
A cidade de Utrecht, no centro dos Países Baixos, é um centro religioso há séculos. Tem uma cidade velha medieval, canais, monumentos cristãos e uma universidade respeitável. O icónico Domtoren é um campanário do século XIV com vistas para a cidade e fica do lado oposto à catedral gótica de St. Martin, na praça central de Domplein. O museu Catharijneconvent exibe arte e artefactos religiosos num antigo mosteiro.


Saímos da visita do castelo kasteel Haar e esticamos até Ultrecht. Nossa passagem por Ultrecht foi rápida mas deu para conhecer alguns pontos turísticos e estar lá…. muito bom.
Este esquema de bate e volta, possibilita estas esticadas. Ao todo 2 horas dentro do carro, mas com pinturas, quadros inéditos passando pelas janelas…. Uma segunda viagem viajando…. Total de ida e volta de 100 Km. Mole demais,,,,

Falando um pouco de Ultrech, capital da província de mesmo nome, é, assim como Amsterdã é uma cidade traçada por vários canais. Apesar de ser uma cidade universitária, é bem tranquila, mas as universidades trazem à cidade um ar mais vibrante e jovial. Ali está a maior universidade do país.
CANAIS
Com tamanha beleza, os canais de Utrech são considerados únicos em todo o mundo e o principal deles é o Oudegracht, considerado um dos mais antigos da Holanda, construído no século XII com o objetivo de alterar o curso do rio Oude Rijn e fazer a ligação da cidade de um lado a outro. Uma Avenida sobre águas.
Grandes castelos foram projetados ao redor do canal e no século 13, estaleiros foram construídos como ruas secundárias no mesmo nível da água e hoje abrigam lojas, bares e restaurantes que são um atrativo a parte passeios. Famosos pé na água.


Torre Dom
A Dom Tower de Utrecht é a torre de igreja mais alta da Holanda, com 112,5 metros de altura. É considerado o símbolo de Utrecht. A torre fazia parte da Catedral de St. Martin, também conhecida como Igreja Dom, e foi construída entre 1321 e 1382, segundo um projeto de João de Hainau. A catedral nunca foi totalmente concluída por falta de dinheiro. Desde que a nave inacabada ruiu em 1674, a torre Dom tem sido uma torre independente. A torre fica no local onde a cidade de Utrecht se originou há quase 2.000 anos



