Montevideu – Uruguai

CIDADE DE MONTEVIDEU:

Montevideu, capital do Uruguai, é uma grande cidade ao longo da Baía de Montevideu. Gira à volta da Plaza de la Independencia, que outrora albergava uma cidadela espanhola. Esta plaza leva à Ciudad Vieja (cidade velha), com edifícios art déco, casas coloniais e pontos de referência como o eminente Palácio Salvo e a sala de espetáculos neoclássicos, Teatro Solís. O Mercado del Puerto é um antigo mercado portuário repleto de churrascarias. Estivemos lá, vale certamente uma visita.

A cidade foi fundada em 1724 por um soldado espanhol, Bruno Mauricio de Zabala, como um movimento estratégico em meio à disputa hispanoportuguesa sobre a região da Bacia do Prata. Ela também esteve brevemente sob domínio britânico em 1807. Montevidéu foi anfitriã de todos os jogos da Copa do Mundo FIFA de 1930, a primeira edição deste evento esportivo. Montevidéu é a sede administrativa do Mercosul e da ALADI. A ALADI – Associação Latino-Americana de Integração – é um bloco econômico criado em 1980 pelo Tratado de Montevidéu com o intuito de substituir a ALALC (Associação Latino-Americana de Livre Comércio). É composta, atualmente, por 11 países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Estão em processo de adesão o Panamá e a Nicarágua.

Não podíamos deixar de ir ao famoso letreiro da cidade que fica em Pocitos, em um jardim bem cuidado, logo onde começa a praia. As cores do letreiro são mudadas de acordo com os eventos do mês, no mês que fomos fevereiro a cor não estava bonita, parece que pichadores resolveram mostrar sua “arte” ali. É o ponto turístico queridinho do Instagram, já que quase todo mundo que foi para Montevidéu tem uma foto com o letreiro da cidade.

A Puerta de la Ciudadela (Montevideo):

Da cidadela foi preservada uma porta de entrada, mantida atualmente como um belo monumento na entrada da Cidade Velha, e caminho para a Praça Independência.

A praça principal do bairro, derivado da Plaza Matriz colonial, é a atualmente a Plaza Constitución, onde se encontra a antiga igreja matriz, construída a partir de 1790 (atualmente Catedral Metropolitana de Montevidéu) e o centro administrativo da cidade colonial, o Cabildo de Montevideu, começado em 1804. Estes edifícios são os mais antigos preservados na Cidade Velha.

A Puerta de la Ciudadela (Porta da Cidadela) é uma imponente construção que simboliza o muro espanhol e a entrada para a antiga cidadela, que corresponde atualmente à Ciudad Vieja, o bairro mais antigo da capital do Uruguai.


O monumento passou por uma restauração de 4 anos, sendo reinaugurado em março de 2009 e, segundo a municipalidade uruguaia, continua tendo textura e cor iguais as da estrutura original.

CIDADE VELHA OU CIUDAD VIEJA

A Cidade Velha de Montevideu tem origem em 1724, quando o governador de Buenos AiresBruno Mauricio de Zabala, dá início às obras das fortificações da cidade numa península da atual costa uruguaia. A criação do novo povoado ocorre num momento de disputa entre Portugal e Espanha pelo território ao redor do Rio da Prata, exacerbado pela fundação da cidade de Colónia do Sacramento pelos portugueses em 1680. Neste contexto, a Espanha de Filipe V decide-se pela fundação de uma nova cidade no Prata para contra-arrestar as ambições portuguesas.

A cidade começou a ser construída por volta de 1724 seguindo os planos do capitão engenheiro Domingo Petrarca, projeto continuado a partir de 1726 pelo engenheiro Pedro Millán. O processo fundacional termina em 1730, quando é criado o cabildo da cidade, ou seja, o conselho administrativo da nova povoação.

A Ciudad Vieja atrai visitantes aos seus museus de história e cultura, e aos pontos de referência centenários:  A Catedral Metropolitana neoclássica, Plaza Matriz, e o Teatro Solís e ainda com a opção de diversas Churrascarias, que se enchem bem rápido no horário do almoço, que se localizam no Mercado del Puerto coberto.  Todo este roteiro, cidade velha, fizemos em uma agradável caminhada. Um ponto de destaque foi a tão falada Sarandi….. que é uma avenida exclusiva para pedestre no meio desta bonita história.  

Plaza Independência

A Praça Independência está localizada no limite entre a Cidade Velha e a área central, anteriormente conhecida como Cidade Nova.

Ela foi projetada pelo arquiteto Carlo Zucchi em 1837 e teve seu projeto alterado em 1860, pelo escultor Bernard Poncini.

Sede natural de atos públicos oficiais, a praça também comporta um mausoléu com os restos mortais do General José Gervasio Artigas, além de um monumento equestre de 17 metros de altura e 30 toneladas em homenagem ao herói nacional da independência.

