
Haarlem, ou nas suas forma portuguesas, Harlém ou Harlemo é uma cidade neerlandesa, capital da província da Holanda do Norte, a qual foi em idos tempos, uma das mais poderosas províncias da República Unida dos Países Baixos.


A cidade é localizada nas margens do rio Spaarne, a cerca de 20 km oeste de Amesterdão e próximo das dunas costeiras. Durante séculos, tem sido o centro histórico da produção de bolbos de tulipas e, pela mesma razão, mantém o nome interno de ‘Bloemenstad’ (cidade das flores).


Localizada a cerca de 15 minutos de trem de Amsterdã (Fomos de carro…. 30 minutos), desce na estação central que fica próxima do centro histórico e pode ir andando. Nós gostamos tanto da cidade que fizemos dois bate e volta de Amsterdam, estávamos de carro. Difícil foi arrumar lugar para estacionar, foi um caos, fizemos nosso passeio todo pé e realmente muito ruim de parar o carro…. mas achamos. Longe, situação não boa…. mas paramos.
O Lugar, pela proximidade de Amsterdã, não privilegia estacionamentos… realmente muito ruim!!!!!
Se prepare!!!
Moinho Adriaan
Adriaan é um moinho de vento na Holanda que foi queimado em 1932 e reconstruído em 2002. O moinho de vento original, data de 1779 e o moinho tem sido uma parte distinta no horizonte de Haarlem por séculos. Hoje o Moinho de Adriaan em Haarlem é o cartão postal da cidade e um dos principais pontos turísticos de Haarlem.
Muito bem localizado, está na beira de um canal chave na cidade. Ele fica aberto visitação diariamente. Não coincidiu nosso horário com a melhor visitação, não estivemos em seu interior. Conformamos em vê-lo por fora…. Bom também!


O Amsterdamse Poort é um antigo portão da cidade de Haarlem. Está localizado no final da antiga rota de Amsterdã para Haarlem. É o único portão que resta dos doze portões originais da cidade, criado em 1355.
Durante a invasão espanhola, na Guerra dos 80 anos, os portões foram essenciais para o cerco de Haarlem, no caso proteção da cidade.GG me carregou até lá…. Valeu a pena!!!


As margens do Rio Spaarne
Aproveitaram tudo que tem direito, canais, casas bicicletas e o todo charme do Rio Spaarne, para nós, nada melhor que aproveitar tudo isso e caminhar pelas margens e tirar muitas fotos.


Gravestenenbrug
A Gravestenenbrug é mais das diversas pontes sobre o Rio Spaarne, o que difere das outras é que ela é levadiça. É exclusiva para pedestres, e faz a ligação entre a margem do rio e o coração do centro historico da Haarlem.


Catedral St-Bavo
A Catedral gótica de São Bavão em Haarlem, é uma belíssima catedral que se destaca pela bela arquitetura e muitos acham que é um museu…., mas não é.
Curiosidade:
- O chão da igreja consiste inteiramente de lápides. Existem ali aproximadamente 1500 lápides e as mais antigas datam do século XV.
- Em 1766 Mozart tocou o órgão de Christian Muller quando na época tinha apenas 10 anos de idade. O Órgão possui 5068 tubos e tem quase 30 metros de altura.


Em um dos dorsos tem um grande quadro em madeira tem um texto sobre o assédio da Haarlem (1573) e se lê: entre outros: “ja hondem em catten warem wilbraet gheheten”. Os cães e gatos chamados de caça assada. Hum…. o que significou na época…. um dia vamos saber….
Detalhes que impressionam da área interna da catedral



Dentro da Igreja existe uma Capela da antiga Guilda dos Cervejeiros, ali, pode-se observar, pendurado na parede, as listas de nomes dos pastores que serviram a comunidade protestante desde a reforma, cervejeiros é claro!!!
Saímos da igreja de São Bavão e bem perto já está a principal praça, a Grote Markt. Nome da praça central. Essa praça é onde acontecem os grandes eventos da cidades. O que visitar? o Vleescha – antigo mercado de carnes que virou o Museu Frans Hals, o Hoofdwacht – Guarita do século XVII e muitos restaurantes, lá é que tudo acontece.
O dia que fomos estava acontecendo uma pequena feirinha, gosto muito para conhecer os hábitos e costumes. Assim, viramos tietes do evento. Um shou a parte! Na Grote fica a câmera municipal.


O museu foi fundado em 1862 nos claustros da antiga igreja dominicana, recentemente renovados, e localizados na parte de trás da prefeitura de Haarlem como o Prinsenhof . Ao se observar que precisava de mais espaço, mudou-se para o local recentemente desocupado do orfanato da cidade em 1913. A coleção de amostra existente no local é baseada no grande número de pinturas de propriedade da cidade de Haarlem, que inclui mais de 100 obras de arte apreendidas de igrejas católicas na década de 1580 após a Reforma protestante resgatada de edifícios locais demolidos a partir do século 15 em diante.
Para você situar e absorver um pouco do que foi dito, tudo isto fica na Grote Markt. praça central



Entre as obras de arte dos séculos XVI e XVII, destaque para a pinturaThe Officers of the St Adrian Militia Company in 1633 de Frans Hals, considerada uma das principais atrações do Museu.
Andando pelas ruas de Haarlem
Pra quem aproveita as viagens para fazer aquelas comprinhas, Haarlem é o lugar ideal.
O que enche os olhos são as lojas autenticas de produção autoral e artesnal – De Gouden Straatjes – as ruas de ouro, é um conjunto de sete ruas no centro historico de Haarlem, lá voce vai se esbaldar. Atenção…. preços em Euro e sem descontos…..
Agora as grandes lojas de departamento com marcas famosas fica na Rua Grote Houtstraar. Para olhar, bom demais…..


Estação central de Haarlem
Quem for de trem chegara nesta estaçao central que é bem proxima do centro histocio, como já falamos acima fizemos um bate e volta de Amsterdam de carro, que é bem pertinho.
Fizemos questão de conhecer a estação, com o estilo Art Nouveau, a fachada revestida por tijolinhos típicos da arquitetura da região. gostamos do passeio.
Construída em 1906, uma das estações mais antigas do trem na Holanda, parte da mais antiga linha ferroviária holandesa Amesterdão e Haarlem


JOPENKERK OU JOPEN
Haarlem é famosa pela quantidade de cervejarias. A Jopen é umas das mais famosas da cidade, e tem uma história interessante. Antigamente, funcionava em uma igreja….. Santa cerveja… A igreja era a Jopen Vhurch, mas, hoje é a nada mais nada menos que a cervejaria Jopen, uma das mais famosas da cidade.
A cervejaria utiliza dessa característica a começar pelo Slogan da marca – “crafting divine beer” – produzindo cerveja divina. Kkkkk Estando na Grote Makt, a Jpen fica do lado, vale a pena conhecer , até pela história e pela oportunidade de provar o talento…..



CHECK OUT: Estando na região vale a pena conhecer. Muito perto de Amsterdan. …. Cidade bem plana e limpa. Aproveitar e conhecer uma das mil umas cervejarias…….