Luxembourg – Luxembourg

Luxemburgo é um pequeno país europeu, rodeado por Bélgica, França e Alemanha. Trata-se de uma nação predominantemente rural, com a densa floresta de Ardenas (https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_das_Ardenas)  e parques naturais ao norte, desfiladeiros rochosos da região de Mullerthal ao leste e o vale do rio Mosela no sudeste. A capital, Cidade de Luxemburgo, é famosa por sua antiga cidade medieval fortificada sobre penhascos íngremes possui uma área de 2.586 km2 e uma população de aproximadamente 505 mil habitantes.

Check-in: Apesar de que tínhamos grandes expectativas a respeito da cidade, na verdade, verdadeira, alí na “lata”, fomos surpreendidos…. Muito mais do que qualquer expectativa que tínhamos… Linda!!!!

A Cidade de Luxemburgo (em luxemburguêsLëtzebuerg, em francêsLuxembourg, em alemãoLuxemburg) é uma comuna de Luxemburgo  pertencente ao distrito de Luxemburgo e ao cantão de Luxemburgo. É e a capital do país de mesmo nome. Luxemburgo é uma cidade muito desenvolvida em seu comércio e nas indústrias.

A área metropolitana do Luxemburgo, que inclui  Hesperange,  Sandweiler,  Strassen  e  Walferdange  tem uma população de 103.973 habitantes.

Luxemburgo é uma das cidades mais ricas da Europa e tornou-se um importante centro financeiro e administrativo. A cidade do Luxemburgo contém várias instituições da União Europeia, incluindo o Tribunal de Justiça Europeu, o Tribunal de Contas e o Banco Europeu de Investimento.

O pequeno país apresenta uma economia em constante crescimento e seu governo constitui uma monarquia parlamentarista. Tem o maior PNB (Produto Nacional Bruto) per capita do mundo e baixos índices de desemprego e inflação, o que faz com que a maioria dos bancos tenham muitas transações internacionais. Embora Luxemburgo tenha sofrido uma pequena influência das dificuldades da economia mundial, o país manteve uma taxa de crescimento forte.

O que notamos ao transitar pela cidade foi uma grande sensação de segurança, um ar puro e limpeza impecável…. um lugar que se vive de uma maneira diferente da maioria das cidades que conhecemos…

Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente no mundo, isso significa que não há presidente, mas sim grão-duque. Mas apesar de parecer tudo muito real, eles vivem em uma democracia parlamentar e não em uma monarquia.

Como chegar a Luxemburgo:

Continuando nossa Road Trip, saímos do Castelo Eltz, passamos na ponte suspensa de Geierlay deixando a Alemanha e seguimos para Luxemburgo… Uma viagem na viagem…. Lindas paisagens, quase um conto de “Fadas”…

ROTEIRO COMPLETO:  veja o Road Trip completo aqui Holanda – Alemanha – Luxemburgo – Bélgica e retorno por Holanda –

 LINK PAR GOOGLE MAPS:

E QUE COMEÇE O BATE PERNA….. ROTEIRO EM LUXEMBURGO

Place de la Constituition 

A Praça da Constituição construída no antigo Bastião de Beck (O Bastião Beck foi construído durante o primeiro domínio espanhol em 1644. Esta obra fortificada recebeu o nome do governador do Ducado de Luxemburgo, o barão Johann von Beck. Após um reforço nas estruturas em 1860, o bastião foi parcialmente desmantelado em 1867). O “Gëlle Fra” (Dama Dourada), monumento que se encontra nesta praça, foi erguido em 1923 para homenagear os luxemburgueses que morreram na Primeira Guerra Mundial, hoje é um exemplo da liberdade e da resistência do povo luxemburguês.

É uma linda praça que dá vista para o vale Petruuse e da ponte Adolphe.

A representação dos voluntários está na própria base do monumento, uma escultura representando um soldado em luto pela morte do seu compatriota a serviço do país. No topo do obelisco está a Mulher de Ouro, a estátua de bronze com uma mulher segurando uma coroa, representando como se a própria estivesse colocando-a sobre a cabeça da nação. O monumento serve para simbolizar a liberdade e resistência do povo de Luxemburgo.

