Gouda – Holanda

Gouda é uma cidade neerlandesa na província de Holanda do Sul. Fica a 20 km de Roterdão, a 30 km de Haia e a 35 km de Utrecht. A cidade é famosa pelo queijo gouda, e também pelo stroopwafel que é um dos doces mais tradicionais da Holanda. É um waffe de caramelo, como se diz, um biscoitão muito bom. A receita original data de 1784 e virou uma deliciosa tradição.

Gouda a cidade do queijo e do stroopwafel

Gouda a Cidade do queijo e do stroopwafel

Um bate volta perfeito, saímos de Roterdão. Um passeio muito agradável e rico em paisagens e cultura. Veja também ROTEIRO COMPLETO:  veja o Roteiro completo  aqui (Holanda – Alemanha – Luxemburgo – Bélgica e retorno por Holanda)  –

Gouda é uma cidade que nasceu no século XIII às margens dos rios Hollandse Ussel e Gouwe. Prosperou rapidamente pela localização privilegiada que facilitava o transporte das mercadorias que produzia, principalmente cervejas e tecidos. No século XV figurava entre as cinco maiores cidades da Holanda. Seu tamanho era comparável ao de Amsterdam. No entanto, durante a Guerra dos 30 Anos, que foi um conflito de cunho político e religioso envolvendo vários países da Europa, a cidade perdeu sua força econômica. Se recuperou no final do século XVII e novamente graças ao comércio, mas dessa vez de velas, cachimbos, cerâmicas e queijos.

Praça Antiga – Markt

A Markt  fica no centro da cidade, sendo o principal ponto turístico de Gouda onde tudo acontece, é o coração da cidade , nela fica o prédio da prefeitura, a casa de pesagem( Goudse Waag) e também é nela que  acontece a tradiçional venda dos queijos, sendo que a melhor temporada acontece entre abril e agosto sempre as quintas feiras.

A Praça Markt é também o lugar para sentar em um bom restaurante ou um bar e observar as coisas acontecerem, opções é que não falta. Lugarzinho dos mais ajeitados.

Prefeitura de Gouda

Do holandês Stadhuis, é um prédio com linda arquitetura gótica, de 1450, com suas janelas vermelhas e brancas. O edifício tem o relógio que apresenta bonequinhos fazendo uma representação da história, em que o Conde Floris V concedeu direito de cidade à Gouda no ano de 1272.  O mercado de rua atrai muitos turistas não só pelo queijo mas vivenciar essa tradição tão linda nos dias de hoje. Observem o destaque que foi conferido ao prédio… Isolado e imponente no meio da praça, sem vizinhos… muito interessante imaginar o local a idos anos….

Fachada frontal e dos fundos

A apresentação dos bonecos acontece 2 minutos depois da hora cheia e da meia hora. Tem uma normativa da cidade que nenhum prédio pode ser mais alto que o da prefeitura (estilo Paris na época de Napoleão que limitou a altura máxima à das torres da Notre Dame). O planejamento estratégico da cidade é feito a partir dessa normativa e deu um toque especial e harmônico.

Casa de Pesagem

Atrás da prefeitura ainda na praça da Markt, está o  Goudse Waag do Holandes. Era o local onde se fazia a pesagem dos queijos. Hoje o prédio é um monumento histórico de 1968! Nos dias de hoje funciona como parte lojinha, parte museu turístico e também como posto de informações.

DICA: Funciona também como ponto chave para degustações do queijo Gouda. É um dos principais atrativos da cidade. Abre das 10h às 17h.

Igreja de Sint Janskerk

O Sint Janskerk em Gouda, é uma grande igreja gótica, conhecida especialmente por seus 72 vitrais, razão pela qual foi incluída na lista de monumentos holandeses da UNESCO. Muito bonita.

A igreja é dedicada a João Batista , o santo padroeiro de Gouda e foi construída durante os séculos 15 e 16. Em 1552 uma grande parte da igreja foi queimada, incluindo vários dos arquivos e histórias. A maioria das informações do período inicial é retirado dos diários de Inácio Walvis (Nascido em Utrecht, 1653 e falecido em 1714 em Gouda, era um padre do século 18, historiador e escritor da Holanda).

 Por volta de 1350 a torre foi construída (desta torre, somente a parte inferior permanece). Em 1485 foi construída a fundação para o coro, ainda presente. Estas construções extras, fez dela a igreja mais longa na Holanda, com um comprimento de 123 metros.

DICA: Fica difícil tirar fotos da fachada ela fica incrustada entre ruelas e edifícios da praça principal.

Almoço no restaurante KOEIEN EM KAAS

Almoçamos neste bistrô Koeien en Kaas  fica praticamente atrás da Casa de Pesagem. Comemos uma carne com queijo derretido por cima, pensa em uma comida saborosa !!!!!

Muiiiiiiito boooooooom!!!!!

A Outra tradição da cidade: O Stroopwafel.  

O stroopwafel é produto típico da Holanda – Disputa acirrada com o queijo Gouda seu conterrâneo de nascença. O stroopwafel também é original da cidade de Gouda!

Esse tipo de wafel (Biscoitão) de duas finas partes de massa, redondo e recheado com caramelo foi criado na cidade no início do século XIX. Comer um strropwafel quentinho, feito na hora é obrigatório em Gouda. Assim, partimos para o sacrifício!

Mas os holandeses tem um ritual! O stroopwafel deve ser posicionado acima da xícara com a bebida quente, onde repousa por cerca de 3 minutos. O tempo é suficiente para o calor e os aromas da bebida se misturarem ao biscoito. O recheio fica ainda mais derretido e a massa dá uma leve amolecida, deixando a experiência em teoria ainda mais maravilhosa. Na verdade, sem esta amolecida, aconselhamos aos afoitos a ter dentes fortes…. Macio o biscoitão não é!

Moinhos de vento:

Gouda também tem moinhos (Afinal, estamos na Holanda), não poderia faltar já que estamos falando de uma cidade tipicamente holandesa.

O Molen de Roode Leeuw é o moinho de milho e foi construído em 1727 localizado as margens do canal Turfsingel e é o mais antigo da Holanda já o Molen ‘t Slot ( moinho no castelo) de 1832, localizado próximo ao rio Hollandsche Ljssel, tem esse nome porque antigamente nessa região existia um castelo. Os dois são bastante imponentes.

Os Canais

Há os canais de Gouda, fazer um passeio maravilhoso pelos canais de Gouda que são lindos e usar estas pontes… Esta Hoornbrug, estava bem pertinho de tudo!!!! Igreja, Praça, Restaurante e principalmente do local onde estava o carro…. Foi um dia corrido!.

Andar pelas ruas de Gouda:

 A avenida principal é uma graça, com lojas de marcas famosas misturada a uma variedade de lojinhas de produtos típicos holandeses e souvenirs.

O trânsito é fechado para carro, apenas permitido bicicletas e pessoas.

 Andar pela cidade sem pressa e ir descobrindo a cidade pois cada canto é mais lindo que outro. A gente fica com vontade de ir fotografando tudo.


ROTEIRO COMPLETO:  veja o Roteiro completo  aqui (Holanda – Alemanha – Luxemburgo – Bélgica e retorno por Holanda)  

CHECK OUT: Sabe aquelas cidades do interior… Onde se anda se cansa, mas não quer parar…. Assim foi nossa experiência em Gouda. Certamente um local para revisitar, próximo a várias cidades e bastante acolhedora. Apravado o vate e volta!!!!

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo