Português no século XVII.[1][2] A área onde localiza-se a fundação portuguesa faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

A chegada já é impactante tem uma alameda de palmeiras na entrada, cena de cinema, maravilhosa, já deixando agente com água na boca com o que ainda teria por vir….

Conhecendo colônia de sacramento:

LA CALLE DE LOS SUPIROS:

A pavimentação da Rua dos Suspiros é feita de pedras e as casinhas que a cercam fazem com que fiquemos imaginando como era vida das pessoas que ali habitavam nos séculos passados. O nome que possui dá uma forcinha para a imaginação e é cercado de lendas.  Suspiros e mais suspiros…

  1. Uma delas é que por ali passavam os condenados à morte, que eram levados para o rio para serem fuzilados.
  2. Uma segunda, mais romântica, é de que uma jovem esperava pelo amado, quando um mascarado cravou uma adaga em seu peito, restando um último suspiro, antes do adeus.
  3. a lenda mais propagada é de que nestas ruas localizavam-se as casas de prostituição, e os suspiros tanto poderiam ser das moças, durante o trabalho, quanto dos rapazes, que suspiravam pelas “meninas” da rua. Meu caso de olho na moça de vestido… kkkk

PUERTA DE LA CIUDADELA (Colônia del Sacramento):

Quase que como  um túnel do tempo, te leva à uma viagem na história – Uma chegada a era medieval. São vários os acessos hoje, mas antes, quando a cidade era murada, era por ali qua se chegava em Colônia.

Grandes pedras, acinzentadas ajudam na contextualização do que era a época e colocam o visitante na era colonial. O Portal, é suportado pelos restos do que já foi “a muralha”, imponente escudo nas batalhas entre Portugueses e Espanhóis. Visitar o Citadel Gate é uma experiência única.
A sua construção remonta a 1745 e tem aos pés do portal uma ponte levadiça: Conexão de madeira e pesadas correntes que atualmente servem como pano de fundo para fotos de turistas de todo o mundo que querem perpetuar a sua visita. Inclusive as nossas abaixo!
Local declarado em 1995 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

FARO E RUÍNAS DO CONVENTO DE SAN FRANCISCO JAVIER

Farol de Colônia do Sacramento foi erguido das ruínas de um convento franciscano em 1857 que pegou fogo e foi completamente destruído.

RUINAS DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO (jesuítas) – o convento foi construído em 1694 e destruído em 1704. O Governo da época mandou destruir o convento e, mais tarde (obras iniciadas em 1845) iniciaram a edificação do farol com 112 degraus, altura total de 34metros. As obras do farol se concluíram em 1857. A obra do Farol demorou mais de 10 anos para ser concluída.

O farol guarda uma lenda curiosa…  Reza a lenda que quando os jesuítas foram expulsos da América espanhola por contrariar interesses da coroa mas uma freira resistiu e teve de ser retirada à força. Dizem que a amarga senhora jogou uma maldição no local e assim, qualquer coisa ruim que aconteça é atribuído à freira.

CENTRO HISTORICO:

Passear no centro histórico é como fazer uma viagem ao passado, ruas de paralelepípedos iluminados por arandelas (Que arandelas…). Hoje virou Patrimônio da Unesco.

Na parte mais moderna da cidade está a Avenida General Flores. É uma charmosa avenida, cheia de grandes árvores, com lojas várias opções de bares e restaurantes, alguns com mesas nas calçadas e outros mais requintados, ideais para uma agradável refeição, degustar um bom vinho e várias opções para saborear um café, que vale ser apreciada por uma caminhada em suas calçadas. Esta uma das desvantagens do Bate e volta…. Álcool e direção não combinam em nenhum lugar do mundo!!!!

Seguindo adiante, você vai se deparar com uma grande e arborizada praça: a Plaza Mayor, também conhecida Plaza 25 de Mayo.

A CIDADE É ILUMINADA POR ARANDELAS ANTIGAS QUE A TORNA AINDA MAIS ROMANTICA E CHARMOSA!!!!!

Muitos brasileiros comparam Colonia del Sacramento com Paraty, pois as duas cidades tiveram influências muito fortes da colonização portuguesa. A cidadezinha uruguaia teve sua fundação a partir da fortaleza instalada pelos portugueses no século 15, época da disputa pelas terras com os espanhóis. É a única cidade do Uruguai com características portuguesas…. Nos buscamos semelhanças com Ouro Preto / MG.

CADA ESQUINA É UMA SURPRESAS QUE NÃO PODÍAMOS DEIXAR DE REGISTRAR.

MARGEM DO RIO PRATA

Em dias claros, pode-se ver Buenos Aires do outro lado do Rio da Prata. Pode-se fazer um bate-e-volta pelo Buquebus (1h30min de travessia).  O que vimos foram pessoas sentados e admirado a bela paisagem.

Devido a sua proximidade a Buenos Aires, pode-se programar uma ida à Capital Argentina de barco. Buquebus oferece passagens de baixo custo para Buenos Aires / Colônia com duas opções de viagem: No barco mais rápido, que demora somente uma hora em chegar ou com o barco Eladia Isabel em que a viagem é de 2h45.

MUELLE 1866 DEL PUERTO DE YATES.

Muelle 1866 é um pier pequeno , charmoso com flores e arandelas , um lugar para sentar e apreciar a linda paisagem. Dizem ter um lindo por do sol, deve ser maravilhoso mas, nosso roteiro era bate e volta não ficamos. Aqui, além de diversos iates e veleiros, muitas pessoas frequentam o lugar com um único objetivo: para apreciar a paisagem.

CHECKOUT: Êta lugarzinho arrumado. Parece um pouco com Ouro Preto…. Mariana em Minas Gerais Brasil…. Mas é Uruguai mesmo…. Tem alguns apetrechos muito originais…. Indo ao Uruguai e não passando por lá, você se sentirá incompleto….. Vale a pena e não é tão distante de |Montevideo…. Vale a Pena sim…..

Roteiro completo: leia o roteiro completo aqui.

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo