
ROTERDÃ OU ROTERDÃO (Em Neerlandês : ROTTERDAM)
É a segunda maior cidade dos Países Baixos, atrás somente de Amsterdam, tem mais de 600 mil habitantes, fica às margens do rio Nieuwe Maas. O conjunto de atributos, a torna uma das mais importantes cidades do país.
Roterdão é uma grande cidade portuária na província neerlandesa da Holanda do Sul. Os barcos vintage e as exposições do Museu Marítimo traçam a história marítima da cidade. O bairro Delfshaven, do século XVII, alberga a zona comercial junto ao canal e a Igreja Peregrina, onde os peregrinos oravam antes de navegarem para a América.
Depois de quase inteiramente reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, a cidade é agora conhecida pela arquitetura arrojada e moderna.


Ficamos impressionados com a arquitetura moderna, arrochada e de van guarda que vimos em Roterdã.
Quando falamos em Amsterdã vem sempre em nossa mente a cidade para o lazer, motivo pelo qual é até apelidada de “Veneza do Norte”. Já Roterdã é a cidade do trabalho por excelência. Basta pensar que os mais famosos designers e arquitetos do mundo, têm seu próprio ateliê por aqui: Rem Koolhaas, MVRDV, West 8, UNstudio, Wieki Somers, Richard Hutten, Jurgen Bey, Atelier Van Lieshout


É uma cidade diferente de todas as outras da Holanda (e da Europa), multicultural, inovadora, surpreendente a cada esquina – literalmente linda.
Se você é amante de arquitetura assim como nós, vai ficar de cara com a cidade. Só se vê prédios com design inovador e futurista a começar pela estação central de trens de Roterdão.


A estação de trem é super moderna sem falar que maravilhosa a arquitetura, ela está conectada com as maiores cidades do pais, inclusive o aeroporto internacional, com trens de alta velocidade.


Euromast
Uma das maiores torres da Holanda, The Euromast, está em Rotterdam. Criada em 1960 pelo arquiteto Maaskant, a torre foi projetada para o Floriade – um festival de exposições e jardins que acontece no país a cada 10 anos. Voces verão o porque em fotos adiante que tiramos lá de cima…

Torre Euromast | Foto: W. Bulach, via Wikimedia Commons.
Quem quer uma vista espetacular de Rotterdam, a 185 metros de altitude, o Euromast é a medida certa. Para uma experiência completa, ao invés de ficar só no mirante, experimente o Euroscop, uma cápsula giratória que promove uma experiência de vista em 360 graus da cidade, acompanhada de histórias e curiosidades de Rotterdam. Bacana demais… Entrada paga e um plus para a giratória…


Você terá uma vista espetacular de toda a cidade, a Ponte Erasmus, a vista do porto e das margens do rio Maas, e, do Het park (olhem os Jardins desenhados ai…). Também neste conjunto arquitetônico, pode-se ver duas construções flutuantes, o mercado chinês e um restaurante.



Het Park
Projetado em 1850 e inaugurado em 852, é o parque mais antigo da cidade e foi inspirado no estilo country inglês, com muitas árvores centenárias. O Het Park tem jardins com paisagismo francês, lagos, restaurantes e área para piquenique e churrascos. Não adamos no parque, apenas apreciamos a vista de cima da torre Euomast. Mas já valeu demais!



Ponte Eramusbrug ou Erasmus:
A Ponte Erasmus fica próximo do Het Park, apelidada de “O Cisne”. A ponte Erasmus é o principal símbolo de Roterdã. Erasmusbrug é uma ponte combinada, estaiada e basculante. Concluída em 1996 possui 800 metros de comprimento e 139 metros de altura em seu ponto mais alto e 40cabos de aço que partem de sue grande mastro até a sua base os estais.

Pela bela Ponte, se cruza o rio Nieuwe Maas, área central de Roterdã conectando as partes norte e sul desta cidade. A segunda maior da Holanda.
Atravessando a Erasmus Bridge, você verá o contraste das arquiteturas e do tempo. De um lado temos o Veerhaven – prédios sofisticados e navios históricos – e de outro, o Delfshaven – uma vila holandesa.