Memorial “Gëlle Fra”  – (A Dama Dourada)

Entre os monumentos históricos de Luxemburgo, a Golden Lady na Praça da Constituição foi erguida em 1923 para homenagear os luxemburgueses que morreram na Primeira Guerra Mundial. 

O memorial representa uma figura feminina folheada a ouro em um obelisco de pedra. Em 20 de outubro de 1940, os nazistas derrubaram o monumento; somente em 1984 uma extensa restauração devolveu a sua aparência original.

Hoje, simboliza a liberdade e a resistência do povo luxemburguês.

Pont Adolphe – Linda!!!!

Também chamada de Ponte Nova, foi erguida entre 1900 e 1903 durante o governo do Grão-Duque Adolphe. Este evento foi acompanhado com grande interesse do exterior, pois a ponte possuía o maior arco de pedra do mundo até então.

 O grande arco duplo se estende por mais de 85 metros através do vale Pétrusse, a uma altura de 42 metros e um comprimento total de 153 metros. Ficamos aí deslumbrados com aquela verdadeira obra de arte da engenharia!!!!!!

 A ponte possui passagem para pedestres também e está situada acima do Vallée de la Pétrusse, dividindo a cidade de Luxemburgo em duas (Cidade Alta e Plateau Bourbon).

Vallé de la Pétrusse

O vale Pétrusse, com cerca de 50 metros de profundidade, sob a ponte Adolphe, já fez parte das defesas naturais da cidade de Luxemburgo. Como parte da fortificação de proteção da cidade, foi construída também uma eclusa que permitia o seu alagamento, diminuindo assim as possibilidades de invasão pelo vale. 

Hoje é um parque muito bonito que fica em um vale repleto de natureza onde os moradores praticam esportes.

Encostas rodeadas por um desfiladeiro inclinado, no fundo do qual se cruza um pequeno rio tranquilo, ladeado por salgueiros-chorões e por passeios que acompanham os ribeiros do Pétrusse ao longo da sua travessia no vale. Daí surgiu seu nome. 

Abraçando os pés das colinas verdes e as encostas íngremes que delineiam esta paisagem majestosa que é o vale Pétrusse, o pequeno riacho serpenteou vários quilômetros abaixo da vida agitada da cidade alta e do distrito da estação. Muito bonito, exala uma serenidade que beira a sensação de felicidade eterna.

O Chemin de la Corniche – Caminho da cornija

Também chamada de “a mais bela varanda da Europa” (de acordo com o escritor luxemburguês Batty Weber), ele corre ao longo do vale de Alzette e se desenvolve nas muralhas – construídas pelos espanhóis e franceses no século 17 – sistema de defesa, concebido e sucessivamente ampliado pelos mais conceituados engenheiros do continente ao longo de nove séculos, é o maior do mundo no seu gênero e entrou para a lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1994.

Chemin de la Corniche significa “Caminho da Cornija” (em arquitetura, é uma faixa horizontal que se destaca na parede). Esta cornija é uma estrada encravada na beira de um penhasco. Normalmente “As Cornijas! Por onde passamos são lindas, destaque as de perto de Mônaco, mas nem todas com esta bagagem de beleza e história

Até ao ano de 1870 a Corniche apresentava escadas em vertentes íngremes que só foram niveladas após o desmantelamento da fortaleza. Além disso, a maior parte da muralha protetora com suas lacunas foi removida para revelar um panorama soberbo sobre o vale do Alzette, o distrito da cidade de Grund e o Planalto Rham. Viva Luxemburgo!!!

Aclamado como “a varanda mais bonita da Europa“, este passeio para pedestres serpenteia ao longo do curso das muralhas da cidade do século 17 com vista para o cânion do rio em direção às fortificações de Wenzelsmauer (Muro de Wenceslas – uma seção da fortaleza de Luxemburgo). A caminhada no topo da muralha continua ao longo da Blvd Victor Thorn até a torre Dräi Tier (Triple Gate), estendendo-se por 600 m no total.

Sempre citada como “a varanda mais bonita da Europa”, não deixa nada a desejar, vale sua reputação. A partir do topo, vistas encantadoras revelam várias casas aristocráticas e edifícios históricos, incluindo o antigo convento dos dominicanos e a igreja de São Miguel (987 DC) (um dos mais antigos locais de culto da cidade) e a Abadia de Neumunster. 

