PLATEAU DE VALENSOLE – PROVENCE – SUL DA FRANÇA
Cobrindo uma área de 800 km², o planalto de Valensole está localizado a uma altitude de 500 metros, no sul do departamento de Alpes-de-Haute-Provence , não muito longe de Digne-les-Bains e dos desfiladeiros de Verdon .

Reino da famosa planta olfativa provençal, este território, coberto por campos de lavanda e trigo, também é pontilhado de cidades charmosas, como Saint-Martin-de-Brômes , Riez ou mesmo Esparron-de-Verdon. Uma rota obrigatória. Afinal é a rota da Lavanda , em plena Provence
Os amantes das paisagens típicas da Provença não deixarão de atravessar o planalto Valensole em julho, quando a lavanda, então em flor, brilha com um lindo azul. Uma pintura, uma visão para eternidade…
Um deleite para os olhos e nariz…. uma luz, uma cor e um aroma indescritíveis…

A LAVANDA

Duas variedades de lavanda são cultivadas em Provence. As estrelas são inegavelmente a lavanda tradicional e a lavanda fina.
A flor nativa cresce selvagem no cerrado mediterrâneo, entre 600 e 1400 metros de altitude.
Suas características distintivas? Tufos menores e um pico floral.
É valorizada pelo óleo essencial de lavanda PDO de Haute-Provence, com origem nos departamentos de Vaucluse, Drome, Alpes de Haute-Provence, Hautes-Alpes e sua cultura se baseia em uma altitude mínima de 800 metros. É necessário 200 kg de flores frescas para se produzir um litro de óleo essencial!

É valorizada pelo óleo essencial de lavanda PDO de Haute-Provence, com origem nos departamentos de Vaucluse, Drome, Alpes de Haute-Provence, Hautes-Alpes e sua cultura se baseia em uma altitude mínima de 800 metros.
É necessário 200 kg de flores frescas para se produzir um litro de óleo essencial!
LAVADIN
A outra variedade apreciada em Provença é a lavadin, que foi gerada à partir do cruzamento genético entre a lavanda fina e a lavanda aspic (uma espécie selvagem).

Esta é uma flor mais vigorosa, com tufos cheios e arredondados, e sua estrutura ondulada entrelaçada.
A lavadin, cresce entre 200 e 1000 metros de altitude.
Em 2016, esta lavanda especial foi cultivada em 19.500 hectares para uma colheita anual de 1.380 toneladas. (Fonte: FranceAgriMer).
A diferença aparente entre a lavanda e o lavandin pode ser observada na haste da flor, que na lavanda é mais curto e só possui uma extremidade florida, enquanto o lavandin tem haste mais longa que se ramifica em duas extremidades floridas além da principal.

A lavanda floresce no final do mês de junho e já em julho é possível ver os campos ganharem a tonalidade violeta que estampa vários cartões postais da região da Alta Provença.
A colheita geralmente é feita entre 15 de julho e 15 de agosto sempre em função das temperaturas mais ou menos quentes durante o período de primavera e verão. No início de julho começam as festividades em torno da cultura da lavanda na região da Provença e elas duram até o primeiro fim de semana de setembro.

Não é apenas no planalto de Valensole que podemos contemplar os chãos de lavanda! Podemos ver a paisagem de cor lilás dos chãos de lavanda dos Hautes-Alpes aos Baronnies, dos Vercors ao Lubéron, do Drôme ao Verdon.
A região do Moove Your Alps promoveu as rotas da lavanda onde podemos percorrer a pé, de bicicleta, ou de carro.
CHEKOUT: Vocês devem estar se perguntando…. E a floração dos campos? Infelizmente fomos em maio e não pegamos a floração, mas imaginamos exatamente como é na época da floração… Mas vimos a imensidão dos campos deu para imaginar… O Aroma é constante…. Observa-se que parte iniciava sua floração e já exalava o perfume….