Ficamos um bom tempo ali admirando a vista , em frente a ponte, o prédio de Rotterdam, considerado o maior edifício, em área da Holanda. Suas torres ocupando mais de 160,000 m² de área construída e 149 metros de altura.
Nova York tem a Estátua da Liberdade, Paris tem a Torre Eiffel e Rotterdam tem a Ponte Erasmus, o cartão postal de Roterdã.
.


Dali temos mais atrações visíveis, outros prédios gigantes: a Torre Montevideo (152 metros), o World Port Center (124 metros), a Torre New Orleans (163 metros) e o Maastoren, o edifício mais alto da Holanda (181,20 metros), somando o prédio mais o mastro do telhado.
Witte Huis ou Casa Branca
O Witte Huis ou Casa Branca é um edifício e Patrimônio Nacional em Roterdã, Holanda, construído em 1898 no estilo Art Nouveau. O edifício tem 43 m de altura, com 10 andares. Foi também o primeiro hoogbouw na Europa (Edifício arranha céus).
Não só pelo pioneirismo da verticalidade, queríamos muito conhecer o Edificio Witte Huis que foi um dos poucos prédios que sobreviveram aos bombardeios da segunda guerra.
Fomos margeando o rio Nieuwe e chegamos em Oude Haven, um lugar super charmoso e gostoso para passear sem pressa. A região é muito bonita, com vários barzinhos, restaurantes cafés com mesinhas ao ar livre e um jardim margeando o rio com bancos espalhados, um calçadão… super movimentado.

Kijk-kubus, as casas-cubo de Rotterdam
As Casas Cubo – Cube house, em inglês e Kubuswoningen, em holandês – Criado pelo arquiteto local Piet Blom e construídas entre os anos de 1982 e a984. As casas amarelas com a mesma área de 100 m2 inclinadas a 45 graus tornou-se um dos pontos turísticos mais procurados em Rotterdam. Visita obrigatória


Segundo arquiteto Piet Blom a concepção basicamente é otimização do espaço interno de uma casa. Assim, cada casa é um cubo e cada cubo representa uma árvore. Todos os cubos juntos se tornam uma floresta, simbolizando uma aldeia dentro de uma cidade. É… Forte interpretação, mas é o que estamos tendo pra hoje…. kkkkkk
O lugar é super diferente e fotogênico e o mais interessante, é que você pode hospedar nas casas-cubo de Rotterdam! Um pouco de sorte para disponibilidade no período escolhido.


De Markt hall – Mercado
Ficamos curiosos para conhecer o tão falado Markthall. O famoso moderno mercado de Rotterdam.
Com o tamanho de um campo de futebol, o Market Hall é o maior mercado coberto da Holanda e é o primeiro mercado indoor da Holanda. Bom, e pra variar, tem uma arquitetura impressionante e ainda por cima sustentável, com a cerfiticação Very Good que foi obtido e emitido pelo Dutch Green Building Council.

O distinto arco do Markthal, foi construído tijolo por tijolo bem perto do rio Rotte. O mesmo lugar onde Rotterdam foi fundada no ano de 1270.
CURIOSIDADE: Durante a construção, vários tipos de objetos medievais foram encontrados (vasos, ferramentas e inúmeras balas de canhão).
Atualmente, esses objetos podem ser vistos das escadas rolantes do Markthal e do estacionamento privativo do mercado. As fotos internas ficaram com muita pouca luz, na próxima visita, iremos mais bem equipados.


Ali tem de um tudo: nos restaurantes, frutas e vegetais, queijos e nozes, doces, frios, etc… além de flores, presentes e utensílios de cozinha. Fomos fazendo degustação e experimentando tudo……
CHECK OUT: Não ficou devendo nada. Superou e muito as expectativas. O modernismo urbano a arquitetura diferenciada , impressionou bastante.