Villefranche- Sur- Mer – Sul da França

Villefranche- Sur- Mer – Sul da França

Vilafranca de Mar é uma cidade do sul da França, no departamento dos Alpes Marítimos, situada à beira do mar Mediterrâneo, na Costa Azul, e bota azul nisto. Nesta localidade está situada a terceira casa mais cara do mundo, a Villa Leopolda. Wikipédia

Villefranche-sur-Mer é um pequeno resort de praia e cidade residencial (população 30.000) na Riviera Francesa.

O porto de águas profundas abriga barcos de cruzeiro no Mediterrâneo com vários milhares de passageiros em viagens organizadas para a vizinha Eze Village e Mônaco.

Possui excelentes restaurantes e uma praia de areia grossa muito favorecida sobre a baía rochosa de Nice.

Local caro!!!! Mas lindo. Pra quem animar, prepare o bolso….

A pequena Villefranche-sur-Mer fica ao lado de Nice e a pouquissímos quilômetros de Mônaco.

Destino menos conhecido da Côte d’Azur, mas não menos bonito ou charmoso e caro, suas construções contornam grande parte da Baía de Villefranche e é possível explorar seus principais atrativos a pé – 1 dia.

Villefranche-sur-Mer manteve muitos vestígios de sua origem que a tornaram, com a constante variedade de cores, a cidade de pintores e artistas.

Uma cidade marítima com uma localização privilegiada na parte inferior de um dos portos mais bonitos do Mediterrâneo, tornou-se um dos portos turísticos da Côte d’Azur, um ponto de parada para muitos cruzeiros.

As mais belas unidades das frotas francesa e estrangeira ficam várias vezes por ano em seu porto. Coisa “Chic no Urtimo”.

Villefranche, teoricamente seria um porto de pesca mas também abriga uma flotilha de barcos de recreio, iates e navios de cruzeiro.

O charme de Villefranche se deve à suavidade de seu clima, uma condição que permite a exuberância de uma vegetação excepcional e um florescimento suntuoso.

Lindo de valer a pena respirar fundo ao ver sua paisagem.

A CIDADE VELHA

Na cidade velha observa-se ruas e escadarias com nomes evocativos: rue Obscure, rue du Poilu. 

Passagens estreitas e cobertas que acompanham as fachadas coloridas de casas antigas que voltaram a ser alegres.

No verão, permitem que as conversas e os cheiros da cozinha mediterrânea escapem pelas janelas abertas. 

Um charme extra…. que não seria necessário…. mas tem também!!!

O distrito da velha aldeia é um labirinto de ruelas estreitas que serpenteiam desde a costa até às alturas da cidade.

As casas são pitorescas, antigas, coloridas.

Andar pelas ruelas, verdadeiras veias no centro histórico que nos levam a um passeio refrescante, à sombra das incursões escaldantes do sol provençal.

Aventure-se neste entrelaçamento…. Realidade e presença, para absorver a vida autêntica da aldeia.

Capela Saint-Pierre

Capela dos pescadores provavelmente da segunda metade do século XVI. Em 1957, enquanto servia como galpão para as redes, Jean Cocteau produziu ali uma decoração pintada que cobria toda a superfície interna da capela e que também está presente na fachada. 

Numerosos artistas e artesãos locais o ajudaram, incluindo o pintor Jean-Paul Brusset com a colocação das figuras decorativas. 

Inaugurada em junho de 1957, esta primeira capela pintada por Cocteau tem cinco cenas principais, as duas primeiras evocando a vida mediterrânea e as seguintes, três episódios contados da vida de São Pedro.

 A capela pertence à Prud’homie dos pescadores de Villefranche. População local  e membros da comunidade.

Citadelle Saint-Elme

Citadelle Saint Elme é uma fortaleza do século 16, que foi construída para proteger a cidade de Nice contra possíveis invasores. Hoje em dia a fortaleza abriga 4 museus e oferece uma ótima vista panorâmica de Villefranche-sur-Mer.

Cidade fundada em 1295, Villefranche guarda tesouros que datam de várias fases de sua história, como a Cidadela de Saint-Elme, um forte medieval do século XVI na beira do Mar Mediterrâneo.

Olhando com toda a atenção e interesse, observa-se alguns detalhes de azulejos, nas torres…..  Faça guerra, mas não se esqueça da beleza!!!! Aff!!!!..

Desde 2021, um grande projeto de renovação foi colocado em prática para restaurar este recinto, do qual apenas um terço está aberto ao público hoje

A cidadela abriga a prefeitura de Villefranche, um teatro interno para 130 pessoas esculpido na rocha e outro teatro ao ar livre que oferece uma vista majestosa da baía.

Livro relacionados a Villefranche-Sur-Mer

  • Editora: SERRE; Edição SERRE (22 de outubro de 2007)
  • Idioma: francês
  • ISBN-10: 286410489X;  ISBN-13: 978-2864104896
  • Peso do item: 3,92 libras
  • Dimensões: 12,4 x 0,83 x 9,65 polegadas

CHEKOUT

Uma das mais belas cidades portuárias da França, com vista para as águas cristalinas emolduradas pela vegetação provençal, Villefranche-sur-Mer é uma cidade é pequena, cheia de charme e pode ser percorrida a pé. Super fotogênica, cada lugar mais lindo que outro.

Obrigatória visita para quem vai a Nice, Ezé ou Mônaco… É um pacote completo de beleza, riqueza e cultura…

A chegada pelas cornijas em  Villefranche-sur-Mer, já vale a visita . Sem falar na gastronomia que é ponto forte, o peixe é fornecido diretamente pelos pescadores. Precisa de mais incentivo??? Bom, precisa de grana se for ficar por lá…. Senão, faça como fizemos: Ponto base em Nice!!!. Perfeito.

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo