KEUKENHOF GARDEN – HOLANDA
Keukenhof, também conhecida como o Jardim da Europa, situada perto de Lisse, nos Países Baixos, cerca de 40 km de Amsterdan é o maior jardim de flores do mundo. De acordo com a página oficial do parque Keukenhof, sete milhões de bolbos de flores são plantados anualmente no parque.


O acesso pode ser feito de ônibus, partindo das estações de Haarlem ou Leiden. Mas fomos de carro, super tranquilo e muito bem sinalizado. O Parque possui um estacionamento enorme, estilo parques da Disney, mas muito organizado. Bate e volta muito agradável.

A história:

Keukenhof significa “Jardim da Cozinha”. Nos idos do século XV a condessa Jacoba van Beieren, usava a área apenas para caçar e coletar ervas para sua cozinha, o local do atual Jardim era uma área intocável. O Castelo Keukenhof foi construído em 1641 e a propriedade cresceu em uma área de mais de 200 hectares.
Através do trabalho dos arquitetos / paisagistas, Jan David Zocher e Louis Paul Zocher, em 1857 o jardim, “antiga área de horta”, foi redesenhado e hoje, ainda guarda o estilo paisagístico inglês.
A ideia para um jardim de flores, aberto ao público, nasceu em 1949 pelo então prefeito de Lisse, uma pequena cidade ao sul de Amsterdã(o). O objetivo seria ter uma exposição de flores onde floricultores de todo o país e da Europa pudessem mostrar seus híbridos o que ajudaria os Países Baixos a ser o que são hoje: o maior exportador de flores do mundo.
É um dos locais mais fotografados e visitados da Europa. Chega a receber quase um milhão de visitantes durante os dois meses que fica aberto.
Atentar para o período de visitação. A cada ano entre a última semana março até meados maio. Abril normalmente é o melhor período, quando as cores das tulipas tomam conta de todo o parque.


Dentro do parque, tem um lindo moinho de vento (coisa não muito inédita na Holanda), mas que se mistura com o jardim, embelezando ainda mais o local. Este moinho original da cidade de Groningen, foi incorporado à paisagem em 1957 quando foi doado a Keukenfhof.

O parque abriu suas portas ao público em 1950 e foi um sucesso instantâneo, com 236.000 visitantes apenas no primeiro ano. 2020 será a 71ª edição de Keukenhof, com o tema A World Of Colors. Nos últimos 70 anos, Keukenhof se tornou uma atração mundialmente famosa.



QUAL A MELHOR EPOCA:
A época certa para ver a tulipas na Holanda é durante a primavera. As tulipas começam a florescer em meados de abril e mostram suas cores até meados de maio. A longa primavera holandesa, com dias amenos e noites frescas, torna a Holanda perfeita para o cultivo de tulipas.


Meados de abril é provavelmente o melhor momento para ir ver os campos de tulipas na Holanda, já que a maioria das flores estará em plena floração. Mas segundo o pessoal local tudo depende do clima na Holanda em marco e começo de abril, tivemos sorte pegamos o parque maravilhoso todo florido.
Então, não deixe de se programar!


O horário de funcionamento do parque é das 08h às 19:30h, a bilheteria fechas a 18:00h.
Fizemos um bate e volta de Amsterdan, chegamos com 45 min, tem estacionamento no local, se preferir o ticket do estacionamento pode ser comprado antecipadamente pela internet. Você fica mole um dia inteiro caminhando e descobrindo o Keukenhot. Bem programado com umas 3 a 4 horas consegue visitá-lo.


Você sabia que o parque é redesenhado a cada ano?
Achei isso super interessante, os campos nunca são os mesmos, sempre um novo cenário e deve ser por isso que tem tantos Holandeses também visitando. Esse é o mapa oficial do parque na temporada 2019:

Flower Power ou o “O Poder das Flores” é o tema de 2019 de Keukenhof. A escolha tem como objetivo apresentar as flores como uma fonte de inspiração poderosa que conecta pessoas de todos os cantos do mundo. Cores brilhantes e uma pegada hippie de paz, amor e música, como no início dos anos 70, vão fazer parte das apresentações no 70º Keukenhof em 2019.
Com o mapa em mãos por onde começar???
Dica: caminhe….caminhe….caminhe….e caminhe , porque cada caminho é um caminho lindo e imperdível, aí você vai descobrindo cada cantinho desse lugar deslumbrante.
Mas também pode alugar uma bicicleta e passear pelos campos de tulipas. Ainda tem os barquinhos elétricos, o passeio dura em torno de 45 minutos.

Além dos parques ainda tem outras atrações dentro dos campos de tulipas, apresentações musicais, exposições (galpões que contam entre outras, as histórias delas, Estrelas Tulipas) e até parada de flores.


Onde Comer?
Tem várias opções para uma refeição ou um lanche rápido. Ao todo são cinco restaurantes, um em cada pavilhão e ainda traillers e carrinhos que servem cachorro-quente, sorvete ou o típico peixinho holandês, o haring (arenque – é…. num é bem nossa praia!!!). O restaurante mais luxuoso fica Pavilhão Beatrix e perto do Inspirational Gardens, você pode provar todos os tipos de doces, acompanhados de uma café ou chá.
Mais informações: www.keukenhof.nl
Para comprar ingressos online, acesse: www.keukenhof.nl/en/footer/buy-tickets/

ckekout:Mais do que um simples jardim, a Keukenhof é um destino paradisíaco para amantes de flores, fotografia e natureza. Visitá-lo é como caminhar por um mar de cores e aromas!