Grund, a cidade baixa de Luxemburgo

Grund, a cidade baixa de Luxemburgo, está localizado no vale abaixo do centro da cidade de Luxemburgo, nas margens do rio Alzette É possível descer por uma ladeira e retornar por um elevador.

O bairro é bem famoso pela sua arquitetura típica, ruas pequenas muito arborizadas, repleto de restaurantes (dentre eles dois famosos: Mosconi, restaurante premiado especialista em pasta, e Kamakura, restaurante japonês), bares e vida boêmia.

Do Corniche e Casamatas se tem uma bela visão do Bairro Grund com suas construções em tom pastel com telhados acinzentados, pincelados com o verde da vegetação. Uma pintura!

Bock Casemates e PÉTRUSSE

Pertencentes ao Patrimônio Mundial da UNESCO , os primeiros túneis subterrâneos foram construídos em 1644, na época do domínio espanhol. As galerias de 23 quilômetros foram ampliadas apenas 40 anos depois por Vauban, o engenheiro militar francês e construtor de fortalezas, e novas ampliações no século XVIII pelos austríacos. As passagens subterrâneas defensivas foram colocadas em níveis diferentes e alcançaram até 40 metros. São estas impressionantes obras de defesa que conferem a Luxemburgo o nome de “Gibraltar do Norte”. Talvez uma parte da história não tão louvável, mas importante ao desenvolvimento humano, conforme se observou, infelizmente ao longo de toda história de guerras na Europa e no Mundo!!!.

Após o desmonte da fortaleza no ano de 1867, apenas 17 quilômetros de casamatas foram poupados, refeitos e deixados em bom estado. Desde 1933, as casamatas de Bock e Pétrusse estão abertas ao público. As muralhas da fortaleza e o historicamente impressionante centro histórico, gozam de reputação internacional: em 1994, a UNESCO os listou como Patrimônio Mundial.  

Verdadeiramente um artefato notável dos tempos medievais, esta série de 23 kms (aproximadamente 14 milhas) de túneis sob a cidade proporcionou aos antigos habitantes uma maneira de proteger suas casas e seu modo de vida. Eles foram originalmente construídos em 1644 na era da ocupação espanhola e, em seguida, ampliados pelo engenheiro francês Vauban apenas 40 anos depois. Na verdade, existem também mais de 40.000 metros quadrados de salas à prova de bombas, onde as pessoas podem se esconder dos agressores. Em seu pico, a rede de túneis acomodou milhares de defensores, abrigando seus ocupantes junto com numerosos cavalos, oficinas de artilharia, matadouros, cozinhas, padarias e equipamentos.

Com todas essas fortificações, a cidade de Luxemburgo foi apelidada de “Gibraltar do Norte”, uma verdadeira fortaleza inexpugnável. Infelizmente ou felizmente não sabemos…, a fortaleza foi desmantelada em 1867,no entanto, ainda há 17 km (aproximadamente 10,5 milhas) disponíveis para passeios. Existem 2 conjuntos de Casemates, o Petrusse e o Bock.  No entanto, o Petrusse está aberto apenas nas férias escolares, por isso é muito mais confiável visitar o Bock Casemates. Nas Casematas de Bock também é possível ver a cripta arqueológica das fundações originais da peça do castelo construída em 963 DC. Esta é a parte do castelo conhecida como Promonotório Bock, e é onde começa a visita à casamata.

Place d’Armes

A Place d’Armes ( luxemburguês : Plëss d’Arem , ou simplesmente Plëss ) é uma praça na cidade de Luxemburgo, no sul do Grão-Ducado de Luxemburgo . Em uma localização central na cidade velha, atrai um grande número de locais e visitantes, especialmente nos meses de verão. Originalmente, servia como ponto de parada para as tropas que defendiam a cidade. 

A place d’Armes , rodeada por muitos cafés, restaurantes de rua e muito comércio nas ruas adjacentes, tornou-se o local onde os jovens e os mais velhos e nos turistas visitantes de carteirinha se encontram. Uma praça agradável de sentar e ficar aí olhando a vida passar…… Lembro da gente sentado em uma mesa ali e observando os pombos tentando tomar o lanche das pessoas (pura maldade, mas engraçado por demais…kkkkk).