Achamos a historia da DOMtoren muito interessante e compartilhamos aqui com vocês.
Historia
A icônica Torre Dom é o orgulho e a alegria de Utrecht – um monumento especial com uma história única. Com 112 metros, continua a ser a torre de igreja mais alta da Holanda.
A torre tem sido o elemento central da cidade durante séculos e testemunha as provações e tribulações vividas pelos seus cidadãos. A torre sobreviveu a tempestades violentas, ocupações por potências estrangeiras e incêndios – mas também viu festividades, comércio florescente e a expansão da cidade.
A história de Utrecht começou há 2.000 anos no local da Praça Dom hoje. É também aí que começa o passado tumultuado da cidade e da Torre Dom.
The Roman Limes: 47 DC
Como muitas cidades europeias, Utrecht começou como uma fortaleza romana. O imperador romano Cláudio mandou construir vários assentamentos ao longo do Reno, a fronteira norte do Império Romano. A fronteira do Império Romano também é conhecida como Limes. Um desses castelos chamados foi Trajectum, que agora é a cidade de Utrecht. Devido ao terreno elevado e arenoso, o rio foi fácil de vadear aqui, e Trajectum logo se tornou um entreposto comercial movimentado. Em 275 DC, os romanos abandonaram seu assentamento.
A chegada do Cristianismo: 630 – 695
O período até cerca de 650 DC está envolto em mistério. Quando, por volta de 695, o rei franco designou o antigo castelo para Willibrord como um posto missionário, o destino de Utrecht como centro eclesiástico foi selado. Willibrord restaurou as paredes em ruínas do antigo castelo e construiu uma igreja que consagrou a São Martinho.
Utrecht e São Martinho:
Desde que o missionário Willebrord consagrou a igrejinha a São Martinho, existe uma ligação entre a cidade de Utrecht e o santo. São Martinho é o santo padroeiro da ‘cidade Dom’, razão pela qual a Torre Dom também é conhecida como Torre de São Martinho. De acordo com a lenda, São Martinho compartilhou sua capa vermelha e branca com um mendigo enquanto servia como soldado romano no século 4 DC. Mais tarde, ele se converteu ao cristianismo e tornou-se bispo da cidade francesa de Tours.
Você ainda pode encontrar as cores vermelho e branco em todos os lugares hoje, por exemplo, na bandeira da cidade ou nas camisas usadas pelo time de futebol de Utrecht, o FC Utrecht. A festa de São Martinho é celebrada em Utrecht todos os anos, por volta de 11 de novembro.
Os Vikings: 857 – 920
Os Vikings invadem a Europa e destroem a igreja. Os sucessores de Willibrord fogem para Deventer. Em 920, o Bispo Balderic pode retornar a Utrecht, e a Igreja de St Martin é restaurada.
O Dom Romano: 1015 – 1023
Mais uma vez a igreja foi severamente danificada, desta vez por um incêndio. A igreja é demolida e o bispo Adalbold inicia a construção de uma nova e muito grande Catedral de São Martinho no estilo de arco redondo romano. A nova igreja é consagrada em 1023.
Palácio de Lofen e direitos da cidade: 1040 – 1122
Por volta de 1040, a mais alta autoridade secular, o imperador alemão, constrói uma residência medieval na cidade, o Palácio de Lofen, dentro das muralhas do antigo castelo.
Em 2 de junho de 1122, o imperador Henrique V concede a Utrecht e aos seus cidadãos direitos de cidade. A carta é um dos documentos mais antigos em posse da cidade e pode ser encontrada nos Arquivos de Utrecht.
O Dom gótico: 1254
Em 1253, um grande incêndio destruiu grande parte da cidade, e possivelmente também parte do Dom. Em 1254, a primeira pedra foi lançada para uma nova e ainda maior catedral gótica no local da igreja romana. Não sabemos se o incêndio motivou a construção do Dom gótico, mas ocorreu logo após a catástrofe. A construção iniciou-se com o coro, seguindo-se a torre, o transepto e a nave.
Se você quiser saber mais sobre a Praça Dom, não deixe de visitar o DOM under, a jornada subterrânea de descoberta das origens da Praça Dom.
1321 – 1342
A construção da Torre Dom começa em 1321, mas a construção acaba sendo paralisada entre 1328 e 1342 por falta de recursos.
1382
A Torre Dom é concluída: é o ponto mais alto do complexo Dom e simboliza o poder secular e eclesiástico do bispo. Jan van Henegouwen e Jan van den Doem foram os principais construtores. O cata-vento retratava St Martin e estava a 106,75 metros do solo.
1505
Um fundador em 1505, Geert van Wou, cria os 13 sinos impressionantes que ficam pendurados no meio da torre. Todos os sinos têm nome e som próprios e pesam mais de 30.000 quilos. Os sinos são pendurados em uma moldura de sino de madeira que é capaz de suportar seu peso e suportar suas vibrações.
1580
O ano da Fúria Iconoclástica. Estátuas e santuários católicos são destruídos e o Dom se torna uma igreja protestante.
1664
Os irmãos Hemony fornecem 35 sinos para o novo carrilhão da torre.
1674
Um tornado devastador varre Utrecht em 1 de agosto de 1674, e a nave da igreja desaba. Em outras partes da cidade, também, a tempestade causa danos significativos. A igreja e a torre ficam permanentemente separadas.
1826
As ruínas da nave desabada são removidas, dando lugar à atual Praça Dom.
1836
A Torre Dom está em mau estado. Em 1836, começa uma reforma que vai levar cinco anos. A opção de demolir a torre é até considerada, brevemente, mas felizmente esse plano nunca se concretizou!
1901 – 1930
Entre 1901 e 1930, a torre é restaurada mais uma vez. A comissão de restauração é chefiada pelo famoso arquiteto PJH Cuypers. A torre ganha nova cobertura, elevando a altura da torre para 112 metros e 32 centímetros, e a Torre Dom ganha um prédio de recepção com uma elegante escadaria. Este edifício foi projetado por GW van Heukelom, também conhecido pelo edifício ProRail conhecido como ‘o Inkwell’, o maior edifício de tijolos da Holanda.
A Torre Dom está pronta para o futuro!
O CARRILHAO
O carrilhão do Dom Tower reproduz automaticamente uma breve melodia a cada quinze minutos, que é alterada cerca de quatro vezes por ano.
O carrilhão tem um grande tambor, um cilindro giratório no qual a música é definida por meio de alfinetes. O tambor do Dom foi feito por Jurrian Spraeckel entre 1666 e 1669. Reiniciar os pinos na bateria para mudar a melodia leva cinco pessoas por dia inteiro. O carrilhão passou por uma extensa restauração na primavera de 2012.


Escalar a Torre Dom é uma oportunidade maravilhosa de explorar a cidade de Utrecht de uma maneira totalmente diferente. Através de 465 degraus (não há elevador) um guia o levará ao topo da torre de igreja mais alta da Holanda. Se animar nesta empreitada, certifique que esta fisicamente preparado…. não é mole não.
Igreja Dom
A igreja Dom, também chamada de St.Martin´s – São Martinho – é a principal igreja de Utrecht, e também a única que se assemelha ao estilo gótico clássica desenvolvida na francês. A Torre Dom foi construída entre 1321 e 1382. Atr´as fica o Pandhof Domkerk o jardim da catedral super lindo e a entrada é gratuita.


Internamente a riqueza de detalhes deixa agente de boca aberta.


Kasteel de Haar

Kasteel de Haar é o maior e mais luxuoso castelo da Holanda! O castelo medieval é caracterizado por sua história rica e extravagante e pelas muitas histórias especiais escondidas atrás das muralhas do castelo.Kasteel de Haar oferece uma visão única da vida extravagante da família van Zuylen no século XX. Continue lendo o post completo em: Kasteel de Haar
CHECK OUT
Fora a história, daquelas que nos transportam ao passado, a igreja passou por uma serie de intempéries e ainda hoje esta ai, de pé, exuberante. Uma VISITA INTELIGENTE. Nos dá a sensação de que não é qualquer coisa que derruba coisa boa não…. Vale muito a pena!!!