Uma das figuras mais icônicas de Marselha, na França, é a Notre-Dame de la Garde (Nossa Senhora da Guarda), uma igreja neobizantina construída na elevação natural mais alta da cidade. Ela fica no topo da montanha, olhando para a movimentada cidade abaixo com um olhar atento e protetor, às vezes chamada de “la bonne mère” (a boa mãe) pelos habitantes locais.

Se fosse necessário apresentar Notre Dame de la Garde em poucas palavras, seria: mais de 800 anos de peregrinação, 157 metros de altura, uma vista deslumbrante de toda a cidade de Phocaean (Marselia) e o símbolo de uma cidade inteira.
A HISTÓRIA “BONNE MÈRE” – Boa Mãe

Aquele conhecido como “La Bonne Mère” viveu três vidas. Construída pela primeira vez em 1214 – na altura era uma pequena capela – foi reconstruída no século XV antes de ser novamente destruída em 1853, para dar lugar a uma basílica maior.
O objetivo é então ter um local grande o suficiente para acomodar os peregrinos que se tornam cada vez mais numerosos desde o aparecimento do cólera.

No interior, os materiais utilizados estão no auge do seu esplendor: mármore branco de Carrara e mármore vermelho de Brignoles ao lado de mosaicos de estilo bizantino.
Sob a basílica, a cripta foi cavada diretamente na rocha.
A diferença de estilo entre a cripta e a basílica é notável: por um lado a basílica com a sua decoração riquíssima e dourada, por outro a cripta e a sua decoração muito sóbria, sem pinturas nem ornamentos.
A BASÍLICA EM NÚMEROS

Este monumento de Marselha está localizado na colina mais alta perto do Porto Velho, a uma altitude de 150 metros.
A torre do sino de Notre Dame de la Garde atinge uma altura de 41 metros.
A estátua dourada de Maria que domina a basílica tem 11,20 metros de comprimento e pesa quase 9.796 kg! Foi feito pela empresa Christofle e precisa ser dourado com 500 gramas de ouro a cada quarto de século.

Sua construção exigiu mais de 40 anos de obras.
No interior, as dimensões tornaram-se mais modestas: a nave tem 32,7 metros de comprimento e 14 metros de largura.
É decorado com capelas laterais, cada uma medindo 3,8 metros por 5,4 metros.
A BASÍLICA DE MARSELHA: UM PONTO MILITAR E RELIGIOSO ESTRATÉGICO

Em 1516, Francisco I (também conhecido como “Rei-Cavaleiro”, “Pai e Restaurador das Cartas” e “o de Nariz Comprido”, foi o Rei da França de 1515 até sua morte. ) foi para Marselha e se juntou a sua mãe e esposa no santuário de Notre Dame de la Garde

Ele percebe o ponto fraco da cidade: ela não tem meios de proteção em caso de um ataque marítimo. Ciente da localização estratégica de Guard Hill (A Basílica), ele decidiu construir um forte e uma base militar lá. Ele também ordenou a construção de um forte na ilha de If, o atual Château d’If. Ainda hoje, os restos deste forte ainda são visíveis.

E quando você se aproxima um pouco mais, dá até para notar o brasão de Francisco I: a famosa salamandra! Hoje, o Forte foi transformado e deu lugar à loja de souvenirs, estacionamento e uma nova sacristia.
Notre Dame de la Garde não é uma catedral, mas uma basílica. Esta obra-prima de inspiração bizantina foi projetada pelo arquiteto Henry Espérandieu. No interior, predomina um estilo romano-bizantino com pedras decoradas com mosaicos.
Notre Dame de la Garde não é uma catedral, mas uma basílica. Esta obra-prima de inspiração bizantina foi projetada pelo arquiteto Henry Espérandieu. No interior, predomina um estilo romano-bizantino com pedras decoradas com mosaicos.
No seu cume, atingindo uma altura de mais de 150 metros, está uma magnífica estátua de Maria, protetora da cidade e seus marinheiros. Muitos ex-votos vieram testemunhar o apego do povo de Marselha e do povo do mar.
Arquitetura da Basílica Notre Dame de la Garde

Ficamos impressionados com a arquitetura deslumbrante.
A basílica é ornamentada com mármore colorido, mosaicos belíssimos em estilo bizantino e murais representando, tudo sob a proteção de La Bonne Mère (‘A boa mãe’), a estátua banhada em ouro que fica no topo do edifício.
Seu pico fica a 149 metros de altura e conta com um panorama completo da cidade de Marselha.

O santuário de Notre-Dame de la Garde é de estilo neo-românico, estilo em voga naquela época no sul da França.
É fácil notar que as arcadas do nosso santuário são românicas.
Mas as paredes externas da basílica e sua decoração interna também revelam influências da arte bizantina.
É por isso que se costuma dizer que Notre-Dame de la Garde é de estilo romano-bizantino .
As pedras exteriores são pedras brancas e pedras verdes.

- No interior da basílica, os pilares alternam entre o mármore de Carrara branco e o mármore de Brignoles vermelho. E encontramos a mesma dualidade de cores no trabalho de estuque das arcadas.
- Esta policromia confere ao edifício um carácter alegre.
MARSEILLE:

Marselha, cidade portuária no sul da França, é um importante centro de imigração e comércio desde que foi fundada pelos gregos por volta de 600 a.C.
No seu coração está o Vieux-Port (Porto Velho), onde pescadores vendem peixes ao longo do cais repleto de barcos. A Basílica de Notre-Dame-de-la-Garde é uma igreja de estilo românico-bizantino. CONTINUE LENDO O POST COMPLETO AQUI.
CHECKout
A subida é bem cansativa, mas valeu todo o esforço. De lá de cima dá pra ter uma vista linda da cidade, do Chateau d’If e de alguns pontos turísticos da região. Fora a visão de 360º da cidade e do mar. A Basílica é um dos pontos imperdíveis de Marselha.