A Place d’Armes, também chamada de “Salão da Cidade”, foi alinhada por Sebastian van Noyen de Utrecht e concluída pelo governador Jean Charles de Landas em 1671. As tropas francesas de Luís XIV pavimentaram a praça, plantaram limoeiros e a usaram para desfiles. Épocas tenebrosas….

A Place d’Armes acolhe hoje o Mercado de Natal e, devido ao quiosque, concertos ao ar livre durante a temporada. Que lugar bacana!!!

Cercle Cité

O Palácio da Cidade, hoje denominado Cercle Cité ou Circulo municipal, também está situado na Place d’Armes no centro histórico de Ville Haute. Em 2006, foi realizado um amplo trabalho de renovação e restauração no Cercle, a fim de transformá-lo em um centro de convenções e exposições. A obra foi concluída em abril de 2011.

O Círculo Municipal funciona como um edifício administrativo com várias salas de recepção. De 1953 a 1969, o Cercle Municipal funcionou como ponto de encontro da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). O sinal mais característico da fachada do edifício é o friso que representa a entrega de cartas de franquia aos habitantes da cidade de Luxemburgo pela condessa Ermesinde (1244). Detalhe sobre as janelas centrais. Uma passarela liga o Cercle Municipal ao centro sócio-cultural “Le Cité”. Juntos, eles formam o centro cultural e de congressos “Cercle Cité” localizado na Place d’Armes.

Dicks-Lentz monumento 

Na extremidade oeste da Place d’Armes na Praça Jan Pallach, há um monumento de Pierre Federspiel que celebra os dois poetas nacionais de Luxemburgo, Dicks (1823-1891) e Michel Lentz (1820-1893), que escreveu a letra do hino nacional. 

O leão no topo do monumento representa o Grão-Ducado, enquanto o ferreiro simboliza a indústria do aço. 

A inscrição no pilar: Mir wëlle bleiwe wat mir sin (Queremos ser o que somos) é o lema dos luxemburgueses.

 Palácio dos Duques (Grand Ducal Palace)

Na sua função de residência urbana da família do grão-ducal, o grande palácio ducal está situado no centro da cidade velha.  Anteriormente, a primeira prefeitura da cidade ocupava o local do atual palácio; destruída por uma explosão de pólvora (1554), a prefeitura foi reconstruída 20 anos depois. Em meados do século 18, obras foram adicionadas como uma extensão, e o Parlamento foi construído como um anexo em 1859. Desde 1890, o edifício principal serviu como residência oficial dos Grão-Duques.

O palácio do grão-ducal tem, sem dúvida, uma das fachadas mais bonitas da cidade (Renascimento Flamengo, século XVI).

Sob a supervisão de Charlotte, o palácio foi redecorado durante a década de 1960. Foi totalmente restaurado entre 1991 e 1996. O interior do Palácio tem sido renovado regularmente para corresponder aos gostos modernos e padrões de conforto. Imponente por demais.

  A solene troca da guarda em frente ao palácio dos duques ocorre de hora em hora. Acompanhamos passo a passo,,,, tomando um chocolate….

Chocolate House.

Bem em frente ao palácio Grão-Ducal paramos para conhecer a chocolate House da Dona Nathalie Boon, que nos recomendou a prata da casa o Hot chocolate Spoon. É um delicioso chocolate preso em uma colher de pau. Como deliciar? Despeje o leite quente, coloque a colher dentro do copo e mexa levemente, pronto é só aproveitar!!!!! Delicioso!!!!

Para acompanhar pedimos uma torta deliciosa e ficamos aí vendo a troca de guarda e observando o indo e vindo das pessoas, apenas observando, uma experiência inesquecível!!!!!

A dona Nathalie preconiza: Originais inconfundíveis – Qualidade real: Nós usamos os melhores chocolates belgas e franceses para criar nossas extraordinárias criações de chocolate. Sem gorduras vegetais ou óleo de palma, sem sabores e cores artificiais, sem intensificadores de sabor, sem conservantes. Aprovado!!!!