Na praça, vários edifícios importantes:

  • Palácio Salvo, um dos maiores edifícios da América do Sul que tem visitas guiadas;
  • a Torre Executiva, sede da presidência do Uruguai; 
  • o Edificio Independencia ou Edificio José Artigas, anteriormente chamado de Palácio Estévez.
  • Ainda no Edificio Independencia, está localizado o Museo de la Casa de Gobierno (Museu da Casa do Governo), onde você pode conhecer todos os detalhes sobre a história política do Uruguai através de objetos únicos.

Inauguração7 de fevereiro de 1840

LocalizaçãoAvenida 18 de JulioMontevidéuUruguai

TEATRO SOLIS

Antes de o nome ser escolhido tinham-se arranjado outros, como Teatro del Progreso, Teatro de la Empresa e Teatro del Sol (devido ao grande sol que coroa a fachada do edifício).

Inaugurado em agosto de 1856,  com a apresentação de uma ópera de Verdi Ernani, recebeu o seu nome em homenagem ao português navegante Juan Dias de Solis, foi ele quem descobriu o Rio Prata. o Teatro Solís, é um dos símbolos arquitetônicos não só de Montevidéu, mas de todo o país.

PRAÇA DA CONSTITUIÇÃO:

 A Praça Constituição é a praça mais antiga da capital uruguaia, Montevidéu, situada no centro do bairro histórico da Cidade Velha. É conhecida popularmente como Praça Matriz por localizar-se em frente à Catedral Metropolitana de Montevidéu.

EndereçoJuan Carlos Gómez 1352-1400, 11000 Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai

Catedral Metropolitana de Montevidéu

Fica em frente a Plaza Constituición e é a mais importante igreja católica do país. Fica no terreno da antiga igreja matriz da cidade, que ruiu em 1788. Foi inaugurada em 1804, após 14 anos de construção, mas somente recebeu esta denominação em 1897, pelo Papa León XIII. A Catedral é muito importante para a história do Uruguai, pois ali foi feito o primeiro juramento da recém liberta nação uruguaia e foi abençoada a primeira bandeira do país.

Não conseguimos entrar, no dia infelizmente estava fechada para visitação.

MERCADO DEL PUERTO

O Mercado é um local que para quem quer experimentar uma boa parrilla não pode deixar de ir, no local, temos diversos restaurantes e várias lojas de souvenires .

Existem outras opções, restaurantes que servem massas e frutos do mar mas, o forte e em sua grande maioria são as casas de carne que servem a  deliciosa e exótica parrillada, que é nome que eles dão para churrasco. Parrilla na verdade é onde as carnes são feitas (uma churrasqueira, vai lá…), uma chapa com diversos tipos de carnes sendo assadas na grelha pela lenha.

Aproveitamos e almoçamos no El Palengue, uma Parrilla maravilhosa. Só de ver a foto a boca enche d’água….

Rambla Montevideo

A tarde para refrescar nos sentamos no Hard Rock Café para apreciar a Rambla de Montevideo, em frente e logico tomar um belo sorvete.

A Rambla de Montevidéu é uma larga avenida de 22km de comprimento que costeia o Rio da Prata em Montevidéu, sendo uma importante via de circulação de veículos e de pedestres na capital uruguaia, além de ser atração turística.

Caminhar pela orla da Rambla é passeio obrigatório na lista do que fazer em Montevidéu, onde é possível ver a vida em torno do Rio La Plata.

Estádio Centenario em Montevidéu

Assim como os Brasileiros os Uruguaios são apaixonados por futebol, estava na nossa lista porem não conseguimos entrar no Estádio, estava fechado. O Estádio Centenário recebeu esse nome devido à celebração de 100 anos da Primeira Constituição do Uruguai. Ele foi construído em 1930, no Parque Batlle, com o intuito de sediar a Copa do Mundo.

 Em julho de 1983, o Estádio Centenario em Montevidéu foi declarado pela FIFA como “Monumento Histórico Mundial do Futebol”.

O palco da primeira decisão de Copa do Mundo é um território hostil para a seleção brasileira. Construído em Montevidéu para ser o principal estádio do Mundial de 1930, vencido pelo Uruguai. O Centenário, tornou-se com o passar do tempo uma fortaleza quase impenetrável para o Brasil, que tem pouquíssimas vitórias na tradicional casa do futebol celeste.

CHECKOUT: Muito bom o período que estivemos lá. Vale a pena SIM!!!!. Cidade limpa, organizada, com fortes tendências aos padrões Europeus. Segura, bem sinalizada e com distribuição urbana já com vistas à melhor mobilidade. Vale certamente a visita.

Roteiro Completo: leia o roteiro completo aqui

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo