SAINT RÉMY DE PROVENCE
Saint-Rémy-de-Provence é uma comuna francesa na região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento de Bouches-du-Rhône. Estende-se por uma área de 89,09 km². Em 2010 a comuna tinha 10 617 habitantes.

Historicamente St Remy é a cidade natal de Nostradamus. No entanto, Vincent Van Gogh fez tambéma fama local, pois passou um ano no asilo de São Paulo de Mausole, que pode ser visitado.
A região é habitada desde os primórdios da civilização, a prova disso é o parque arqueológico Glanum, Glanum foi um oppidum (cidade fortificada), fundada pelos Celtas em um grupo que se denominava Salyens no século 600 AC.
Foi invadida pelos Romanos em 27 AC e foi abandonada em 260 AD com a queda do império Romano. Após o “abandono”, sua população migrou para 1 km ao sul e fundou a Saint-Rémy-de-Provence.

Localizada nos flancos do Alpilles , uma cadeia de montanhas na Bouches-du-Rhône, o lugar é mundialmente conhecido por dois monumentos romanos bem preservados do século 1 AC.
Conhecidos como Les Antiques , um mausoléu e um arco do triunfo, primeiro e mais antigo da França. Ambos monumentos já valem a visita.
CURIOSIDADES
- Saint-Rémy-de-Provence foi o lugar de nascimento de Nostradamus, autor de profecias do século XVI; nascido em 1503;
- Vincent van Gogh foi tratado aqui em um centro psiquiátrico no mosteiro de Saint-Paul de Mausole, entre 1889 e 1890;
- Vincent van Gogh além de tratado fez várias de suas obras, incluindo a famosa “noite estrelada”
- A princesa Caroline de Mônaco e seus filhos viveram em Saint-Rémy por vários anos, depois da morte de seu segundo marido;
AVENIDA VINCENT VAN GOGH

Ao andar pela avenida Vincent Van Gogh perceberá que ao longo de toda a calçada tem uma esferas de ferro, encravada no piso, com seu nome gravado.
É uma homenagem feita para um dos mais famosos moradores de Saint Rémy.
Praça Ponto De Encontro
O centro histórico de Saint-Rémy-de-Provence é bem pequeno e dá para fazer o roteiro todo a pé. A praça é o local de encontros dos moradores.

Saint-Rémy-de-Provence preservou suas tradições e sua personalidade.
Os eventos festivos pontuam a vida da cidade: a Route des Artistes, a feria, os eventos taurinos, o festival da transumância, a feira de cavalos e a feira da ladra, concertos e exposições.
Conhecendo Saint Rémy
A charmosa cidade de Saint-Rémy é também uma terra de boa gastronomia e ao seu redor, por toda parte, podemos ver campos de oliveiras e vinhas que moldam a paisagem das bonitas colinas da Provença.
Seu desenho urbanistico, nos encantou com suas ruas e avenidas bem alinhadas e embelezadas com plátanos (árvores de pequeno porte, muito bem tratadas), cheias de lojas, cafés e também a Place de La République, muito animada nos dias de mercado.
Cidade Onde Nasceu Nostradamus
Michel de Nostredame, conhecido por Nostradamus, nasceu em Saint Rémy-de-Provence, na França, no dia 14 de dezembro de 1503.
Filho e neto de médicos e irmão do poeta Jean de Nostradamus, recebeu as primeiras aulas com os avós, quando aprendeu latim, grego, astrologia e ocultismo.
Estudou filosofia em Avignon e Medicina na Universidade de Montepellier, graduando-se em 1529.
Tentando Encontrar A Casa Onde Nasceu Nostradamus

Uma velha casa com uma torre de vigia, hum…. será?
Sabemos que está localizada nas proximidades próxima a um portão da cidade, Porte du Trou .
Curiosamente, o suposto local de nascimento de Nostradamus está localizado a alguns quarteirões da rua que leva seu nome, embora haja alguma controvérsia sobre se esta é a casa real em que ele nasceu.
Perto, na rue Hoche, está a velha porta do Hospital Saint-Jacques-de-Compostelle que funcionou até 1653.
A casa fica em um uma ruela escondida, encontramos por causa de placa indicativa colocada acima de uma porta. Infelizmente a casa fica lacrada e não está aberta a visita.! (“natal Maison de Nostradamus”)

Nostradamus (1503-1566) foi um astrólogo, vidente e médico francês. Fez grandes profecias e algumas delas se concretizaram.
Com as controvérsias sobre o fim do mundo em 2012, os estudos e leituras sobre Nostradamus tornaram-se cada vez maiores.
Ele sofria de epilepsia psíquica, de gota e de insuficiência cardíaca.
Cidade natal de Michel de Notre-Dame, que traduziu o nome para o latim e ficou mais conhecido mundialmente como Nostradamus, célebre escritor de Centúrias e por fazer muitas profecias no século XVI.

A casa onde ele nasceu continua no mesmo lugar desde 1503.
Uma fonte em homenagem ao médico que praticava alquimia foi construída e hoje é um importante ponto turístico e cultural da cidade.
A Fonte de Nostradamos (Fontaine Nostradamus)
Em homenagem a Nostradamos tem uma pequena fonte. Achamos pequena em comparação ao Grande Nostradamus. Pensamos que ele merecia uma homenagem bem maior.

Fontaine Nostradamus , está localizada a apenas alguns quarteirões de distância, no início da rue Nostradamus.
O famoso astrólogo e médico francês, mais conhecido por seu livro de profecias de 1555, nasceu em Saint-Rémy-de-Provence em 1503 e passou a infância na vila antes de partir para estudar na universidade em Avignon.
RUINAS DE GLANUM – SÍTIO ARQUEOLÓGICO

Também visite o Glanum, nos arredores da cidade. Essas ruínas de uma cidadela romana foram abandonadas, saqueadas pelos Godos em 480 D.C. e foram reencontradas por arqueólogos em 1921. Restam apenas as fundações das casas, pedaços de paredes e um mausoléu com algumas pinturas da morte de Adônis. CONTINUE LENDO AQUI O POST COMPLETO.
Asilo e Hospital de Saint Paul de Mausole

O asilo onde Vincent van Gogh passou um ano após o dramático incidente em Arles, quando cortou sua orelha, funciona como hospital psiquiátrico, desde 1605 até hoje.
Fica a alguns minutos do centro de Saint Rémy de Provence , o asilo onde o Van Gogh chegou no dia 8 de maio de 1889 transferido do hospital de Arles e lá em apenas um ano realizou 143 obras e mais de 150 desenhos. CONTINUE LENDO POST COMPLETO AQUI.
CHECOUT: Por ser caminho para vários lugares na Provençe e pela proximidade com várias outras cidades e atrações locais, se torna uma passagem obrigatória. Estando na região vale super a pena, aumenta um pouco a percepção da região. Apesar de não ser a cidade mais famosa da região, Saint Remy, cidade onde Vincent Van Gogh se inspirou, onde Nostradamus nasceu, e onde Carolina de Mônaco viveu deve ser mágica e essa magia você só vai sentir fazendo uma visita…….