SAINT MICHAEL’S CHURCH

Depois do nosso lanchinho e um descanso para as pernas seguimos para conhecer a igreja de São Miguel. A Igreja de São Miguel é uma igreja católica romana na cidade de Luxemburgo, fica ao sul do Luxemburgo. Está localizada em Fishmarket, no bairro central de Ville Haute. A igreja é o mais antigo local religioso existente na cidade de Luxemburgo.

A primeira igreja foi construída no local em 987 como capela do castelo para o conde de Luxemburgo . No entanto, ao longo dos séculos seguintes, o edifício foi destruído, reconstruído, e renovado várias vezes. 

O seu surgimento atual data de 1688, e reúne os estilos arquitetônicos românico e barroco , anteriores ao barroco Moselle nacional . O prédio foi restaurado desde então, preservando sua forma original; foi renovado mais recentemente nas décadas de 1960, 1980 e 2003-2004.  Bem diferente adentrar nesta história…. quantos passaram por ali…. Jesus!!!

Place Clairefountaine

Situada perto da Catedral do distrito governamental, a Place de Clairefontaine foi redesenhada no final dos anos oitenta. Parte de uma extensa restauração e reconstrução envolvendo todo o distrito.

O nome da praça vem de um local de abrigo, um refúgio pertencente à abadia de Clairefontaine que fica perto da fronteira com a Bélgica. O mesmo refúgio foi demolido em 1933.

Um monumento em homenagem à Grã-Duquesa Charlotte (1896-1985), projetado pelo escultor parisiense Jean Cardot, foi erguido nesta praça em abril de 1990. Cultura que segue!!!!

A Catedral de Notre Dame fica bem perto da place Clairefontaine, aproveitamos e fomos conhecê-la.

 Kathedral Notre Dame ou Catedral de Notre- Dame

A Catedral de Notre-Dame em Luxemburgo é a catedral católica da cidade de Luxemburgo, ao sul de Luxemburgo. Foi, originalmente, uma catedral Jesuíta, e sua base foi construída em 1613. A igreja é um grande exemplo da antiga arquitetura gótica; entretanto, possui também muitos elementos e adornos da arquitetura do Renascimento. No final do século XVIII, ela recebeu a milagrosa imagem de Maria Consolatrix Afflictorum, a santa patrona da cidade e da nação. Depois, foi consagrada como Igreja de Nossa Senhora e, por volta de 1870, foi elevada à conotação de Catedral de Notre-Dame pelo Papa Pio IX. De 1935 até 1938, a catedral sofreu uma expansão. Adequações e melhorias.

Luxemburgo se tornou um país católico no final do século XIX, com a chegada de Mariana de Bragança, a bisavó do atual Grão-duque; até então, o Grão-Ducado era um país protestante. Ao casar-se, fez um acordo com o papa: os filhos varões que nascessem do casamento seriam protestantes e as filhas católicas. Mariana de Bragança teve sete filhas, e assim o país tornou-se um país católico. Sete filhas… não deu pra discutir…. País Católico!!!!

Foi nesta ocasião que se construiu a cripta para a família reinante. Logo à entrada, temos o túmulo de João, o Cego, Rei da Boemia e Conde do Luxemburgo, herói nacional (figuras históricas da cidade). Na cripta propriamente dita estão todos os membros já falecidos da família dos grão-duques, incluindo Mariana de Bragança.

Notre Dame foi esculpida de maneira exuberante, com colunas decoradas com arabescos, possui vitrais dos séculos XIX e XX e confessionário neogótico. Muito, muito bonita mesmo.

Place Guillaume II

Aproveitamos que estávamos por perto e botamos mais vistas à  Place Guillaume II. A praça, principal do centro histórico da cidade já tinha sido visitada várias vezes em nossas caminhadas. Nessa praça está o Escritório de Turismo onde você pode conseguir mapas com marcação da gentil funcionária que marcou no mapa, os principais pontos turísticos e deu algumas dicas do melhor trajeto….

Desde meados do século 13, a Place Guillaume II, em homenagem ao Rei dos Países Baixos e Grão-Duque de Luxemburgo, foi o local da igreja e do convento da ordem Franciscana. O nome popular de Knuedler é derivado do nó de cordão dos monges, o “Knued”.

