Le Village Des Bories – A Aldeia Bories em Gordes – Sul da França

Le Village Des Bories – A Aldeia Bories em Gordes – Sul da França

LE VILLAGE DES BORIES: A ALDEIRA BORIES – GORDES – PROVENCE

A 4 quilómetros do centro da aldeia de Gordes, nas encostas das Montanhas Vaucluse, em frente ao Luberon, se chega a aldeia de Bories (curiosas construções feitas em pedras secas), construídas no início do século XVII são a prova da excepcional capacidade construtiva em saber empilhar pedras. Um feito até hoje invejável na engenharia.

Uma excepcional qualidade executiva, ancestral em construir e saber empilhar pedras, que desde então desapareceu.

Na luta pela procura de novos terrenos para a agricultura durante os séculos XVII e XVIII, as milhares de toneladas de pedras extraídas do solo para dar lugar ao cultivo mudaram a cara do campo com o aparecimento de clapas (amontoados de pedras extraídas do solo), paredes, recintos, tanques ou terraços e cabines de pedra.

Em pedra calcária lascada , os bóris foram construídos durante a Idade do Bronze, habitados por pastores até 1839 e depois abandonados até serem restaurados na década de 1970.

O QUE SÃO BÓRIS?

Da época medieval em diante, à medida que terras anteriormente não utilizadas eram cultivadas, era comum para aqueles que trabalhavam na terra, precisar de um lugar, de “fácil” construção para utilizar como abrigo e proteção.

Deveria ser um localque mantivesse clima ameno e fresco no calor do verão.

 Em várias partes do sul da França – incluindo aqui em Les Savournins, na Provença, eles descobriram que a solução mais prática era construir pequenas cabanas de pedra.

O material era refugo do preparo dos campos para o cultivo, assim, faltava só a experiência construtiva, que ao que tudo nos parece já era instintiva nos povos antigos.

Os bóris não eram usados ​​apenas como abrigo para as pessoas – eles também eram usados ​​como lugares para manter animais ou guardar coisas da chuva e ainda, talvez, como um lugar para as famílias locais terem uma “segunda casa”, um lugar para ficar simplesmente uso necessário e prazer em uma experiência mais rústica. 

Eles não eram usados ​​como casas permanentes.

Os ‘bóris’ foram construídos com grandes pedras planas com cerca de 10 centímetros de espessura e sem qualquer tipo de argamassa ou alicerce, portanto, são essencialmente pequenas cabanas construídas com pedra seca. 

À medida que a altura da estrutura aumenta, o diâmetro da cabana é lentamente reduzido até que um único ponto ou crista seja obtido. Auto sustentável, sem pilares, vigas, lajes, etc…. um espetáculo construtivo!!!

Normalmente, os bóris têm uma porta e geralmente, uma pequena janela no alto. Eles são geralmente redondos, embora bóris retangulares também sejam comuns.

A ‘Village des Bories’ perto de Gordes na Provença foi construída ao longo de um período muito longo, possivelmente estendendo-se do século 7 (embora alguns especialistas afirmem que nenhuma foi construída aqui antes do século 15) ao século 19, em uma fazenda chamada de ” hameau des Savournins”.

Até que o grupo de casas da vila, fossem convertidos em atração turística na década de 1970, o local e suas brilhantes “construções”  era conhecido simplesmente como o local das ‘as cabines’.

Existem quase 30 bóris no local, a maioria em bom estado de conservação (após renovação nos anos 1970) e é fascinante passear por esta pequena aldeia que consiste em vários conjuntos de edifícios cada um com várias cabanas.

Você pode seguir as trilhas entre as cabanas que também passam por fornos de pão, currais de ovelhas e outros edifícios agrícolas.

Claro, devemos lembrar que o século 19 é uma construção bastante recente em comparação com muitas propriedades na região, portanto, embora os bóris pareçam muito antigos,

você descobrirá que muitas das casas “adequadas” nas proximidades de Gordes, por exemplo, são mais velhas do que os bories mais recentes. É difícil datar com precisão a data das cabanas de pedra!

ABADIA DE NOTRE-DAME DE SÉNANQUE

Ao pé da rocha onde está Gordes está localizada a Abadia de Senanque – um monastério ativo único do século XII, cujas paredes se encontram entre os campos perfumados de lavanda. Aliás, é reconhecida como uma das mais belas Abadias da Provença. Parece que só aqui você encontrará paz e tranquilidade. Vistas incrivelmente charmosas da abadia, rodeada por um azul lavanda, merecem a visita. Este é o cartão de visitas deste lugar. CONTINUE LENDO O POST COMPLETO AQUI.

CHÂTEAU DE GORDES

Classificado como Monumento Histórico em 1931, a sua construção decorreu entre os séculos XI e XVI. Era propriedade da família Agoult Simiane, que reinou sobre Gordes por quase 700 anos. 

Eles transformaram o edifício medieval em um imponente castelo renascentista (1525). 

De 1971 a 1996, abrigou o museu educacional do mestre húngaro da Op Art Vasarely e as obras do artista flamengo Pol Mara de 1997 a 2011.

Atualmente, hospeda grandes exposições de verão.

CONTINUE LENDO O POST COMPLETO AQUI.

GORDES  – FAROL LUBERON

No limite do Parque Natural Regional Luberon, no coração das montanhas Vaucluse, Gordes é o emblema da vila provençal no topo da colina. Mil vezes descrito, fotografado, admirado, deve a sua aura aos ilustres artistas que um dia o revelaram e deixaram uma marca cultural perpétua. CONTINUE LENDO O POST COMPLETO AQUI.

CHEKOUT: Andar por uma aldeia de estrutura neolítica e que foi habitada até ao século XVIII…Hum!!! não precisa usar muito a imaginação para descobrimos um mundo de valores e sentidos ir além dos livros, fotos e museus. Viver o passado!

Referencias: https://levillagedesbories.com/

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo