L’Isle Sur La Sorgue – Provence – França

L’Isle Sur La Sorgue – Provence – França

L’Isle sur la Sorgue – Veneza da Provence – França

L’Isle-sur-la-Sorgue é uma comuna francesa na região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento de Vaucluse. Estende-se por uma área de 44,57 km².

Em 2010 a comuna tinha 19 048 habitantes (densidade: 427,4 hab./km²).

Apelidada de ” A Veneza da Provence”, L’Isle sur la Sorgue é uma das cidades mais atraentes da região de Paca – (Provença-Alpes-Costa Azul) devido à natureza excepcional de seu ambiente.

Tira essa força de atração do Sorgue, um rio na nascente que nunca seca, que dá a estranha impressão de uma milagrosa suspensão do tempo.

Antiquários, boutiques, galerias, Campredon Art Centre, um centro cultural, todos esses ingredientes mantêm o mito do fenômeno “L’Isle sur la Sorgue”.

Seu nome quer dizer “Ilha sobre o rio Sorgue”. Ela é exatamente uma ilhota cercada pelo rio Sorgue (que nasce em Fontaine de Vaucluse) conectada por onze pontes.

O rio Sorgue forma um arco de 527 metros de comprimento, ao redor do centro antigo, onde foram instalados 17 moinhos d’água.

Hoje 14 deles ainda estão em pé contando sua história e são o principal cartão-postal da cidade.

Festejado pelos maiores poetas, de Petrarca a René Char, o Sorgue é também e acima de tudo o símbolo de uma convivência bem sucedida entre as pessoas e a natureza circundante.

 Rodas de pás, cais, ruas e becos, igrejas e capelas, sem falar dos pescadores e seus estranhos barcos chamados “Nego-Chin” (que significa literalmente “cachorro se afogando”), majestosamente organizados, constituem as peças que unidas formam uma “peça de vida” em um teatro maravilhoso.

Riachos e canais que sopram ternamente, água abundante e com fluxo fluxo regular, um lugar abençoado pelos deuses, romântico e poético à vontade, paraíso para pescadores, sonhadores e nós, claro!!!! Turistas a procura destes paraísos.

Sua identidade é um retrato que traz a tona sons, cheiros e sinais que, em uma combinação única individualizam este território e que o distinguem de todos os outros.

O mercado flutuante em L’Isle-sur-la-Sorgue

Teve origem através da ideia de um assistente da prefeitura de L’Isle-sur-la Sorgue que, na década de 1960, descobriu os mercados flutuantes na Ásia. Reproduziu a ideia em Vaucluse e assim, nasceu o mercado flutuante de L’Isle-sur-la Sorgue.

Desde então, tem o evento acontecido todos os anos no primeiro domingo de agosto e seu sucesso continua atraindo muitos turistas.

De dentro dos seus comércios navegáveis, os “Nègo Chin”, frágeis barcos tradicionais de madeira, os produtores comerciantes, em trajes de época deslizam de uma margem à outra do Sorgue ao apelo dos clientes turistas e locais, vendendo azeitonas, flores, alfazema ou pães.

CURIOSIDADE: os pescadores de Isle sur la Sorgue usavam uma espécie de canoa “NEGO-CHIN” na qual a propulsão era dada por uma longa vara conduzida pelo canoeiro que ficava em pé. Ainda pode ser vista no mercado flutuante no primeiro domingo do mês de agosto. Além disso, há festas com corrida de barcos e eventos de pesca nos moldes de outrora, em outras épocas do ano.

Mercado De Pulgas Aos Domingos

Desde 1973 que L’Isle-sur-la-Sorgue aparece em primeiro lugar na França e em décimo segundo lugar em toda a Europa pelo comércio de antiguidades e de mercado de pulgas, impulsionados por 350 comerciantes especializados.

L’Isle sur la Sorgue é um paraíso de mercados de pulgas, com vastos lofts e enormes edifícios industriais abandonados que oferecem um playground para os negociantes de antiguidades, enquanto os feirantes montam suas lojas nos pátios internos ao ar livre.

Nas aldeias da Provença, os mercados de pulgas são realizados todos os fins de semana.

