Manosque – Fábrica da L’ occitane In Provence – sul da França

Manosque – Fábrica da L’ occitane In Provence – sul da França

Manosque é uma comuna francesa na região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento dos Alpes da Alta Provença. Estende-se por uma área de 56,73 km². Em 2010 a comuna tinha 22 105 habitantes. Wikipédia

A GG é apaixonada pela L”Occitane, ai foi incluído no nosso roteiro conhecer a fábrica, que fica em Manosque. Vamos para visita?

No local, além da fábrica tem também um museu e uma lojinha, para comprarmos nossos mimos.

A fábrica da L’Occitanne, local de mostragem, não é grande e dali podemos verificar o seu processo de fabricação, o compromisso com o meio ambiente e os ingredientes sustentáveis.

Impressiona o controle de qualidade que é feito..

As visitas pela fábrica devem ser agendadas com antecedência e só ocorrem uma ou duas vezes por semana.

Os preços da loja de fábrica são 10% inferiores ao do restante da Europa.

Telefones para agendar seu tour: Centro de Turismo de Manosque: +33 (0) 4.92.72.16.00 e Centro de Turismo de Greox-les.Bains: +33 (0)4.92.78.01.08.

A marca foi fundada pelo francês Olivier Baussan, em 1976, quando tinha apenas 23 anos e era estudante de literatura. Inspirado pelos perfumes naturais de sua amada Provença, comprou um alambique usado e um destilador a vapor e fez sua primeira produção: óleo de alecrim essencial puro.  Começou bem o rapaz né?

Ao colocar o produto para vender em mercados locais, ele sumiu rapidamente das prateleiras, agradando a todos que o adquiriram. E assim nasceu essa marca, que mantém seu foco em ingredientes naturais, valoriza os parceiros locais e hoje tem mais de duas mil lojas em mais de 80 países.

Depois de vender a maior parte das ações em 1990, tornando-se sócio minoritário, Baussan passou a ocupar o cargo de diretor artístico. Ele é responsável pelos desenhos das embalagens vintage, que faz de forma artesanal, utilizando gesso.

Em 2009, recebeu a medalha de honra ao mérito da agricultura, entregue pelo ministro da agricultura francês Michel Barnier; em fevereiro de 2011, foi homenageado pela revista Vanity Fair (Hall of Fame) por seu trabalho filantrópico

O nome que escolheu para batizar sua marca vem de Occitane (Occitânia, em português), uma porção localizada no sul da França (onde fica Provença e a zona mediterrânea do país), ao norte da Espanha e a noroeste da Itália.

É considerada uma nação sem Estado, administrada pela França, com sistema linguístico próprio, o occitano, mantido vivo por gerações mais antigas.

A primeira boutique L’Occitane foi inaugurada em 1978 em Volx, uma vila na Provença. Baussan encontrou uma fábrica de sabonetes desativada em Manosque, outra aldeia provençal, que ele assumiu para fabricar sabonetes à base de vegetais usando métodos tradicionais.

Na década de 1990, Baussan vendeu uma participação majoritária no negócio para capitalistas de risco para financiar a expansão. Como suas abordagens eram incompatíveis, Baussan viu-se excluído da gestão diária e da tomada de decisões estratégicas.

Hoje, a l’Occitane conta com 2.572 butiques em todo o mundo e emprega mais de 7.600 pessoas e tem objetivos muito alinhados com as melhores práticas….

No “Jardim mediterrâneo”, ao redor do museu, repleto de espécies silvestres e cultivadas, pode-se deixar levar pelos tesouros naturais que são usados para produzir os produtos.

Tivemos a oportunidade de descobrir ao longo de diferentes áreas interativas e sensoriais os tesouros da terra que a L´occitane sublima todos os dia.

Um aroma indescritível…

CHEKOUT:

Mesmo não sendo tão apaixonada pelo aroma como a GG, não deixe de visitar. Fora a oportunidade de fazer suas compras na lojinha…KKKK, é uma visita emocionante, pontuada por atividades sensoriais (lindo jardim, aroma indescritível…).

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo