Nice: Cor e brilho próprio. A capital da Riviera Francesa, é um dos destinos mais populares no mundo!!!! Faz por merecer!!!
Uma conjunção ímpar: Beleza natural, opulência do velho mundo, sol o ano todo, vida, muita vida nas ruas vibrantes e localização deslumbrante, à beira-mar, e que mar…. Nenhum lugar na França se compara a Nice.

Nice, capital do departamento dos Alpes Marítimos, na Riviera Francesa, está localizada na praia de seixos da Baie des Anges. Fundada pelos gregos e depois transformada em retiro da elite europeia do século XIX, a cidade atrai artistas há muito tempo. Henri Matisse, seu antigo morador, é homenageado com uma coleção de pinturas que abrange toda a sua carreira no Museu Matisse. O Museu Marc Chagall exibe algumas das principais obras religiosas do artista homônimo…. agora, estar ali é mágico mesmo!!!!

Nice tem uma localização invejável.
Fica a apenas alguns quilômetros da fronteira Italiana, habilidosamente implantada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas francesas.
Com um clima ameno, sol constante, uma luz única em vários tipos de paisagens e, claro, magníficas praias de um azul inconfundível.
Um destino obrigatório para lista de lugares imperdíveis.
Cidade repleta de história, cultura, arte, eventos, lazer, natureza e culinária cheia de sabores distintos e ligados à terra.
Nice combina um charme autêntico com a vivacidade do Mediterrâneo ao oferecer um calendário cheio de atividades.

É difícil não cair no clichê ao descrever Nice.
O sol brilha em um céu azul aparentemente infinito.
Os iates imaculados se alinham no mar cintilante.
Aninhada entre o mar e as montanhas, Nice é um desses raros tesouros geográficos. Um cenário belíssimo, foi escrito, filmado, fotografado e pintado com tanta frequência que parece ao mesmo tempo familiar e atemporal.

O que torna este lugar especialmente atraente, eu acho, é que historicamente é um conto de duas cidades – ou melhor, dois países.
Em 1860, Nice foi devolvida à França da Itália (Garibaldi nasceu em Nice).
Até hoje, Nice não se sente totalmente francesa nem italiana.
É uma maravilhosa mistura franco-italiana, com cada lado trazendo seu próprio sabor e temperamento para criar uma ‘la vie Niçoise’ ( Boa Vida).
Tanto a comida quanto a arquitetura refletem isso. Pode-se dizer que você toma um bom café na França graças a Nice.
OLD NICE – VIEILLE VILLE – CENTRO HISTÓRICO
Vieux Nice é o vibrante centro histórico da cidade, com ruas calcetadas e estreitas, e edifícios em tons pastel onde as lojas vendem sabonetes de Nice e tecidos da Provença, além de carnes e queijos.
Um mercado diário na rua pedonal Cours Saleya oferece produtos agrícolas e flores, e os pubs animados e os restaurantes ao ar livre, que servem especialidades como os crepes socca, abundam na zona. O frondoso Parc de la Colline du Château, no cimo da colina, oferece vistas espetaculares da cidade e do mar.
O centro histórico de Nice permite que você viaje até o ano de 1700 enquanto se perde em suas ruas estreitas e joias arquitetônicas, como a Catedral de Sainte-Réparate. A área também abriga muitos restaurantes, bares, pequenas lojas e boutiques.
PLACE MASSÉNA
É com certeza, uma das praças mais lindas da França. Enorme, muito ampla, centro de visitação e assim, muito movimentada, e ainda mais exuberante a noite com suas esculturas suspensas e iluminadas. Ressalta-se o chafariz e sua bela estátua.

Linda demais! Chegando lá, após a Place Masséna, você ainda terá a chance de conhecer a Câmara Municipal, a Ópera Municipla e muitas lojas.
Na nossa prais, engenharia e arquitetura, nos chamou a atenção o vermelho das fachadas, os caixilhos brancos, arcadas de fachadas e a influência piemontesa (Origem Italiana e influências Francesas).
Na “fonte do sol”, inaugurada em 1956, estão cinco estátuas de bronze esculpidas por Alfred Janniot. Todas representam personagens da mitologia greco-romana: Terra, Marte, Vênus, Mercúrio e Saturno.

Há uma estátua de mármore de Apolo com sete metros de altura no centro da fonte.
Fora a área da fonte, a praça também possui sete estátuas de escribas, em resina branca, cerca de dez metros acima do solo.
Estas estátuas iluminam-se à noite graças aos efeitos de luz que mudam e as transformam em “Tatuagens”, ou homens translúcidos que se iluminam em cores diferentes dependendo do momento.
Eles foram feitos pelo escultor catalão Jaume Plensa.
Promenade des Anglais.
A Promenade des Anglais, é uma avenida beira mar de Nice que se estende por quase toda a cidade. É nela que tudo acontece, pessoal aproveitando o dia para andar de bike, pegar um sol, passear com seu cachorro ou curtir um dos muitos bares com cadeiras de sol que ficam na orla.
Sem dúvida o destino turístico mais popular de Nice, localizado nos arredores da Cidade Velha, a Promenade des Anglais é um passeio agitado com uma cena cultural vibrante. O calçadão abriga hotéis mundialmente famosos, incluindo o elegante Hotel Negresco e, também abriga uma variedade de casas noturnas, bares e restaurantes excepcionais. O calçadão oferece vistas espetaculares da praia e do mar e fica cheio de gente que vai pra lá curtir o pôr do sol e a vista fenomenal do lugar.
A Praia:
A praia é bem bonita, não exatamente uma praia no estilo Brasileiro…. Não tem areia…. Só pedras!!!! Mas mesmo assim, um show a parte. Para amenizar o desconforto dos pés, têm passadeiras de sisal entre as espreguiçadeiras, mas como vantagem, não tem barraquinhas com traqueiras para comer.Tem opção de locação guarda-sol com cadeiras, mas, pra quem vai com intuito de prais, pode-se levar seu próprio Kit “areia_pedra”. Bom também!!!!.
Praça Garibaldi, um pequeno pedaço da Itália em Nice
A Praça Garibaldi foi construída em 1773 e é hoje a mais antiga das principais praças de Nice. Foi criado como um local de boas-vindas para o Rei da Sardenha, Victor Amadeus III de Torino ( Victor-Amédée III de Sardaigne ). Daí o nome original da praça: Piazza Vittorio . Naquela época, Nice pertencia à Itália e a Praça Garibaldi ainda é muito mais italiana do que francesa.

Atualmente, a praça é um ponto de encontro e um dos pontos de visita obrigatórios nas excursões por Nice.
Você pode comer e beber no antigo Café de Torino, entre vários outros, à sombra das árvores ou sob as lindas arcadas que circundam a praça.
Também vale a pena dar uma olhada no monumento de Giuseppe Garibaldi com sua fonte ao redor, e finalmente visitar a capela atrás dele (Chapelle du Saint-Sépulcre), construída no final do século XVIII; pertence à Irmandade dos Penitentes Azuis.
Três balas de canhão disparadas pelas tropas turcas durante o cerco de Nice em 1543 foram colocadas na fachada da capela. Outra bala de canhão pode ser encontrada ao lado do Palácio Lascaris, na Cidade
Quem foi Giuseppe Garibaldi?

Giuseppe Garibaldi , que foi homenageado com o nome desta importante praça de Nice, era um italiano nascido em Nice em 1807.
Até hoje é um herói nacional na Itália porque é a ele que o estado deve o renascimento iniciado em 1859 e hoje conhecido como Ressurgimento.
Garibaldi foi um marinheiro profissional, um inimigo do papado e um grão-mestre maçônico.
Ele ficou famoso, sobretudo, durante as lutas na Sicília e em Roma.
CATEDRAL DE NOTRE DAME
Notre-Dame Basílica de Nice é uma basílica localizado na Avenida Jean-Médecin no centro da cidade. Foi construído entre 1864 e 1868 de acordo com os planos do arquiteto francês Louis Lenormand. É a maior igreja de Nice. De estilo neogótico, é inspirado na catedral de Angers. A basílica tem duas torres quadradas de vinte e cinco metros de altura .

A fachada domina a avenida Jean Médecin, em frente da avenida de Notre Dame.
Representa uma espécie de Arco de triunfo com três vãos, ornamentada no centro por uma muito bela rosácea, contornada por voltas salientes, perfuradas por compridas janelas ogivais. Janelas octogonais lição completar este conjunto e estátuas de santos locais ocupar os altares em colunas que se veem por cima das portas, mas a obra ficou inacabada. Mas com um destaque enorme….. Muito bem localizada e sem concorrentes vizinhos, ela se destaca no local.
CHECKOUT.
Não é por acaso que Nice recebe anualmente 4 milhões de turistas, um dos melhores índices da turística França. O segredo nem tão bem guardado assim, reside na versatilidade da quinta maior cidade do país. Primeiro, é sua extraordinária localização, entre montanha e mar – que pode ser contemplado de seu célebre calçadão, Promenade des Anglais, ou do incrível Château de Nice, do século 11 e também por sua aconchegante recepção ao turista. Uma cidade Internacional, em costumes, gastronomia, culturas…. Como ela diz…. Super recomendamos….. Vale muito a pena!