Em 1797, o convento e suas instalações foram confiscados e parcialmente alienados pelos franceses. Nas décadas seguintes, o complexo do convento foi arrasado e a praça teve que ser recuperada. Hoje abriga muitos mercados, shows ao ar livre e festas. Aqui estão o Hôtel de Ville e o Escritório de Turismo da Cidade de Luxemburgo.

Cité Judiciare – Cidade Judiciaria

A cidade judiciária de Luxemburgo é um conjunto arquitetônico da cidade. Localizada no planalto de Saint-Esprit ao sul de Ville-Haute , o centro histórico da capital do Grão-Ducal.

Em 1992, o Conselho de Governo aprovou a proposta do Ministro de confiar o projeto de construção de uma nova Cidade Judicial no Plateau du Saint-Esprit aos arquitetos luxemburgueses Rob e Léon Krier. A primeira pedra da Cidade Judicial foi lançada em 7 de outubro de 2003.

Em 2008, as obras foram concluídas e os serviços de justiça puderam mudar para as novas instalações em julho. No dia 6 de outubro de 2008 foi inaugurada oficialmente a Cidade Judiciária.

O conjunto, em estilo barroco de Mosela para se enquadrar no partido arquitetônico tombado pela UNESCO, é obra de Rob Krier e Léon Krier e congrega todas as administrações judiciais da cidade , com exceção das vinculadas para a União Europeia , localizada em Kirchberg .

E é aqui onde fica o elevador que leva até a parte baixa da cidade, no Grund – daqui se tem uma linda vista,   maravilhosa. É um spoiler da varanda de Cornische !!! Vista daquela de encher os olhos….

Lëtzebuerg – City Museum

O Museu de História da Cidade do Luxemburgo, ilustra os mil anos de história da Cidade “do Luxemburgo” com exposições permanentes e temporárias. Fundado em 22 de junho de 1996, foi projetad pelo arquiteto luxemburguês Conny Lentz e Repérages. https://en.wikipedia.org/wiki/Luxembourg_City_History_Museum

Este museu dá vida aos mais de mil anos de história da capital: “The Luxembourg Story” é uma exposição permanente que mostra o desenvolvimento da cidade através de inúmeros artefactos e modelos originais, alguns deles com animações multimídia. 

O novo Centro de Visitantes da UNESCO se encaixa perfeitamente aqui e continuando com o mesmo tema histórico, enquanto dois outros andares do museu abrigam exposições temporárias. 

O Museu da Cidade de Lëtzebuerg está instalado em quatro edifícios históricos que foram construídos entre os séculos XVII e XIX, em alguns casos sobre alicerces medievais. 

Um destaque especial é o vasto elevador de vidro que pode transportar até 65 pessoas ao mesmo tempo ao longo das antigas paredes do museu. Uma sintonia perfeita entre o mais moderno e o antigo.

Como locomover em Luxemburgo

Para aproveitar achamos a melhor maneira de conhecer a cidade foi pé mesmo. A dica é calçar um sapato confortável e bater pernas e conhecer cada continho escondido. Em Luxemburgo todos os pontos turísticos são próximos uns dos outros, facilitando esta “difícil” vida de turista…. kkkkk

Mas existem essas outras duas opções:

  • City Sightseeing: é aqueles ônibus turístico (Hop-On) de dois andares que tem em quase todas as cidades do mundo.
  • Petrussé Express: é um trenzinho verde que faz um passeio de aproximadamente 1 hora, fazendo o percurso pelas principais atrações de Luxemburgo.


ROTEIRO COMPLETO:  veja o Road Trip completo aqui Holanda – Alemanha – Luxemburgo – Bélgica e retorno por Holanda

CheckOut: Na verdade não temos vontade de voltar a Luxemburgo…. O que nos perguntamos é o porquê saímos de lá…. Lugar lindo. Um show, cada foto um quadro, inala-se cultura e civilidade…. muito além do que imaginávamos. Apesar da amarga e não tão bonita história de guerras, fortes, legiões…. Aprenderam com o passado e despontam como exemplo no presente.

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo