
BELGICA: A IGREJA COLEGIADA DE NOTRE-DAME – A GRANDE ESTRELA DE DINANT
A Igreja Colegiada de Nossa Senhora é uma catedral gótica do século XIII em Dinant, uma cidade em Valônia na Bélgica, nas margens do rio Meuse. A igreja colegiada substituiu uma igreja românica do século X que entrou em colapso em 1228, deixando apenas a porta norte. É sua história, cheia de reviravoltas, que moldou sua aparência atual.
Check-in: A imponência da edificação, colada na montanha de pedra já aguça a visão diferenciada do turista…. Internamente não fica devendo nada. Vale muito a pena conhecer e calmamente em seu interior agradecer o momento. Fica a apenas 90 Km de Bruxelas. Bate e volta facinho.



Um edifício moldado pela história
Notre-Dame, construída em matéria calcária do próprio país, é de arquitetura gótica, primordial ogival e está dividida em 3 naves. Com o passar do tempo, foi várias vezes reconstruída substituiu a antiga igreja românica, que desabou em 1228 e portanto, traz consigo a marca de diferentes épocas. A Igreja Colegiada de Notre-Dame tem vitrais notáveis, ah estes vitrais, incluindo o telhado de vidro: um dos maiores da Europa, representando a história da Salvação.

Junto ao Mosa, que às vezes transborda de suas margens, encravada ao pé de um penhasco rochoso sustentado por barras de aço e uma rede forte para evitar quedas de novas rochas e dominada por cidadela, a colegiada de Notre Dame merece crédito por estar ali no coração da cidade, apesar de um ambiente hostil e ataques frequentes ao longo de sua história.
Um campanário estranho

É uma bela igreja gótica com um estranho campanário com cúpula em forma de cebola . Na época de sua reconstrução em 1924, houve uma discussão animada localmente sobre a reconstrução ou não deste campanário, construído originalmente em 1566. “
Sim” venceu, apesar das opiniões dos puristas que consideravam o campanário impróprio para um edifício gótico e o argumento de que “Dinant sem a cúpula em cebola não seria mais Dinant”. Ainda bem que o “sim” venceu. Diferente e destacado.

Com o “sim”, a peculiaridade desta majestosa infraestrutura gótica é a sua torre sineira bulbosa, de estilo arquitetônico que reflete totalmente o resto do edifício.
Esta torre sineira, originalmente imaginada para a Câmara Municipal, chegou finalmente ao topo da colegiada em 1556, após ter sofrido um grave incêndio.
Embora esta igreja ribeirinha pareça antiga, ela foi reconstruída duas vezes durante o século passado, após ser destruída na Primeira e na Segunda Guerra Mundial.
A igreja original ganhou status de colegiado em 934 (Na sua governação e observância religiosa de uma igreja colegiada é semelhante a uma catedral ). Seu modelo sucessor românico surgiu da poeira originada de parte do penhasco vizinho que desabou em cima dela em 1228 quando, novamente, foi reconstruída no estilo gótico Mosan.


A grande torre bulbosa de 1697 é uma visão majestosa sob a presença iminente da Cidadela (fortificação vizinha à Igreja).
Os pontos de interesse internos são a fonte batismal de 1472, o púlpito de 1731 feito de dinanderie local (Existente desde o século 12, a fina arte de trabalhar o metal que é muito valorizada no Marrocos.
A partir de muitas marteladas e cinzeladas, as peças ganham formas magnificas.) e o fino vitral que retrata cenas da Bíblia.

O portal da igreja e no interior do edifício, em pedra calcária local, dá uma impressão de majestade e cria um ambiente de contemplação graças à música que se toca continuamente em seu interior.

A igreja também possui um dos maiores vitrais da Europa, retratando a história da salvação. Outras janelas atrás do coro contam a história da cidade e da própria igreja.



Existem algumas pinturas religiosas interessantes e, inesperadamente, uma pintura do conhecido artista, Antione Wiertz de Dinant , dedicada aos seus pais e intitulada “Encontramo-nos no céu”. Existem também estátuas de madeira de São Lamberto e São Materne no final da igreja.



A Colegiada de Notre-Dame de Dinant (status de Catedral), uma magnífica igreja gótica, faz parte do patrimônio excepcional da Valônia. É sua história, cheia de reviravoltas, que moldou sua aparência atual.

ROTEIRO COMPLETO: veja o Road Trip completo aqui Holanda – Alemanha – Luxemburgo – Bélgica e retorno por Holanda –https://viajandocomggedudu.com.br/road-trip-holanda-alemanha-luxemburgo-belgica-holanda/
CheckOut: Na terra da invenção do Saxofone, a Igreja é a principal e destacada atração. Vale muito conhecer, um passeio vibrante e um visual ímpar.