Todos os domingos organizam-se ao longo do canal de Sorgue um mercado de antiguidades e um mercado de pulgas, bem como um mercado de produtos típicos da região: azeitonas, geleia de groselha, groselha, figos, mel de lavanda, tapenade de azeitona (pastinha rústica feita de azeitonas), girassóis (no verão), buquês de lavanda, frios, queijos, tecidos provençais, entre outros. Com a chegada da primavera, é ainda mais agradável passear e descobrir as cores, cheiros e os sabores destes mercados.

Com o tempo, o mercado de pulgas se tornou o cartão de visitas internacional de L’Isle-sur-la-Sorgue. Sem dúvida, a Feira Internacional de Antiguidades Art & You, que acontece todos os anos em duas etapas, na Páscoa e em agosto, conquistou espaço ao sol no grande e valorizado mercado europeu de antiguidades.

Tanto é assim que L’Isle-sur-la-Sorgue forma hoje, com Londres e Paris, um dos pontos cardeais deste triângulo dourado. Na verdade, é o eixo em torno do qual negócios, galerias de arte, decoradores, restaurantes, hoteleiros e donos de restaurantes são as pontas de lança de uma importante atividade econômica da cidade.

ANTIGUIDADES:

L’Isle sur la Sorgue é um verdadeiro paraíso para todos os amantes da decoração e para os caçadores de pechinchas.

Ai está o maior centro da Provença para o mercado profissional de antiguidades.

Desde a década de 1960 até hoje, Isle sur la Sorgue é conhecida em toda a Europa como um dos bastiões dos revendedores de segunda mão.

Cada ruela, beco ou passadiço, parece levar a outro armazém ou loja de antiguidades ou a todo um aglomerado de lojas em aldeias de antiguidades. 

Praças sombreadas e edifícios antigos – cheios de coisas! 

É como se o Antiques Road Show ganhasse vida bem na sua frente vezes cem vezes – ou melhor, 300 vezes.

Pois esse é o número de revendedores permanentes aqui.

Um paraíso para os amantes de antiguidades e de mercadorias de segunda mão .

Um centro cujo público não para de crescer desde a criação da 1ª Feira nos anos 1960 e da primeira vila de antiquários em 1978.

Oferecendo móveis, pinturas, obras de arte, tecidos charmosos, joias, livros, ferragens, nos diversos vilarejos antigos da cidade de sexta à tarde a segunda à noite inclusive, todos os domingos.

Procure o Mercado de Brocante avenue des 4 otages, lá são mais de 500 expositores durante os grandes eventos (Feira Internacional do Mercado de Pulgas e da Antiguidade – Páscoa e 15 de agosto).

Vá com tempo…. Vale muito a pena!!!

Igreja Colegiada de Nossa Senhora dos Anjos

Em 1212, o bispo de Cavaillon fundou uma igreja colegiada em L’Isle-sur-la-Sorgue com o nome de Notre-Dame-des-Anges, provavelmente para frustrar os poderes do consulado.

A maior parte da nave foi reconstruída entre 1645 e 1675 segundo os planos do arquiteto de Avignon, François Royers de la Valfenière.

A austera arquitectura exterior, influenciada pelo estilo jesuíta, contrasta com a ostentação das suas decorações interiores.

A ampla nave abobadada é delimitada em cada lado por uma rede de seis capelas laterais, encimadas por galerias de circulação protegidas por balaustradas.

Este plano é particularmente adequado à religiosidade deste período da Contra-Reforma Católica  : uma grande nave para acolher os fiéis e a pregação, bem como capelas destinadas às irmandades de casas diversas.

Muitos artistas da região, como Mignard, Vial, Péru ou Parrocel, contribuíram para a qualidade e abundância da decoração do edifício.

A Colegiada de Notre-Dame-des-Anges, reconstruída, com exceção do coro, em meados do século XVII, constitui um monumento excepcional pela riqueza da sua decoração interior: é um grande testemunho do Barroco no Sul da França.  

CHEKOUT:   Conhecida por seus canais pacíficos e becos sinuosos, moinhos seculares, cenário idílico, e suas ruas animadas, Ilha sur la Sorgue é um encanto.  Misteriosamente, povoa nossas mentes e nos dá aquela agradável sensação de paz. Vale muito a pena conhecer. Com tempo para andar, parar, respirar e sonhar….

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo